As redes sociais são importantes para o planejamento de marketing de qualquer negócio, mas elas não são as únicas responsáveis pelo desempenho da marca na internet e por construir sua presença online.
Quando se fala em marketing digital, a primeira coisa que empreendedores e gestores de diversos segmentos no mercado pensam são as redes sociais. Logo, eles querem contratar alguém para cuidar dessas plataformas, mas é necessário ir além.
As redes sociais são sim parte fundamental, mas elas não são o significado de marketing digital propriamente dito. Para ter sucesso com elas, é necessário conhecer suas particularidades e limitações, caso contrário os resultados não serão satisfatórios.
Outras plataformas também precisam estar presentes no planejamento, como no caso do blog e do site institucional. O site funciona como o endereço oficial da marca na web, enquanto o blog atua como disseminador de conhecimento.
Enquanto o site promove o relacionamento entre a marca e o consumidor, o blog ajuda a construir uma presença digital inteligente.
Este artigo abordará a importância e as vantagens de criar um blog empresarial e obter bons perfis nas redes sociais.
O marketing digital possui diferentes estratégias de comunicação que ajudam a construir a presença da marca e fazem com que a companhia se relacione com os consumidores na internet.
O propósito dessas estratégias é educar o público, entender as necessidades da persona da marca e mostrar de que maneira a companhia pode oferecer soluções para seus problemas. Isso envolve diferentes canais, como:
Uma empresa de bagas de zimbro deve atualizar seus perfis nessas plataformas, mas elas devem ser vistas apenas como mais uma das inúmeras estratégias que pertencem ao marketing digital.
Além disso, precisam estar alinhadas com outros meios e recursos usados pela marca. Hoje em dia, sabe-se que estar presente nas redes sociais é indispensável e praticamente uma obrigação.
Cerca de 66% dos brasileiros utilizam, pelo menos, uma rede social, e esse número corresponde a cerca de 140 milhões de pessoas no Brasil.
Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, se usadas do jeito certo, ajudam a trazer mais visibilidade e aproximam a empresa do público.
Entretanto, o site e o blog também precisam ser usados e eles são importantes por conta das vantagens que trazem para as organizações.
O site institucional é importante por diversas razões, porque a vida moderna exige conectividade consistente e que seja assegurada por meio da presença online.
As pessoas são dependentes de plataformas como o Google, pois quando querem pesquisar alguma informação, como coifa cozinha, recorrem a ele.
Vários aspectos da vida destacam a influência dos canais digitais, visto que além de oferecer respostas para as pesquisas dos usuários, eles também servem para fazer compras, pagar contas, de entre outras atividades do dia a dia.
Existem várias plataformas que ajudam a construir a presença digital, como já vimos no conteúdo. Porém, é o site institucional que vai fazer a empresa ser encontrada nos buscadores.
É uma forma de gerar uma impressão convincente e profissional para os consumidores, sem falar no fato de que é pelo site que as pessoas compram produtos e serviços.
As vendas online aumentaram muito nos últimos anos, porque os consumidores já perceberam as vantagens de comprar dessa forma. Eles não precisam sair de casa, compram com segurança e recebem tudo no conforto do lar.
Mas se a marca não tiver um site próprio não vai conseguir vender dessa forma, a não ser que utilize o marketplace e, no entanto, não será seu canal oficial na web.
Além disso, ele é imprescindível para conquistar a confiança dos usuários, transmitir credibilidade e mostrar que a empresa é de confiança e de boa idoneidade, tendo em vista a quantidade de tentativas de golpe que acontecem.
Quando alguém deseja contratar um serviço, como apagar tatuagem a laser, pesquisa na internet e avalia as clínicas disponíveis por meio do site institucional. Aquelas que não tiverem esse recurso, vão perder oportunidade.
Mas o site também traz muitas outras vantagens para as organizações, e de entre as que mais se destacam estão:
A imagem do negócio fica muito mais forte quando ele está presente em diferentes canais. As ações online são capazes de alcançar mais da metade da população do país, aumentando assim as oportunidades de vendas.
O site ajuda a construir uma proximidade maior com as pessoas e disponibiliza os produtos e serviços para as suas necessidades.
O site de uma doceria especializada em doces artesanais é o canal pelo qual os consumidores se informam sobre o horário de funcionamento, telefone, endereço, informações sobre os produtos e serviços e de entre outros.
Se a plataforma for capaz de destacar os detalhes do que é oferecido, as pessoas compram com mais convicção e dificilmente vão se arrepender.
Também é capaz de aliviar o atendimento ao cliente, tendo em vista que os usuários podem esclarecer suas informações e não precisam entrar em contato diretamente com o canal.
Se o site da corporação estiver bem estruturado e alimentado adequadamente, é bem provável que ajude a aumentar a clientela.
Isso acontece porque o negócio terá mais visibilidade, e os conteúdos de qualidade ajudam seu nome a aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Qualquer consumidor que esteja interessado em comprar ou contratar as soluções oferecidas pela organização terá mais facilidade de acessá-las.
Um fabricante de mousepad logo poderá rastrear os visitantes para entender um pouco mais sobre eles, e com isso conseguirá melhorar as suas estratégias de marketing e vendas.
O blog é um canal usado para compartilhar os conteúdos criados dentro da estratégia de marketing de conteúdo e ele precisa estar vinculado com o site institucional para aumentar a visibilidade do negócio e divulgar os produtos e serviços.
Quanto mais conteúdos relevantes a plataforma receber, maiores as chances de ser encontrada nos mecanismos de busca.
Sites com blog são capazes de atrair mais visitantes durante a pesquisa digital, além de ajudar a planejar e operacionalizar o conteúdo. Esse canal também traz muitas outras vantagens para a marca, como:
O blog é uma excelente plataforma para aplicar as estratégias de otimização de páginas e atrair mais visitantes por meio dos motores de busca.
Por meio das palavras-chave certas, fica mais fácil melhorar um posicionamento de uma empresa de entregas com seguro em diversas plataformas, como Google, Yahoo, Bing.
As pessoas vão acessar o blog da organização de maneira espontânea sem que, para isso, seja necessário investir em anúncios pagos.
Um blog com conteúdos bem aprofundados e que agregam valor ao público transformam a marca em referência no setor em que atua. Quanto mais conteúdos produzidos, mas ela se torna uma autoridade.
Isso acontece tanto com os negócios B2C quanto com os negócios B2B, desde que as pautas postadas abordem assuntos atuais do interesse da audiência e que estejam relacionados com o mercado de atuação da companhia.
Quando uma empresa especializada em plotagem cria um blog, também há como objetivo estabelecer uma comunicação direta com o cliente. O papel da plataforma é conectar as pessoas e criar um relacionamento duradouro.
Por meio de outras táticas de marketing, fica mais fácil estreitar ainda mais a relação com o visitante e incluí-lo na jornada de compra.
Quando o público está satisfeito com a qualidade do conteúdo, o blog começa a atuar como um disseminador orgânico da marca. Para potencializar ainda mais o alcance das postagens, vale a pena oferecer opções de compartilhamento nas redes sociais.
A marca pode liberar espaços para que os visitantes façam seus comentários e interajam facilmente com as publicações.
Ao criar seu blog, o propósito de um fabricante de adesivo jateado para vidro personalizado não é vender, mas ao passo que conseguem responder às dúvidas das pessoas, naturalmente despertam o interesse delas.
O blog ajuda a construir uma reputação favorável, que desperta o interesse de compra nas pessoas. Se ele estiver combinado com o site institucional, facilita ainda mais as vendas.
O site institucional e o blog são duas plataformas que precisam fazer parte do planejamento de marketing de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.
As redes sociais são imprescindíveis, mas não devem ser vistas como as únicas ou melhores estratégias de marketing para a companhia. Todos os canais são bem-vindos e precisam estar alinhados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.