Mas abrir um negócio próprio não é tão simples assim. Para não entrar nas estatísticas negativas que assombram o mercado, (6 em cada 10 empresas encerram suas atividades antes de completar 5 anos) é preciso tomar alguns cuidados e ficar atento a passos importantes que precisam ser dados antes mesmo de abrir as portas aos clientes.
Momentos de crise podem ser excelentes oportunidades para quem deseja montar um negócio, mas também oferecem riscos àqueles que não se preocupam em avaliar o mercado previamente e não se interessam pelos rumos da economia.
Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre as principais dicas para abrir um negócio próprio minimizando os riscos que o empreendedorismo oferece.
A primeira grande questão a ser abordada é o real motivo que faz você querer montar um negócio. Existe um mito muito frequente em que as pessoas acreditam: ao abrir uma empresa, trabalharão menos, terão muito mais tempo livre para viajar, curtir a família, amigos e o dinheiro chegará como que em um passe de mágica. Uma grande mentira.
Se você conversar com empreendedores que já atuam no mercado, perceberá que a história é exatamente oposta – na maioria das vezes, ainda mais no início da empresa, o empresário trabalha bem mais do que 8 horas por dia.
Mas se abrir um negócio próprio for o seu sonho e você estiver disposto a aprender muito, especializar-se e se dedicar na realização dele, certamente terá grandes chances de obter sucesso no negócio.
Exatamente por isso, a primeira dica a ser oferecida é: empreenda em um mercado pelo qual você realmente se interesse – e, principalmente, que você conheça de verdade, que já possua as habilidades necessárias.
Aqui as opções são infinitas. Hoje em dia observamos pessoas montando suas empresas de acordo com as mais variadas ideias e muitas delas, quando conhecemos, logo nos perguntamos: “como não pensei nisso antes?”.
Seu negócio pode ser físico, como montar uma loja de roupas, uma imobiliária, uma empresa de prestação de serviços etc., o importante é ser algo que você realmente se interesse em desenvolver e goste de trabalhar.
Outra opção que está no mercado há alguns anos, na qual novas oportunidades surgem a cada dia é o empreendedorismo digital, ou seja, os negócios na internet. São muitas as opções disponíveis, que podem envolver a venda direta de produtos físicos (roupas, sapatos) ou de produtos digitais (cursos, seminários) através de um e-commerce, ou mesmo a produção de conteúdo relevante e venda de anúncios, como os programas de afiliados. A imaginação é o limite.
A segunda dica é: o empreendedorismo digital é especialmente indicado para as pessoas que não podem ou não desejam fazer um investimento inicial muito alto, já que, normalmente, os custos iniciais são bem baixos.
Quando temos uma ideia que consideramos boa, logo montamos o negócio na cabeça e pensamos em todas as variáveis que favorecem o sucesso da empresa. Mas nem sempre isso é real. E não adianta pedir a opinião dos seus pais ou amigos.
O primeiro passo objetivo para quem deseja abrir um negócio próprio é validar a sua ideia, ou seja, pedir a opinião de potenciais clientes da sua empresa para descobrir se eles comprariam seu produto, se pagariam pelo serviço. A resposta positiva nesta pesquisa é o primeiro indício do sucesso da empresa. E caso a resposta seja negativa, tente descobrir os motivos, pois pode ser que pequenas mudanças tornem seu produto melhor e mais adequado às expectativas dos clientes.
O plano de negócios é uma ferramenta muito importante para todas as empresas, mas, infelizmente, é bastante negligenciado. Por meio dele, serão relacionados todos os aspectos relevantes para a implantação da empresa, tais como: área de atuação, público-alvo, concorrentes, valores de investimento, expectativa de crescimento, de oportunidades e de atenção relacionados ao nicho de mercado escolhido e pontos fortes e fracos.
O plano de negócios é um documento mutável: deve ser reavaliado sempre que for preciso e alterado diante de novas situações.
É muito comum os empreendedores que desejam abrir um negócio próprio utilizarem todo o investimento inicial na implantação da empresa e no desenvolvimento do produto, e se esquecerem dos custos da divulgação do mesmo.
Pense: quem é o público-alvo da minha empresa e quais os meios de alcançá-lo, que não exigem grandes investimentos? É importante que nesse primeiro momento todo o lucro obtido seja reinvestido em marketing para aumentar sua divulgação e conseguir ainda mais lucro. Apesar de parecer incoerente, a contratação de uma empresa que ofereça serviços especializados de marketing e criação de presença digital é importante para evitar desperdiçar recursos erroneamente e assim, acabar perdendo dinheiro.
Esse ponto merece atenção especial do empreendedor que deseja montar um negócio – principalmente no início, quando os recursos financeiros são bastante escassos ou, caso sejam mais volumosos, correm mais riscos de serem desperdiçados.
O programa de controle financeiro deve ser iniciado tão o empreendedor decida abrir o negócio próprio e logo os valores estejam disponíveis na empresa. É preciso acompanhar e registrar todos os valores que entram e saem do negócio, assim como conhecer seus destinos para identificar em que o valor está sendo gasto e como está sendo aproveitado.
O ideal é contratar um software de gestão comercial que permite o registro e o acompanhamento de todas as informações financeiras e de estoque da empresa e, assim, será mais fácil gerar relatórios organizados que auxiliarão o gestor a tomar decisões importantes sobre o futuro da empresa.
Conheça o ERP cloud do GestãoClick e simplifique sua gestão.