Os stories do Instagram já se mostraram uma excelente ferramenta para as empresas que querem chamar a atenção de seus seguidores, aumentar o engajamento e até mesmo favorecer as vendas.
Só que nem sempre as marcas conseguem alcançar boas visualizações, e isso pode ser um pouco frustrante, principalmente para aqueles que investem tempo e dinheiro para produzir bons vídeos e imagens.
Criar perfis nas principais redes sociais é fundamental para qualquer negócio que queira estar sempre perto de seus clientes e potenciais clientes, promovendo mais interação e até mesmo melhorando o atendimento oferecido.
Mas não basta apenas criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam, é necessário investir nas estratégias certas para atrair a atenção dos seguidores e estimulá-los a interagir e se interessar pela companhia.
O Instagram oferece diversas maneiras de fazer isso, e um de seus recursos mais importantes são os stories. Eles foram criados para concorrer com o Snapchat e se tornaram febre no mundo todo.
Mas eles precisam de uma boa visualização para ter resultado, por isso, neste artigo, será apresentada qual é a importância das redes sociais para as empresas e algumas dicas para aumentar o número de visualizações no stories.
A importância das redes sociais para as organizações é um fato incontestável, tanto é que elas estão presentes em diferentes modelos de negócios no mundo todo, independentemente de porte ou segmento.
Ela não é usada apenas para os interesses pessoais, mas também nas estratégias de marketing para difundir uma marca, seus produtos e serviços. Mas para que o perfil do negócio tenha sucesso, o empresário deve usar algumas estratégias.
É assim que um fabricante de peças para fachada alumínio vai fixar e difundir sua marca. Quando existe um bom engajamento por parte do público nessas plataformas, a organização consegue estreitar seu relacionamento com o consumidor.
Por essa razão, as redes sociais são vistas como excelentes canais para se encontrar e se conectar com a audiência. Elas trazem espaços de interação entre os usuários, e dentre as que mais se destacam no Brasil estão:
Todas elas permitem itens de compartilhamento e interação, por meio de conteúdo multimídia, o que também traz destaque para plataformas como o YouTube.
Quando existe um bom engajamento nesses canais, a organização tem mais facilidade para trabalhar com mídias de interação virtual, sempre tendo como propósito impactar o público de maneira dinâmica.
As pessoas passam praticamente o dia todo conectadas com essas mídias, e várias estratégias são usadas para aproveitar bem os espaços, como discussões e outras ações voltadas para o relacionamento online.
Um fabricante de prensa de passar roupa pode usar os stories do Instagram para abrir discussões, entre outras ações que fortalecem o relacionamento online e estimulam respostas por parte do público.
Como resultado, aumenta as oportunidades de diálogo e fortalece o compartilhamento de informações. Consequentemente, fica muito mais fácil propagar a marca, sua opinião e suas causas.
São plataformas que oferecem muitas informações sobre os usuários, por isso, os negócios têm mais facilidade para conhecer o perfil de cliente e definir de maneira precisa quem é o seu público-alvo.
É uma integração direta das estratégias de marketing que conseguem impactar a companhia como um todo. Mais do que uma promoção de mercado é a certeza de que esses canais terão vida longa e sempre serão um excelente campo de marketing.
São ótimas plataformas para se relacionar com o público porque o acesso à internet também está cada vez mais amplo. Isso faz com que novos públicos surjam o tempo todo e se transformem em usuários de todas as idades, gêneros, classes e interesses.
As redes sociais também são ótimas ferramentas de comunicação e indispensável talvez na relação entre as empresas e os consumidores.
Elas são vantajosas porque se transformaram em meios de comunicação tradicionais, chegando a substituir até mesmo o rádio e a televisão.
Uma confeitaria de doces eventos pode usar diversas redes sociais para interagir com o público, mas uma das melhores opções é o Instagram, tendo em vista que ele traz muitas funcionalidades interessantes para as empresas.
Uma das mais populares são os stories, mas é necessário saber usá-los para conquistar o engajamento necessário para reverter em lucros.
Quando uma empresa cria seus stories no Instagram, tem como propósito atrair os usuários para compartilhar uma novidade, o dia a dia do negócio, dentre outras possibilidades.
Mas não basta apenas publicar, é necessário investir em algumas estratégias que aumentam as visualizações e o engajamento. Dentre elas estão:
O Instagram é uma rede social que dá muita relevância para bons criadores de conteúdo e que sabem interagir com a audiência. Ele fortalece perfis que criam uma comunidade e que sempre produzem materiais de qualidade.
Para aumentar as visualizações, um fabricante de pote de vidro redondo pode interagir com seus seguidores, usando as ferramentas dos stories, como enquetes, caixa de perguntas, perguntar a opinião do público, pedir reações, entre outras interações.
Os stories possuem adesivos de enquete que devem ser usados para gerar interação e engajamento, e é importante esgotar o potencial que eles oferecem.
As enquetes são um verdadeiro sucesso no Instagram porque quase todo mundo gosta de opinar sobre algum assunto, principalmente quando ele é útil e requisitado.
Isso acaba ajudando a empresa a mostrar para o Instagram que seus conteúdos são interessantes e que as pessoas gostam de interagir com eles. Mas é preciso lembrar que as enquetes precisam ser simples, com respostas de sim e não.
Elas aumentam as visualizações dos stories de um fabricante de babador para dentista porque quando uma pessoa responde à enquete, o Instagram processa sua resposta como um voto.
Isso significa que além de adicionar uma visualização a pessoa interage, e quanto mais usuários visualizarem e interagirem, mais o algoritmo aumenta a importância do conteúdo e prioriza o stories para outras pessoas.
É fundamental ser inteligente e evitar perguntas mirabolantes, afinal, o objetivo é fazer com que todos participem, de preferência com um conteúdo descontraído.
É essencial usar os adesivos de localização e hashtag para aumentar as visualizações nos stories, são recursos que alcançam um público maior e em regiões diferentes, portanto, uma ferramenta que vai impactar o público local.
O Instagram destaca alguns posts em detrimento de outros, e isso acontece tanto no feed de notícias quanto nos stories, pois o objetivo é mostrar páginas com localizações.
Para gerar ainda mais impacto, uma empresa especializada em reforma de fachada comercial pode usar as hashtags que ajudam mais usuários a conhecerem o perfil, por meio de determinado assunto.
De nada adianta querer aumentar o número de visualizações dos stories se as imagens são comuns e não trazem nada de novo.
Muitos profissionais fazem pesquisas com a audiência e perguntam quais tipos de conteúdo as pessoas gostariam de ver no Instagram, e a maioria prefere os stories.
Quando o material não se destaca, é porque não tem movimentos, elementos criativos, entre outros itens dispensáveis para aumentar as visualizações.
Uma oficina de usinagem de cabeçote deve criar uma rotina de publicação nos stories para fidelizar os seguidores. Criar consistência em relação aos conteúdos começa a fazer as pessoas esperarem por eles todos os dias.
Esse ritual não precisa ser diário, mas pode ser semanal ou mensal, tendo em vista que muitos empreendedores precisam cuidar das estratégias sozinhos. O que realmente importa é seguir um cronograma.
É interessante legendar os vídeos para aumentar ainda mais as visualizações no Instagram, afinal, muitos usuários vão assistir os stories no transporte público, no local de trabalho, dentro do colégio e assim por diante.
Por conta disso, preferem assistir essas publicações sem som, mas se não tiver legenda, não poderão compreender o assunto em questão.
Para que seus stories sejam mais acessíveis, uma empresa especializada em revitalização de piso deve inserir as legendas. Com isso, mais pessoas vão se interessar pelo assunto e entender do que se trata.
Publicar vídeos sem legendas acaba fazendo o usuário desistir dos stories, caso não possa assisti-los em determinado momento. Quando isso acontece, fica muito difícil reter possíveis clientes.
Os stories são recursos inteligentes do Instagram e precisam ser bem explorados pela marca para que possam mostrar todo o seu potencial.
Estar presente nas redes sociais é uma necessidade para qualquer organização, mas é fundamental saber usá-las do jeito certo, e com o Instagram não é diferente.
Com as dicas de criação de stories ao longo do conteúdo, vai ficar muito mais fácil aumentar o alcance e conquistar o engajamento da audiência nessa plataforma que cresce cada vez mais no país.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.