Marketing de influência é uma estratégia que tem chamado a atenção de muitas empresas, isso porque é capaz de trazer excelentes resultados no planejamento de marketing digital.
Hoje em dia, as marcas precisam estar presentes nas plataformas digitais, principalmente nas redes sociais, para produzir conteúdos e chamar a atenção dos usuários.
O marketing digital mudou completamente a maneira como as empresas se comunicam com os consumidores e oferecem seus produtos e serviços.
Vários tipos de ações podem ser trabalhadas e elas são financeiramente mais acessíveis do que as estratégias de marketing tradicional, feitas pelos canais offline, como TV e rádio.
Entre as práticas que podem ser trabalhadas estão o marketing de influência, que consiste em uma parceria com influenciadores digitais, capazes de induzir as pessoas a comprarem soluções indicadas por eles.
É algo muito mais acessível do que propagandas feitas com celebridades, ao mesmo tempo em que consegue influenciar melhor o público e se aproximar da audiência da marca.
Mas para trabalhar com o marketing de influência, primeiro é necessário entender seu conceito, conhecer suas vantagens e saber de que maneira colocá-lo em prática.
Marketing de influência é uma estratégia que envolve influenciadores digitais, que produzem conteúdos de maneira independente, capazes de influenciar grandes públicos.
O objetivo dessas pessoas é criar uma ponte entre a marca e seu público-alvo, trazendo impactos positivos para as estratégias de marketing digital.
Com o mercado é extremamente concorrido, por isso ficou mais difícil conquistar novos clientes, gerar valor e transmitir confiança. Também está mais difícil influenciar a decisão de compra do público, por isso, as estratégias precisam ser bem pensadas.
Uma pessoa que está pesquisando sobre quanto custa aula de canto pode encontrar um vídeo de um influenciador falando sobre determinada escola e indicando os seus serviços.
A estratégia é interessante porque o público dos influenciadores digitais é engajado, pois as pessoas se identificam com eles e se sentem mais próximas.
Por meio dessa identificação, as organizações encontram a oportunidade perfeita de estabelecer uma boa parceria com alguém que vai apresentar e divulgar os produtos e serviços.
Investir nessa estratégia traz resultados positivos para as organizações, principalmente porque elas podem segmentar as ações, escolher o tipo de público que quer atingir e encontrar um influenciador compatível com suas características.
Além de ser muito mais barato do que contratar uma celebridade, os usuários confiam muito mais do que os influenciadores falam. Por essa razão, o marketing de influência traz vantagens como:
Uma escola de aula de hip hop não precisa ter um orçamento muito grande para trabalhar com marketing de influência e nem mesmo contratar uma agência de publicidade, pois ela mesma pode entrar em contato com o influenciador.
Eles trabalham em diferentes nichos, possuem quantidades de seguidores diferentes e variam as formas de negociação.
De acordo com um levantamento realizado pela Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que investem em marketing de influência acreditam que essa estratégia ajuda a atrair clientes qualificados para o negócio.
Muitas organizações estão satisfeitas com o retorno sobre os investimentos, pois obtiveram resultados sólidos.
Quando alguém precisa comprar um produto ou está indeciso entre marcas diferentes, pode pedir a opinião de outras pessoas que já tiveram uma experiência. Esse é comum porque os consumidores confiam na experiência de outros clientes.
Os usuários se sentem próximos dos influenciadores e isso faz com que as informações que eles transmitem sobre produtos e serviços sejam mais confiáveis.
É bem provável que alguém escolha um produto ou serviço indicado por alguém porque isso transmite credibilidade, tanto é que o próprio cliente pode se transformar em promotor da marca, mesmo que em menor escala.
O grande diferencial do marketing de influência é sua capacidade de segmentar o público e impactar pessoas que já estão interessadas nas soluções.
Um chaveiro especializado em chave codificada astra nem mesmo precisa mapear grupos de pessoas que possam ser potenciais clientes, uma vez que o produtor de conteúdo tem uma audiência construída.
Mas a estratégia só será efetiva se a audiência realmente for compatível com o público-alvo do empreendimento.
É fácil saber isso porque os próprios influenciadores apresentam dados e informações sobre os perfis de seguidores, ajudando a direcionar melhor as ações, com base nos objetivos propostos.
Por fim, o marketing de influência ajuda até mesmo a melhorar as estratégias de conteúdo, pois as marcas que compartilham materiais com os influenciadores, aumentam sua divulgação e trazem informações relevantes.
Isso melhora o planejamento de mídia social do negócio, desde que a construção do conteúdo seja totalmente feita pelo influenciador.
Se ele for falar, por exemplo, sobre tubo defofo 300mm usando o seu próprio material, vai transmitir credibilidade e autenticidade, duas coisas indispensáveis para se comunicar com os seguidores.
Para aproveitar todos os benefícios mostrados anteriormente e ainda alcançar um público maior para aumentar as vendas, a empresa precisa saber como fazer o marketing de influência. Algumas dicas são:
Primeiro a empresa precisa saber o que está tentando alcançar, pois pode ser que a marca queira divulgar um produto, gerar leads ou até mesmo reforçar o branding.
A partir do momento em que tem clareza sobre o objetivo que quer alcançar, deve pensar em como uma campanha desse tipo vai ajudar a se aproximar do propósito.
É necessário analisar o orçamento disponível, pensar no modo como a organização quer trabalhar a parceria e o nicho de mercado que quer impactar.
Os influenciadores podem falar sobre tudo, inclusive sobre selante para juntas de dilatação, pois atuam em diferentes nichos, por isso, a empresa precisa trabalhar com aqueles que estejam relacionados ao seu público.
Além de saber qual é seu objetivo, a organização também precisa conhecer seu público-alvo, caso contrário, não saberá o tipo de influenciador que deve contratar.
Fazer um levantamento sobre o público ajuda a descobrir o tipo de conteúdo que as pessoas consomem e quais são seus hábitos.
A persona é peça-chave em qualquer estratégia de marketing digital e não é diferente no marketing de influência. Com esse personagem bem definido, a organização só precisa se aprofundar sobre o comportamento dele.
É interessante conversar com os clientes para entender quais são os canais que eles mais usam, os influenciadores que acompanham, o que pode impactar as tomadas de decisão, entre outros assuntos.
Um fabricante de porta para lavanderia de vidro não deve escolher o influenciador digital baseando-se apenas na quantidade de seguidores. O critério de escolha é alguém que tenha um público parecido ou igual ao da marca.
Também é muito importante observar a linguagem usada pelo influenciador, a impressão que ele transmite e se a contratação está dentro do orçamento previsto.
Depois de definir quem será o influenciador parceiro, chegou o momento de planejar as ações junto com ele.
A partir do momento em que ele concordar com o trabalho, o acordo deve ser formalizado em contrato e a ação deve ser estruturada em conjunto, pois assim fica mais fácil alinhar as expectativas e os detalhes mais importantes.
Para uma empresa de aluguel de van, vale muito mais a pena fazer parceria com um influenciador menor e que possui um público engajado e fiel, do que com o influenciador cheio de seguidores e pouco engajamento.
Aliás, é importante lembrar que existem muitos influenciadores digitais que compraram seus seguidores, por isso ele não tem pessoas que realmente gostam de seus conteúdos.
A organização deve saber como ele afeta o público e quem está sendo influenciado, analisando suas publicações e solicitando um mídia kit.
A grande sacada do marketing de influência é o fato de que a indicação acontece naturalmente. Tendo isso em vista, um fabricante de placas de homenagem ao professor deve permitir que o influenciador produza os conteúdos.
Ele faz isso de acordo com sua identidade e entrega exatamente aquilo que o público gosta. A organização pode até dar um direcionamento, mas a criação de fato precisa ficar nas mãos dele para que seja autêntica.
Ao contrário das celebridades, os influenciadores não são apenas um veículo que reproduz uma mensagem pronta, ele está lá para compartilhar sua opinião e as pessoas gostam exatamente disso.
O marketing de influência é uma estratégia que tem uma grande capacidade de influenciar a decisão de compra dos consumidores.
Os influenciadores digitais são usuários que sabem criar bons conteúdos, interessantes para determinado público e por isso possuem uma audiência tão engajada.
Formar uma parceria com eles é ótimo para aumentar o público do negócio e melhorar os resultados em vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.