Como os celulares possuem telas pequenas, era muito complicado navegar por eles inicialmente nos sites comuns que existem até hoje, até o então surgimento dos sites mobile. Os sites mobile eram pequenos sites que possuíam apenas algumas informações mais importantes e o mínimo possível de imagens. Ao acessar o domínio por meio do celular, havia um redirecionamento do site oficial para o site mobile e sua manutenção era separada: eram dois sites diferentes.
Um pouco depois foram lançados os tablets, que funcionam semelhantemente ao celular,mas com uma tela maior: mais uma vez você precisava de outro site para atender a este público.
Até então era necessário manter três sites diferentes para atender aos três públicos, o que gerava uma mão de obra desnecessária. Mas foi lançada a técnica do site responsivo.
O site responsivo é desenvolvido de forma que o próprio site se ajuste de acordo com o tamanho da tela do dispositivo em uso. Para testar, você pode até esticar e afinar a tela do seu navegador para ver as transformações do layout do site.
Sendo assim, vários detalhes como botões e menus ficam configurados para tornar mais fácil pressionar a tela dos celulares e locais sensíveis. Textos podem também ser projetados para que fiquem maiores e mais visíveis, fazendo com que não seja mais necessário dar zoom para a visualização do site.
Acredito que tenha esclarecido o que é realmente esse tal responsivo. Agora me diga. Seu site é responsivo?