Mas uma análise um pouco diferente: desde 1996 até 2018 – a evolução do site do Yahoo durante todos esses anos.
O primeiro ponto em evidência é que existiam pouquíssimas imagens e muito texto – o apelo visual quase não existia: fundo branco, link em azul e textos simples em preto, imagens em cima (ao lado do logo do Yahoo) em baixíssima qualidade, toda pixada, com pouquíssimas cores – isso não era relaxo não, era a tecnologia disponível naquele momento, estamos falando de uma internet de 1996.
É um site muito antigo, um arquivo histórico do site do Yahoo.
É claro que se eu tentar fazer funcionar aqui, não irá acontecer, já que é histórico.
É de lá atrás, quando o Yahoo estava dando seus primeiros passos.
Aqui vemos o site dele em 2002.
Constatamos uma brusca mudança: em 1996 víamos pouca imagem e pouco texto.
Já em 2002 vemos mais coisas: bastantes textos, box com cores, muitas imagens, fotos.
Além disso, a qualidade das imagens melhorou bastante em vista do que era.
Atentemo-nos aos traços do logo do Yahoo – em 1996, era cheio de pixels, todo quadradinho; em 2002 notamos traços mais retos.
Isso ocorreu devido à evolução da tecnologia e da internet, que foi ficando mais rápida, mais pessoas foram atingidas – e com o Yahoo não foi diferente.
Surge também o Yahoo Shopping, já vemos alguns serviços e o Yahoo continua crescendo.
É possível notar que já existe serviço de e-mail, Messenger, personalize (acredito que com a função de personalizar sua própria conta).
Aqui o Yahoo começa a entregar mais serviços ao usuário.
Podemos ver uma mudança drástica na estratégia do Yahoo.
Antes focado um pouco em tudo, desejando ser um portal de informações e e-mail, agora resolve focar na busca.
Perceba que ele retirou todas as informações e pôs em total evidência a busca.
Acredito que começou a querer competir com os demais buscadores para dominar esse mercado.
Por isso tudo foi retirado e houve uma aposta muito forte em seu layout para deixar a busca em foco.
Iremos nos atentar logo à frente que eles voltaram atrás nessa decisão.
Voltaram atrás e focaram no portal novamente – por isso o de 2013 assemelha-se muito mais ao de 2002 – de 11 anos antes.
Passaram por um período, fizeram os testes, que pelo jeito não deram certo e modificaram novamente a estratégia da empresa, retornando ao portal, aparentemente seu foco desde o início.
Se pegarmos o site desde 1996, era um estilo bem de portal: contando com algumas notícias (obviamente que com a tecnologia disponível na época).
Voltando para 2013: vemos um layout bem legal, um visual bacana, o apoio de cores – o logo do Yahoo foi para roxo.
Vocês irão notar que esse logo sempre foi vermelho.
Já aproximadamente em 2013 alterou para roxo e o apelo visual do site era em roxo: os ícones, o fundo.
Vemos que a internet melhorou bastante: já começam a surgir vídeos, o Yahoo já conta com alguns, além da busca pelos mesmos.
Isso mostra a evolução e a importância de estarmos acompanhando a tecnologia.
Se seu site tem 5 anos, é claro que as coisas lá de trás já nem existem mais, estão todas defasadas – já existem coisas novas.
Você precisa estar constantemente atualizando seu site.
Por quê?
A tecnologia não para.
E hoje em dia, as coisas mudam cada vez mais rapidamente.
É mais do mesmo.
Podemos ver que houve sim uma melhora visual do site – o logotipo foi reformulado: aparentemente a cor e o formato foram alterados. As letras eram mais gordinhas, tinham tracinhos nas letras, que foram retirados e agora tudo está mais reto.
Houve uma remodelação na marca.
Isso também é importante.
Se seu logotipo tem mais de 5 ou 10 anos, muitas vezes é interessante dar uma repaginada e uma remodelada no mesmo.
Não é para fazer uma transformação drástica: aqui no Yahoo houve uma mudança, mas não radical – nos faz lembrar do antigo.
Quando houve a mudança de cor observada de 2008 para 2013, a mesma coisa: modificaram primeiro a cor e depois o formato.
Houve uma repaginação no site, mas não alterou muita coisa: o foco ainda é a notícia.
E assim chegamos no site dos dias atuais.
O que mudou?
Já estamos com a logomarca nova, o espaço do monitor está sendo muito melhor aproveitado.
Isso se deu devido à mudança nos hábitos de consumo: hoje as pessoas têm monitores maiores, automaticamente o site do Yahoo se adaptou a isso.
Um outro ponto importante a ser considerado é que nesse momento já estão trabalhando com publicidade externa: não vemos em nenhuma outra versão eles trabalhando com a mesma.
Além disso percebemos a parte social do mesmo: a integração com rede social e com o usuário.
Coisas que não eram vistas em 2015.
É possível, hoje, compartilhar nas redes sociais, enviar por e-mail, comentários, deixar seu like na matéria.
Essa é a análise do site do Yahoo – uma análise mais histórica.
Deixo aqui uma mensagem importante para você: se tem um site, dê uma olhada, veja se não está na hora de atualizar o mesmo, se já não está antigo.
A tecnologia tem passado muito rápido.
Cuidado com a imagem transmitida por você ao seu público.
Pode escolher transmitir a imagem de uma empresa moderna, que está constantemente se atualizando e trazendo o melhor; ou de uma abandonada no tempo.
Se gostou desse vídeo, deixe seu curtir, seu “jóinha”, comente aqui se seu site está atualizado ou não e nos vemos num próximo vídeo.