Tráfego orgânico são visitas que o site institucional ou o blog da empresa recebe e que são provenientes de ações orgânicas que não exigem investimento financeiro para trazer resultados.
Gerar tráfego é muito importante para as empresas hoje em dia porque o site se tornou o principal canal de comunicação entre as marcas e os clientes. É no site que os consumidores esclarecem suas dúvidas sobre os produtos e serviços e compram.
A plataforma também serve para prestar atendimento ao cliente, falar um pouco sobre a empresa e até mesmo para atrair talentos. Mas de nada adianta criar um site se ele não receber uma boa quantidade de visitas.
Existe outra maneira de atrair visitantes, conhecida como tráfego pago, que consiste em investimentos nas plataformas de anúncios pela internet, como o Google e Facebook, para divulgar os produtos e serviços da empresa.
Embora sejam estratégias mais rápidas, são financeiramente inacessíveis para muitos negócios já estão começando agora.
Para aprofundar um pouco mais sobre o tema, este artigo vai explicar o que é tráfego orgânico, quais são seus principais benefícios e por que investir nesse tipo de tráfego.
Tráfego orgânico é o tipo de tráfego gerado pelo usuário que chega a um site sem ter sido direcionado por meio de anúncios pagos ou outras formas de publicidade paga.
Esse tráfego é gerado por meio de mecanismos de busca, como o Google. Os usuários que chegam a um site dessa forma, geralmente têm intenção de pesquisa e estão procurando informações específicas.
Uma escola que oferece curso de motorista de ambulância online aparece nos resultados orgânicos sem a necessidade de pagar para estar lá.
É algo completamente diferente de anúncios pagos, que aparecem como resultados patrocinados e são exibidos acima ou à direita dos resultados orgânicos.
A geração de tráfego orgânico é um processo contínuo e requer esforço constante. É importante ter um site otimizado para mecanismos de busca, produzir conteúdo relevante e atualizado e obter backlinks de outros sites de qualidade.
Além disso, é essencial manter o site atualizado e garantir que ele esteja sempre acessível e funcionando corretamente.
O tráfego orgânico traz muitos benefícios para as empresas, principalmente pelo fato de que ajuda a construir uma imagem de autoridade. Alguns dos principais benefícios são:
O tráfego orgânico permite que o site de uma indústria fabricante de aço D2 alcance um público mais amplo, pois os resultados de busca são exibidos para todos os usuários que fazem uma pesquisa relevante.
Gerar esse tipo de tráfego costuma ser mais barato do que a versão paga, pois não é necessário pagar por anúncios ou outras formas de publicidade.
O tráfego orgânico geralmente é de melhor qualidade do que o tráfego pago, pois as pessoas que chegam ao site por meio dos resultados de busca são interessadas no conteúdo da plataforma.
Os usuários geralmente confiam mais nos resultados orgânicos do que nos resultados pagos, visto que são mais relevantes e confiáveis. Os links patrocinados são identificados como anúncios e não costumam atrair os usuários como os links orgânicos.
A estratégia pode ajudar a melhorar a classificação do site nos motores de busca, pois eles consideram a quantidade e a qualidade do tráfego como um fator importante na determinação da classificação do site.
Ajuda a melhorar a experiência do usuário no site, visto que os usuários podem encontrar facilmente conteúdo relevante e de qualidade.
O tráfego orgânico pode ajudar a aumentar as conversões no site, pois as pessoas que chegam à plataforma por meio dos resultados de busca são mais propensas a realizarem uma ação, como fazer uma compra ou se inscrever em uma lista de e-mails.
Um fabricante de kit para churrasqueiras usa o tráfego orgânico para melhorar a conscientização da marca, pois as pessoas que veem o site nos resultados de busca são mais propensas a se lembrar dele e associá-lo com os materiais de qualidade.
A dinâmica é muito simples: quando a empresa quer investir em tráfego orgânico, precisa investir em estratégias como SEO, ou Search Engine Optimization, e marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo nada mais é do que a criação de materiais ricos e relevantes que são criados para transmitir informações e educar o público.
Com o tempo, traz mais autoridade de marca para a empresa e ajuda a posicioná-la como uma referência em seu mercado de atuação. Quando chegar o momento de compra, a pessoa vai se lembrar dos materiais que consumiu no site institucional.
Isso acaba influenciando positivamente a decisão de compra, mesmo porque quando alguém procura alguma coisa na internet, como câmera de rua, pode ter várias intenções, desde comprar até saber um pouco mais sobre o assunto.
O tráfego orgânico é gerado quando as pessoas encontram o site por meio de mecanismos de busca, como o Google, ou de links compartilhados em redes sociais.
Esse tipo de tráfego, geralmente, é considerado de melhor qualidade do que o tráfego gerado por anúncios, visto que as pessoas estão procurando especificamente por informações relacionadas ao negócio.
Investir em tráfego orgânico geralmente é mais barato do que investir em anúncios. Embora possa haver algum custo envolvido em otimizar o seu site para mecanismos de busca e criar conteúdo de qualidade, esses custos geralmente são menores.
Além disso, quando a empresa cria conteúdos de valor, uma vez que são publicados continuam disponíveis, por outro lado, os anúncios criados por uma empresa de cerca elétrica só terão resultados enquanto houver investimentos.
O tráfego gerado por anúncios geralmente é volátil e pode diminuir rapidamente se a campanha de anúncios for interrompida.
Já o tráfego orgânico tende a ser mais estável e consistente ao longo do tempo. Isso pode ajudar a garantir que o seu negócio tenha um fluxo constante de visitantes e, consequentemente, potenciais clientes.
Se as pessoas encontrarem o site por meio de mecanismos de busca, provavelmente terão mais confiança na empresa e em seu produto ou serviço.
Isso ocorre porque os consumidores tendem a confiar mais em resultados de busca orgânicos do que em anúncios, já que os resultados de busca orgânicos são considerados mais relevantes e confiáveis.
Investir em tráfego orgânico pode ajudar a melhorar a marca e sua reputação. Se as pessoas estiverem encontrando a plataforma por meio de mecanismos de busca, provavelmente associarão a marca a uma empresa confiável e de autoridade.
Existem algumas maneiras simples de investir em tráfego orgânico. Por exemplo, no caso de uma autoescola de aula de carro para habilitados, uma opção é trabalhar com SEO.
A empresa deve se certificar de que o site está otimizado para os mecanismos de busca, incluindo títulos de página, metadados, estrutura de URL e conteúdo de alta qualidade.
A marca deve criar conteúdo valioso e relevante para seu público-alvo, incluindo blog posts, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo.
O link building, por sua vez, é uma estratégia importante para aumentar o tráfego orgânico. Uma empresa de limpeza de vidraças em altura pode conseguir links para seu site de outros sites relevantes.
As mídias sociais são ótimas opções para atrair tráfego orgânico para seu site, compartilhando seu conteúdo nas redes sociais e para interagir com seus seguidores para aumentar a exposição.
É primordial escolher palavras-chave relevantes para o negócio e incluí-las no conteúdo e metadados. Isso ajudará os mecanismos de busca a entenderem do que se trata o canal e aumentará as chances de aparecer nos resultados de busca.
O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair tráfego orgânico ao criar conteúdo valioso para o público-alvo. Isso inclui blog posts, vídeos, infográficos, e-books, webinars e outros tipos de materiais.
Dentro do site de uma empresa de automação portão basculante, as pessoas são naturalmente atraídas por imagens e vídeos, e isso se aplica também ao tráfego orgânico.
Recomenda-se criar gráficos, infográficos, vídeos e outros tipos de conteúdo visual para atrair visitantes.
O tráfego orgânico é um dos principais objetivos das empresas quando se trata de marketing digital porque ele é capaz de trazer resultados muito maiores do que o tráfego pago, embora demore mais tempo para aparecer.
Existem inúmeras maneiras de trabalhar dessa forma, sempre tendo como foco as necessidades dos consumidores, os objetivos da empresa e o que acontece em seu mercado de atuação.
Além disso, a companhia consegue aproveitar todo o potencial que a internet tem a oferecer para as empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.