Trabalhar com a gestão de tráfego pode ser a maneira de garantir que o negócio alcance os resultados que espera em suas campanhas.
Mas, para garantir isso, é essencial conseguir medir os resultados obtidos, não somente para saber o que está dando certo, mas para saber o que não fazer nas próximas campanhas.
Para garantir que esses resultados obtidos com as estratégias de tráfego sejam analisados da maneira correta, é essencial contar com uma boa gestão de tráfego.
O gestor de tráfego pago será fundamental nessa etapa para ajudar a entender melhor as estratégias que foram aplicadas para a marca de pneus meia vida pirelli e como medi-las.
Com isso em mente, este artigo tem o intuito de apresentar aos leitores algumas informações a mais sobre o assunto, assim como o que faz um gestor de tráfego.
Além disso, explicar como funciona essa gestão e mostrar a real importância da gestão de tráfego para medir resultados obtidos.
O profissional que trabalha com a gestão de tráfego, ou seja, o gestor de tráfego é totalmente responsável pelo tráfego dos sites e pelas páginas de um negócio na internet.
Para que ele desenvolva bem suas funções e traga os melhores resultados para uma operadora que fornece internet residencial, por exemplo, ele deve contar com uma boa capacidade analítica.
Esse profissional também deve ter um bom conhecimento em análise de dados, além conhecer os melhores caminhos para a otimização das páginas.
Além disso, deve ter grande afinidade com a tecnologia e com as várias ferramentas que ela disponibiliza para a otimização das estratégias do marketing digital.
O gestor de tráfego, na maioria das vezes, também conta com um conhecimento amplo nessa área, ou seja, conhece todas as maneiras de gerar tráfego, seja ele pago ou orgânico.
Isso porque muitos negócios podem escolher trabalhar com as duas maneiras de gerar tráfego para os seus canais, por isso é essencial conhecer os dois.
O gestor de tráfego trabalha para atrair, por exemplo, público da empresa que dá aulas para os clientes conseguirem habilitação para micro ônibus, o que muitas vezes é chamado de inbound marketing ou marketing de atração.
A etapa de atração é fundamental para toda estratégia, pois o funil de vendas só é considerado um sucesso quando ele conta com visitas desde o seu início.
Nos dias de hoje, o gestor de tráfego trabalha com a ajuda das ferramentas de marketing que existem justamente para ajudá-los no meio digital.
O profissional administra qualquer canal ou plataforma que possa atrair algum tipo de audiência ou público para o negócio que faz ecocardiograma animal.
No funcionamento da gestão, um dos maiores desafios, ou talvez o maior, para um gestor de tráfego orgânico é criar estratégias sem contar com qualquer tipo de investimento em dinheiro.
Como, nesse caso, uma plataforma não é escolhida para anunciar o negócio, assim como seus produtos ou serviços, as técnicas de SEO começam a ser usadas, assim como:
Entretanto, mesmo que as estratégias de tráfego pago sejam diferentes, ainda assim, a produção de conteúdos deve ser de qualidade e o site deve ser otimizado para a boa experiência dos usuários.
Independente do tipo de tráfego que ele faça, a qualidade deve ser mantida. Isso permite que seus esforços comecem a valer a pena, fazendo o tráfego fluir como deve.
Mensurar resultados é analisar detalhadamente como está indo cada etapa do planejamento de uma estratégia para as campanhas de um negócio como uma clínica veterinária mais próxima de mim.
A mensuração é feita através do levantamento de uma série de dados e de estatísticas que mostram todo o processo de evolução da empresa.
Isso desde quando ela começou a praticar as técnicas de marketing para a gestão de tráfego, até os resultados que ela vem obtendo através dessas ações.
Os resultados de uma estratégia podem ser mensurados em diversas plataformas, independente do tamanho ou formato que ela tenha.
Muitas delas disponibilizam opções para fazer a mensuração na própria plataforma, mas também é possível contar com a ajuda de ferramentas externas que conheça e confie mais.
Usando o tráfego como o exemplo para medir os resultados das estratégias, é possível conseguir uma série de informações sobre ele.
As informações podem ser sobre quantas pessoas têm acesso aos canais e plataformas da empresa, quanto tempo elas ficam por lá, quantas dessas pessoas interagem com as plataformas e muito mais.
É possível medir esse tráfego em várias plataformas ele de sites e blogs, um exemplo são as redes sociais, que podem ser o Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra onde a entidade e o público estejam.
Nas redes sociais, é possível medir o número de visitas que as páginas tiveram, quais dessas visitas interagiram com as páginas, os leads convertidos e o número de cliques.
Essas e outras opções são possíveis medir para conseguir entender o que está dando certo em uma estratégia e o que a empresa de locação de caminhão Munck deve melhorar ou eliminar.
Cada etapa desses processos desde a análise até a captação de resultados das estragadas medidas são feitos através do que chamam de métricas.
As métricas são os sistemas digitais que fazem a avaliação de cada uma das variações e de cada uma das tendências que surgem em relação ao marketing e as suas inúmeras vertentes.
Isso quer dizer que elas são as responsáveis diretas pela identificação do aumento ou da queda de uma determinada tendência de ações tomadas.
Para saber como mensurar os resultados da gestão de tráfego de uma clínica que cuida de porquinho da índia doente, por exemplo, é essencial usar as ferramentas certas.
Mesmo que elas tenham quase o mesmo objetivo, cada uma tem as suas métricas e independente da escolha a monitoração dessas métricas na gestão de tráfego é essencial.
Como já mencionado, muita coisa pode ser medida, assim como a quantidade de cliques, as visitas que se tornaram leads, os leads que se tornaram clientes e nos casos de tráfego pago, os Retornos Sobre o Investimento (ROI).
As melhores métricas para o seu negócio vão depender de uma série de fatores que devem ser analisados e levados em conta.
Assim como o tipo de estratégia da marca e até mesmo onde ela deseja chegar com suas ações. No entanto, o que importa é que alguma delas terá a ver com os seus objetivos.
No Facebook, por exemplo, o que se mensura primeiro é o alcance que a campanha está tendo, assim como o número de cliques, a frequência de visualização, quantas vezes o anúncio foi mostrado e muito mais.
Já no Google, as métricas são usadas para saber quantas vezes o link foi visto ou até quantas vezes clicaram nele, assim como muitas outras.
Com os resultados dessas métricas, é possível criar novas como a taxa de rejeição que o link teve, o número de conversão que ele ganhou, assim como o desempenho geral da campanha.
Por último, o e-mail marketing conta com métricas para medir também os cliques dos usuários, a taxa de conversão, o número de pessoas que abriram o e-mail, o número de pessoas que concluíram uma ação, e muito mais.
Além disso, nesse exemplo, e também nos citados anteriormente, ajuda a medir o número de ROI se for o caso de campanhas criadas com o intuito de gerar mais tráfego através do tráfego pago.
Para que uma métrica seja bem desenvolvida, e alcance todo o potencial, ela deve ser analisada por todos os profissionais envolvidos na equipe.
Em especial o gestor de tráfego, que é o profissional responsável por cuidar de cada etapa de uma campanha para o aumento de tráfego, seja ele pago ou orgânico.
Depois de entender o que faz um gestor de tráfego e como funciona a gestão de tráfego, entender a importância de medir os resultados de uma campanha de tráfego é mais fácil.
Com a ajuda dessas métricas, o gerente de tráfego pode saber quais estratégias estão levando bons resultados para o negócio especializado em adestramento de aves.
Além disso, ele pode ficar a par das estratégias que estão atrapalhando o sucesso em algumas plataformas, podendo moradas ou eliminá-las para sempre.
Isso ajuda a evitar que erros assim sejam cometidos em campanhas futuras, que serão criadas com base em ideias mais assertivas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.