O cliente é a peça mais importante de uma empresa porque é por ele e para ele que ela existe. Quando uma marca desenvolve seus produtos e serviços, faz isso pensando nas necessidades das pessoas e na solução de seus problemas.
Só que o mercado está cada vez mais competitivo e abarrotado de soluções, algo que aumenta a competitividade entre as empresas. Para superar a concorrência, atrair a atenção das pessoas e vender, é necessário criar identificação.
Mas isso é algo feito de maneira criativa e muitas organizações têm dúvidas em como conseguir isso. As redes sociais são excelentes plataformas para se aproximar do público e criar identificação, só que a organização precisa saber como fazer isso.
As pessoas usam as redes sociais também para interagir com as empresas, mas isso não significa que elas procuram as marcas nessas plataformas para comprar, na verdade, querem ter aproximação e diálogo, formando uma comunidade.
As marcas que entendem essa necessidade são aquelas que conseguem se destacar hoje em dia e conquistar a confiança do consumidor moderno.
Este artigo vai mostrar como fazer contato com o cliente, como identificar os prospects, de que maneira destacar os sentidos do cliente e algumas dicas para cativar o cliente em potencial.
Para fazer contato com pessoas, nada melhor do que humanizar as estratégias de comunicação e uma das formas de fazer isso é usar expressões e memes compatíveis com o público.
Em outras palavras, a linguagem usada para falar com a audiência deve estar alinhada a ela, ao mesmo tempo em que é adequada para o negócio. Também é importante ser criativo na hora de usar expressões populares e memes.
Ao fazer isso, uma empresa de aluguel de cafeteira profissional consegue gerar vínculos com as pessoas que acompanham sua trajetória, além de ganhar mais visibilidade porque diverte o público.
Personalizar os recursos que são usados pelos usuários nas plataformas digitais também é uma forma de se aproximar dos seguidores e criar uma relação muito além de oferecer produtos e serviços.
A organização pode criar figurinhas no WhatsApp, filtros para o Instagram e GIFs no Facebook. São ações simples, mas que ajudam a marca a se conectar com os clientes e potenciais clientes de maneira bem humorada.
Se o negócio perceber que poucos usuários interagem com suas publicações por meio de comentários, então talvez seja o momento de usar uma chamada para ação que desperte o interesse do público.
Se a companhia quer gerar identificação e estabelecer uma relação com essas pessoas, precisa trabalhar suas publicações de maneira estratégica.
Por exemplo, nos stories do Instagram, uma empresa de coaching empoderamento feminino pode publicar música, contagem regressiva, enquete, entre outras opções.
Esse recurso é ótimo para estabelecer uma comunicação próxima com as pessoas e existem várias ferramentas que ajudam a enriquecer a mensagem.
Por fim, para que as publicações sejam realmente humanizadas, não se deve exagerar nos efeitos e photoshop. É claro que as empresas precisam publicar boas imagens, mas elas não podem ser artificiais.
Para o público fotos espontâneas são muito mais interessantes, principalmente aquelas que mostram os bastidores da empresa. Também vale a pena pensar na representatividade, usando pessoas de diferentes aparências físicas.
Para identificar clientes em potencial e aumentar a taxa de conversão da marca, é necessário investir em algumas estratégias, como:
A primeira coisa é conhecer o próprio negócio, seu modelo de funcionamento e como é o mercado em que está inserido. Também vale a pena conhecer os concorrentes e analisá-los com cuidado.
Depois de entender a empresa, é o momento de saber quem são os clientes atuais, pois assim fica muito mais fácil identificar pessoas com o mesmo perfil.
Para entender seus clientes ideais, um fabricante de carimbo para tecido personalizado precisa entender o mercado em que atua, analisar as métricas das redes sociais e pedir avaliações para o atendimento.
Com relação à concorrência, é necessário entender por que as pessoas procuram outras marcas, se elas possuem um público parecido e analisar o negócio, clientes atuais e compará-los com os perfis que preferem os concorrentes.
Feito isso, a marca vai criar sua persona, um personagem que reflete as características do cliente ideal, ou seja, daquela pessoa que vai se interessar pelos produtos e serviços e comprá-los.
A persona reúne informações como nome, idade, gênero, profissão, escolaridade, problemas, necessidades, desafios, preferências, comportamentos, entre outras características.
O ser humano possui 5 sentidos, que são visão, tato, olfato, paladar e audição e existe o marketing sensorial que ajuda a estimular esses sentidos.
Existem várias maneiras de trabalhá-los, inclusive para uma empresa de locação de espaço para festa de casamento que atua apenas pela internet.
Por exemplo, quando o usuário acessa o site da marca, pode ser recebido por uma playlist cheia de músicas que combinam com o público-alvo da empresa e com a essência do negócio.
No caso da companhia que trabalha com locação de espaço para casamentos, vale a pena colocar músicas que lembram esse momento tão importante na vida do casal.
A visão é o sentido mais trabalhado, tendo em vista que o consumidor precisa ver os produtos para se interessar por eles. Mas no caso de uma companhia que veio de soluções intangíveis, como softwares, o segredo está no estabelecimento.
O cliente se sente muito mais satisfeito e à vontade quando entra em uma empresa limpa, bem organizada e com ambiente agradável. Ela pode aproveitar para trabalhar o paladar, oferecendo um café, uma água e até um lanche para o prospect.
O tato é um sentido que precisa ser trabalhado presencialmente, isso porque o consumidor não consegue tocar os produtos e serviços na loja virtual.
Mas um fabricante de embalagem para brownie personalizada, além de permitir que seu potencial cliente toque as embalagens para saber como é o material, pode preparar uma recepção com estofado agradável ao toque.
Quanto ao olfato, um estabelecimento limpo com uma fragrância agradável no ar sempre estimula sentimentos bons nas pessoas, independentemente do setor de atuação.
Existem marcas que trabalharam tão bem o olfato que rapidamente as pessoas se lembram delas quando sentem determinado aroma.
Para cativar um cliente em potencial, primeiro a empresa precisa saber quem é ele e a melhor forma de fazer isso é criar a persona da marca.
É com base nas características de seu cliente ideal que uma empresa de polimento em piso de granito vai desenvolver uma estratégia de atração e fidelização certeira.
Sabendo quem é o consumidor ideal, também fica muito mais fácil pensar em maneiras de proporcionar uma experiência positiva, algo fundamental para construir uma relação promissora.
O consumidor moderno é muito exigente e pode procurar a concorrência se tiver uma experiência ruim. Entende-se por experiência todas as interações que a pessoa teve com a marca durante a jornada de compra, desde o primeiro contato até a aquisição.
Além de oferecer produtos de qualidade, preço competitivo e ambiente agradável, é crucial trabalhar no atendimento ao cliente, de modo que ele seja único e empático.
Quando uma pessoa entra em contato com uma escola de curso aviação comercial, quer receber um atendimento empático e conversar com atendentes dispostos a ajudar.
A organização só consegue proporcionar esse tipo de atendimento e investir na capacitação da equipe e alinhar os propósitos dos profissionais com o propósito da empresa.
Quando tudo isso começa a ser trabalhado, a companhia consegue criar uma relação de confiança com o cliente, algo crucial para influenciar de maneira positiva na decisão de compra.
O consumidor moderno tem a necessidade de confiar na empresa da mesma forma que confia em seus produtos e serviços. Para conseguir isso, a marca deve mostrar que entende o mercado em que atua e os desafios de seus compradores.
Por fim, é muito importante que qualquer tipo de negócio, como no caso de uma empresa que aluga caminhão guindauto, facilite o processo de vendas.
O mau atendimento pode afastar as pessoas, e, da mesma forma, se o processo de vendas for extremamente burocrático e repleto de etapas, muitos potenciais consumidores podem simplesmente desistir da compra.
Criar identificação com o cliente é muito importante para que a pessoa se interesse pelos produtos e serviços, afinal ela encontrou nessas soluções algo que corresponde às suas necessidades e expectativas.
Mais do que isso, encontrou uma marca que tem tudo a ver com a maneira como ela pensa, seus desejos, necessidades e desafios. Por meio das práticas mostradas ao longo deste conteúdo, a empresa vai conseguir criar identificação e vender mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.