É muito importante que todo negócio local saiba que existem diversas ferramentas disponíveis no Google que podem ajudar, de forma direta ou indireta, a aumentar as vendas da empresa.
Coletar insights de mercado, entender o que as pessoas mais estão procurando, reduzir o tão caro orçamento de marketing e aumentar a receita aparentam ser fatores que necessitam de muito investimento, mas, na verdade, não é bem assim.
Tudo isso pode ser feito com auxílio de ótimas ferramentas do próprio Google, que se tornaram referências por terem versões gratuitas que já podem atender pequenos negócios.
É assim que se ganha escala em grande parte dos gastos porque, ao enxugar grandes custos, que talvez precisaria até de financiamentos e empréstimos bancários. Uma empresa de aluguel de tenda para festa pode investir onde realmente quer.
Para quem está apenas começando no mundo do empreendimento, em vez de gastar muito em ferramentas caras e consultorias, esse custo pode ser diminuído drasticamente com estas dicas de ferramentas que daremos a seguir.
Atualmente, praticamente qualquer empresa, seja as que vendem filtro secador para compressor de ar ou qualquer outro produto, está na internet.
Por isso, as métricas para entender se um site está indo bem, ou não, também estão no meio online. É preciso, em meio a isso, analisar a quantidade de tráfego que seu site tem e tentar otimizar para potencializar os resultados. Neste momento, entra o Google Analytics.
É uma ferramenta gratuita que mostra o número de visitas em ao seu site, quantidade de páginas acessadas, por onde os usuários estão chegando ao seu endereço e oferece dados sobre todas as atividades online da sua companhia.
Para profissionais de marketing que atuam em pequenos negócios que comercializem argola cromada para cortina, entre outros produtos, o GA, como se apelida esta ferramenta no meio empresarial, é realmente fundamental.
Inclusive, é válido lembrar que grandes empresas também utilizam esta ferramenta, dado o seu valor inestimável para o aumento de visitas e, consequentemente, de fontes de receita.
Esta é a ferramenta preferida dos profissionais de marketing que gostam de alavancar os resultados por meio de anúncios online.
É possível utilizá-la de forma proporcional ao tamanho do seu negócio, mas, não à toa, as maiores empresas do mundo usam o Google Ads.
Funciona da seguinte maneira: diferentes tipos de anúncios podem ser criados para diferentes campos da internet, como nas próprias páginas de pesquisa, nos sites correlacionados que as pessoas entram, nos e-commerces, entre muitas outras opções.
E o melhor é que é possível segmentar o público-alvo com diferentes tipos de campanhas e com apelos diferentes. É, de fato, uma ferramenta muito rica e que pode ser explorada, basicamente, como seu negócio se adapta.
Porém, uma das grandes desvantagens é que o Google Ads não entra no grupo das ferramentas gratuitas porque, para cada campanha, há um tipo de custo.
Se a escolha for aparecer em sites por meio de palavras-chaves pré-selecionadas, isso terá um custo para conversão.
Caso essas palavras-chaves se percam no tempo e espaço e seus profissionais de marketing não a adaptarem e otimizarem ao longo do tempo, conforme as buscas e interesses vão mudando, a chance de ter um alto gasto, sem resultado, é grande.
Por isso, é preciso estudar bem a ferramenta para usar o dinheiro disponível para tal de forma inteligente e sem gastos desnecessários. Por outro lado, quando se acerta em cheio nas palavras-chaves e as pessoas se interessam, qualquer negócio local pode voar.
Pense em uma empresa que vende persiana double vision sob medida. Se este negócio colocar como palavra-chave “persiana” e adicionar as especificidades dela em outras palavras-chave, a chance de isso impulsionar mais a marca é grande.
A maioria das marcas quer estar por dentro das principais tendências que vão aparecendo e encantando os variados tipos de perfis de clientes pelo mundo.
É o sonho de qualquer empresa conseguir captar esses momentos, que se transformam em grandes oportunidades.
Nesse sentido, o Google Trends é, disparado, o melhor recurso que uma companhia pode usar. É uma referência mundial em acompanhar os assuntos de acordo com os interesses das pessoas.
É possível fazer uma pesquisa de termos, de forma absolutamente gratuita, mostrando o desempenho de cada palavra ao redor do mundo ou até em uma localidade específica.
Assim que se faz isso, automaticamente gráficos e mais gráficos aparecem com as análises do Google em relação ao que você quer saber de tendência.
Por exemplo,pode-se saber se as pessoas procuram mais por grelha moeda sob medida ou apenas uma convencional. É possível entender qual das opções renderia mais. Dessa forma, as palavras-chave do Google Ads podem ser escolhidas de forma mais fácil.
Várias ferramentas já foram citadas e, entre elas, algumas de anúncios pagos e que impulsionam o site de forma mais impositiva pela quantidade de dinheiro investido, além da qualidade da palavra-chave.
Porém, na verdade, o que faz os sites crescerem a longo prazo é o resultado orgânico. Ou seja, quando as pessoas chegam ao endereço eletrônico da empresa sem que o departamento de marketing gaste muito para atrair clientes. Isso é possível com o SEO.
A estratégia de Search Engine Optimization é essencial para os negócios porque constrói páginas em que o Google olha, por meio de seus algoritmos, e as coloca nas primeiras posições se estiverem de acordo com algumas regras e otimizações específicas.
E a ferramenta que reúne tudo isso é o Google Search Console, uma das favoritas daqueles que são entusiastas por SEO. O GSC ajuda a solucionar problemas de tagueamento e de palavras-chave do seu site de forma rápida ao identificar o que é preciso mudar.
Além disso, é possível visualizar o tráfego orgânico e analisar, de forma detalhada, o desempenho das palavras-chave da sua companhia nas pesquisas do Google.
A maioria das pessoas já deve ter percebido o quanto a análise de dados está presente nos assuntos abordados neste conteúdo.
E há uma ferramenta do Google que vai de acordo com isso, e que pode ser personalizada para qualquer tipo de negócio, desde quem vende poltrona de auditório com braço e prancheta escamoteável aos quiosques de praia.
Trata-se do Google Data Studio, que oferece insights em relatórios bonitos, com um design ímpar e altamente customizável, colocando as informações que seu negócio realmente precisa.
Pode ser até considerada uma versão estendida e mais específica do Google Analytics. Os dados costumam ser em tempo real e a visualização dessas informações pode ser única, o que pode fazer gestores enxergarem algo que não estava tão nítido.
Uma empresa que vende mesa de inox para lanchonete pode começar a entender, por exemplo, qual tipo de estabelecimento tem aderido mais aos seus produtos.
O mundo virtual surgiu há algum tempo considerável, e quem não está na internet, hoje em dia, perde oportunidades incríveis de se colocar no mercado e aos olhos do público.
Sendo assim, uma das maiores ferramentas que coloca qualquer negócio como mais confiável é o Google Meu Negócio.
Basicamente, é como se ao pesquisar um determinado estabelecimento no Google sua empresa aparecesse entre as referências e com as principais informações ali de bate-pronto.
É uma ferramenta gratuita extremamente útil porque, literalmente, posiciona a companhia em questão no mapa das pessoas.
Com isso, fica fácil de achar o endereço da empresa, o telefone, a atuação, o site e tudo o que se conseguir personalizar para ficar mais fácil para o cliente achar o que ele precisa.
Para se classificar nas principais listagens do Google Meu Negócio, conhecido como Pacote Local do Google, é preciso colocar as palavras-chave do seu negócio de forma atrativa, sucinta e poderosa.
Assim, as pessoas, ao pesquisarem uma marca ou serviços que ela oferece, o Google provavelmente irá exibir logo em seguida uma espécie de cartão de visitas virtual da sua empresa.
Se uma pessoa tem um negócio de fresadoras industrial, chegou a hora de ela fazer sua ficha do Google Meu Negócio para ranquear ainda melhor no meio virtual. Os principais benefícios desta ferramenta, são:
Portanto, é impossível falar de ferramentas gratuitas do Google e não mencionar esta que está entre as principais para qualquer empreendimento local prosperar.
Realmente, o Google tem uma infinidade de ferramentas disponíveis para os negócios locais conseguirem ganhar escala, analisarem seus dados e se inserirem de forma mais relevante em seus mercados de atuação.
Basta agora aproveitar tudo isso, explorando as formas gratuitas e reduzindo o seu orçamento de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.