Marketing com pouco dinheiro é possível, basta utilizar uma estratégia digital bem definida. A maioria das empresas precisa comercializar seu produto ou serviço.
Muitas pessoas pensam que precisa custar muito dinheiro para ser bom. Isso não é verdade.
Lembrando que pode ser uma boa ajuda ter dinheiro para marketing, mas isso não significa que irá gerar clientes. As pequenas empresas podem comercializar-se de diferentes maneiras, sem ter que pagar por anúncios ou similares.
A publicidade, para pequenas empresas como as que atuam com lavagem de persianas verticais, é muitas vezes vista como um objetivo difícil de alcançar, pois se comparadas as campanhas publicitárias das grandes marcas que são realmente muito caras.
Muitos também são aqueles que esperam poder investir uma soma substancial de dinheiro antes de anunciar. No entanto, este princípio não é obrigatório para conseguir uma campanha que dê resultados positivos.
Quando as grandes empresas planejam fazer uma campanha publicitária , geralmente utilizam todos os meios disponíveis, como internet, televisão, rádio ou até jornais. No entanto, seu custo é, em princípio, bastante alto.
Por tanto, se uma oficina de pintura automotiva localizada possui um pequeno orçamento para sua publicidade, deve se basear primeiro em um alvo bem definido e investir nas estratégias digitais corretas.
Não se trata de realizar uma campanha total como algumas grandes marcas fazem. Sua empresa e seu produto/serviço também terão mais impacto positivo sem gastar rios de dinheiro para isso.
Uma campanha digital bem estruturada pode ajudar muitos negócios a aumentarem sua receita e assim ir expandindo as formas de anunciar e atingir o público desejado. Para começar, algumas dessas estratégias são:
Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para começar qualquer estratégia de anúncio online, isso porque, alguns pontos são cruciais para o bom desenvolvimento das campanhas, esses são:
Ao compreender e definir o público-alvo com base nessas informações, uma distribuidora de embalagem de ovo de codorna consegue dar início às estratégias de publicidade digital de forma mais certeira.
Com isso, fica muito mais fácil saber para quem os anúncios deverão ser exibidos e dessa forma, metrificar se estão tendo o resultado esperado e permitir ajustar conforme a necessidade do negócio.
SEO (otimização dos mecanismos de busca) é uma maneira eficaz e barata de comercializar seus negócios.
SEO é aparecer em vários mecanismos de pesquisa, por exemplo, o Google, por meio de palavras-chave especificamente selecionadas quando as pessoas pesquisam algo como bomba de água sapinho.
Em outras palavras, são os sites que aparecem primeiro graças ao bom SEO. Por se tratar de uma estratégia que gera tráfego orgânico através de pesquisas do usuário, investir nela pode ser mais barato, porém os resultados são a longo prazo.
Ao trabalhar com SEO para um negócio, é bom ter muitas informações e fatos sobre o setor e direcioná-lo para o seu público-alvo.
Leva algum tempo para criar um bom SEO, mas gera muitas exposições e cliques se for bem feito. Também pode ser bom medir a velocidade do site, analisar em quais palavras-chave relevantes é preciso que o site apareça.
Também é possível adaptar os textos do site de acordo e torná-lo mais amigável para dispositivos móveis e assim maximizar as chances de obter bons resultados.
Se você não pode se dar ao luxo de deslumbrar seu cliente potencial com uma campanha publicitária grandiosa, separe um tempo para pensar em como adaptar a comunicação da empresa para atingir mais pessoas.
É possível fazer isso através de uma comunicação humana, que informe, ajude e entretenha o público, dependendo do ramo de negócio, é até interessante veicular mensagens de forma mais cômica.
O humor é de fato uma excelente arma de marketing para criar uma adesão inicial do prospect à uma marca, ao neutralizar de surpresa os reflexos da análise racional, principalmente o produto vendido for algo mais “sério” como bateria 100 heliar.
Uma piada bem feita será imediatamente compartilhada e a publicidade informal tem ganhado muito espaço nas estratégias de marketing atuais, principalmente entre o público mais jovem que está bem presente nas redes sociais.
A forma como os usuários da internet compram variam de pessoa para pessoa, portanto, é uma boa estratégia expandir a forma que se anuncia baseada nesse conhecimento.
Mesmo compartilhando um mesmo interesse, os anúncios podem não impactar algumas pessoas, isso porque algumas pessoas são mais impactadas por vídeos, outros mais imagens, outros pesquisam recomendações e assim por diante.
Portanto, se uma empresa de materiais de construção deseja vender mais concreto laje h8, precisa adaptar seu conteúdo publicitário de acordo com o consumo de informação do público-alvo.
Isso minimiza muito os gastos com a publicidade e permite que a empresa atraia potenciais consumidores de forma orgânica.
O inbound marketing é um tipo de marketing que se concentra na criação e compartilhamento de conteúdo que atraia pessoas para uma empresa ou produto.
É uma maneira de fazer com que o público-alvo perceba a empresa e, eventualmente, se torne clientes de seu negócio a partir do interesse criado pela produção de conteúdo sobre aquele determinado produto ou serviço.
O processo do inbound marketing é atrair pessoas para uma marca, convertê-las em leads e depois fechá-las em clientes.
Para fazer isso, é preciso criar conteúdo que seja interessante e relevante para o público-alvo. Esse conteúdo pode vir na forma de postagens de blog, ebooks, newsletters, vídeos ou até mesmo artigos ou dicas úteis.
Assim, se por exemplo, uma fabricante de chocadeira elétrica pequena desejar implementar o inbound marketing em sua estratégia digital para vender mais, precisará desenvolver conteúdo sobre o assunto.
A chave para o inbound marketing é ser útil e informativo, não de vendas. Seu objetivo é atrair pessoas à marca porque elas o veem como uma especialista no setor, não porque está tentando vender algo a elas.
Depois de ter uma boa base de conteúdo, precisa promovê-lo e pode fazer isso por meio de mídias sociais, e-mail marketing e até otimização de mecanismos de pesquisa. O objetivo é colocar seu conteúdo na frente do maior número de pessoas possível.
O marketing de entrada leva algum tempo para começar, mas é uma ótima maneira de construir relacionamentos de longo prazo com o público-alvo.
Também é relativamente barato, o que o torna uma ótima opção para pequenas empresas ou empresas com orçamento apertado. Portanto, se uma empresa deseja atrair e fidelizar clientes, o inbound marketing pode ser uma opção bem viável.
O marketing de mídia social é uma das maneiras mais eficientes e eficazes de se conectar com os clientes e promover negócios.
Usando plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, é possível alcançar clientes potenciais e atuais, interagir com eles e criar um relacionamento que pode levar a conversões.
Quando feito corretamente, o marketing de mídia social pode ser uma ferramenta poderosa que ajuda a aumentar o reconhecimento de uma marca de pallet de plástico reforçado, direcionar o tráfego e gerar leads e vendas.
A mídia social tem tudo a ver com interação e engajamento. Então, se deseja construir relacionamentos com os clientes, é preciso interagir com eles.
Responda a comentários, responda a perguntas e compartilhe o conteúdo de outras pessoas. Quanto mais se envolver com o público, maior a probabilidade de eles se lembrarem da marca e fazerem negócios com a empresa no futuro.
Por último, mas não menos importante, certifique-se de monitorar os resultados para ver o que está funcionando e o que não está. Plataformas como Facebook e Instagram oferecem insights que mostram o desempenho do conteúdo.
Você também pode usar o Google Analytics para rastrear o tráfego das mídias sociais para o seu site. Ao monitorar seus resultados, você pode fazer alterações em sua estratégia para melhorar ainda mais seus resultados.
Investir em publicidade não precisa ser algo muito custoso, basta saber quais estratégias são mais benéficas para uma empresa com pouco orçamento e utilizá-las com os objetivos certos.
Todos os tipos de negócios, independente de seu segmento, tem a ganhar com o investimento em publicidade, por menor que seja a verba, saber como e onde investir conta bem mais quando se trata de ter resultados no meio digital.
Portanto, busque alternativas para complementar o baixo orçamento e tornar a publicidade online muito mais personalizada e humanizada. Isso garante a fidelização e impacto positivo no público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.