Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Kryzalis
Você já pensou em utilizar o Net Promoter Score (NPS) na experiência do cliente?
Veja bem, encontrar alternativas inteligentes para monitorar a experiência do cliente é sempre importante para o crescimento dos negócios.
Afinal, melhorar as estratégias de relacionamento é fundamental para entender no que a sua marca está acertando e o que deve ser aprimorado.
Inclusive, podemos afirmar que o NPS é o melhor indicador para medir a experiência do seu consumidor.
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Engana-se quem pensa que, para mensurar a experiência do cliente, é necessário enviar longos questionários.
Aliás, o NPS é a prova de que, quanto mais simples for esse processo de acompanhamento, melhor.
Afinal, com ele, você envia apenas uma pergunta:
Além disso, pode deixar uma caixa de sugestões. Assim, o cliente pode explicar melhor o porquê ter atribuído aquela nota.
Então, com uma simples e prática pergunta, você acompanha o nível de lealdade e comprometimento que o consumidor tem com a sua marca. Legal, né?
O NPS é uma métrica muito eficiente quando falamos em experiência do cliente.
Porém, é preciso entender como interpretar o NPS da sua empresa:
Para analisar os resultados, utilize uma calculadora NPS ou aplique a seguinte fórmula:
Assim, embora o “NPS ideal” seja muito relativo (visto que precisamos analisar o contexto), de forma geral:
O NPS traz diversas vantagens para a sua empresa. Para entender a importância desse indicador, confira 5 benefícios dessa metodologia:
Os feedbacks são extremamente importantes para o sucesso corporativo.
Então, ao aplicar o NPS, você tem a oportunidade de analisar com calma os comentários dos clientes.
Assim, pode conferir quais são os sentimentos que ele teve durante a jornada de compra.
Da mesma maneira, consegue analisar se eles são, ou não, fiéis e leais ao seu negócio.
Quando a sua empresa tem dados reais do seu público, fica muito mais fácil direcionar o planejamento estratégico.
Afinal, você deixa de tomar decisões com base no “achismo” e começa a ter uma visão analítica do negócio.
Dessa maneira, é possível orientar melhor o time de atendimento ao cliente para proporcionar uma experiência cada vez mais rica, próxima e completa.
Analisar quais são os pontos fortes e fracos do negócio é uma das etapas do planejamento estratégico empresarial que não pode ser deixada de lado.
Afinal, conhecer o que está bom e o que precisa ser melhorado (pela visão do consumidor), é o combustível para investir em ações de melhoria constante.
Assim, o NPS permite conhecer melhor o seu cliente e apresenta tanto as coisas boas quanto as críticas.
Dessa maneira, há a oportunidade para fortalecer o que está bom e investir em um plano de ação para melhorar o que está deixando a desejar.
E, vale ressaltar que a empresa sempre deve promover as melhorias necessárias apontadas na pesquisa. Afinal, os pontos críticos comprometem a experiência do cliente durante a sua jornada de compra.
Então, se você quer continuar conquistando promotores para o seu negócio e elevar a pontuação NPS, deve ter uma boa atenção na hora de analisar os resultados e elaborar o plano de ação.
Quando a sua organização mostra que se preocupa em mensurar a experiência do cliente, conquista um ótimo diferencial competitivo.
Certamente, isso é visto com bons olhos perante ao público, que entende que a sua opinião é importante.
Como consequência, você impulsiona o crescimento da empresa, visto que se destaca da concorrência e encontra insights para se desenvolver e prosperar.
Com uma simples pergunta, você tem uma visão completa sobre a experiência do cliente na sua empresa.
Assim, para utilizar o NPS, basta contratar uma plataforma de pesquisa que contenha esse modelo.
Então, com apenas alguns cliques, você personaliza e envia o questionário aos seus clientes.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre o NPS na experiência do cliente?
Aproveite e compartilhe este conteúdo com os gestores e colegas da sua empresa agora mesmo!
Fonte das imagens: Freepik.