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      Análise de dados: Aprenda a analisar o seu crescimento na internet

      Que a esfera digital tem se tornado cada dia mais importante já não é novidade. O que nem todo empresário ou empreendedor entendeu ainda, é o papel da análise de dados nesse meio todo, como algo realmente imprescindível.

      De fato, podemos tratar os “dados” aqui como sendo a informação. E com isso nos lembrarmos da velha lição de que informação é poder. Ora, essa lição continua sendo 100% verdadeira, desde que nós saibamos como absorvê-la.

      É claro que, simplesmente, coletar ou arquivar um monte de informações, dados e números não é algo necessariamente vantajoso. Contudo, se a empresa sabe como tornar isso em algo que faz parte da rotina de decisões, aí a coisa muda de figura.

      No fundo, um negócio de papelão ondulado com plastico bolha que esteja rampando um crescimento considerável, pode e deve tornar o tratamento dos seus dados como uma parte fundamental da própria cultura corporativa da empresa.

      É justamente nesse sentido que entra a análise de dados que será aprofundada aqui. Podemos até afirmar, com facilidade e sem muita margem de erro, que a grande diferença entre uma empresa amadora e uma profissional, está nesse ponto.

      Pode parecer exagero dizê-lo, mas é exatamente assim, pois o modo como a firma lida com dados vai revelar um pouco não apenas dos números, mas também do perfil daqueles donos, sócios, gestores e líderes em geral.

      Basicamente, se não há um respeito pelas informações que não param de ser criadas, é pouco provável que vá haver um respeito pelas vendas, pelo treinamento do pessoal, pela excelência no atendimento ao cliente e daí em diante.

      Isso porque os dados e informações já se tornaram, hoje, a alma de qualquer negócio. Lembrando que cada ação que é empreendida gera esse tipo de registro, desde as mais estratégicas e abrangentes até as mais secundárias.

      Quando uma fábrica de piso vinílico industrial decide que quer vender mais e aumentar em 20% ou 40% sua carteira de vendas, por exemplo, primeiro ela precisa monitorar em quanto está a carteira atual, só depois projetar onde se quer chegar.

      Naturalmente, essa projeção vai depender de métodos, metodologias e uma série de estratégias que justifiquem os investimentos que serão feitos. Tudo isso também se reflete e se impõe como um conjunto de dados que serão emitidos pelos decisores. 

      Daí dizermos que hoje as maiores marcas do mundo priorizam tanto essa dimensão do negócio. Realmente, se você pegar o caso de uma empresa que trabalha no ramo industrial que trabalha com a retrofitting de máquinas e que está tentando acessar uma rodada de investimento, pode ter certeza de que isso será fundamental.

      Dito de outro modo, ou ela mostrará para seus credores e para o mercado como um todo que ela analisa seus dados e tem tudo na ponta do lápis, ou ela será considerada amadora demais, e todos dirão que o projeto ainda está em estágio muito embrionário.

      Somente ao mostrar que existe uma cultura organizacional que valoriza a captação e gestão de dados é que uma empresa conseguirá mostrar que é madura. E que caminha para algo mais seguro, sólido e sustentável.

      Tanto que hoje muitos ouvem essa palavra e pensam que se trata apenas de uma indústria que quer saber a origem da sua matéria-prima. Ou de uma cozinha industrial que usa fritador basculante e se preocupa com a destinação do óleo de fritura.

      Ou seja, pensam que só tem a ver com respeitar o meio ambiente. É claro que isso também importa, mas “sustentabilidade” aqui tem um sentido financeiro. Ou seja, no fundo, a empresa que consegue se sustentar é aquela que domina os números.

      Assim, é o monitoramento e o domínio das métricas e índices de controle das ações o que vai dar subsídio para a tomada de decisões. De modo que a marca entende de onde veio, onde está e até onde pode chegar efetivamente, de modo realista.

      Aquela velha imagem do empresário antigo, que se deixava guiar por insights ou uma espécie de sexto sentido, hoje simplesmente não tem espaço no mercado. Pelo contrário, é preciso racionalizar o processo de crescimento de qualquer negócio.

      Até porque, hoje a concorrência é tão grande e as exigências da clientela são tão altas, que isso se tornou o mínimo. Afinal, se a marca não tiver nem mesmo um controle total de si mesma, como poderá querer controlar o mercado e suas variáveis?

      Por fim, quando falamos da análise de dados de uma fábrica de piso vinílico click 4mm em relação à sua atuação na internet, aí sim estamos diante das duas maiores tendências do momento, haja vista que a internet é outro grande pilar corporativo.

      Desta maneira, se o seu grande interesse é justamente descobrir como aprender a analisar o seu crescimento empresarial e a digitalização de sua marca por meio da análise de dados, então basta ficar por aqui e continuar na leitura até o fim.

       

      O que é análise de dados?

      Até aqui já ficou claro que a análise de dados e o monitoramento de cada ação empreendida por uma empresa são coisas absolutamente imprescindíveis. 

      Mas afinal, qual é a essência disso tudo, além do fato de que informação é poder? No fundo, é algo relativamente óbvio. Basta olharmos o crescimento da informática e de frentes como as de Big Data, Data Analytics, Business Intelligence e afins.

      Esses termos em inglês remetem, justamente, ao conceito de inteligência de mercado e de domínio e análise dos dados. Dito de modo prático, quando um blog de chave codificada Chevrolet começa a fazer publicações, ele precisa monitorá-las.

      Alguns exemplos clássicos de coleta de dados nesse caso são os seguintes:

       

      • Tráfego pago;
      • Tráfego orgânico;
      • Tempo médio no site;
      • Taxa de rejeição;
      • Conversão de CTAs;
      • Taxa de saída;
      • Comentários.
      • Compartilhamentos.

       

      Ou seja, trata-se de entender quantas pessoas entraram no seu blog, o tempo que elas permanecem lendo as matérias, quantas abriram a página e fecharam logo em seguida, quantos comentários e compartilhamentos foram feitos.

      Sem falar na parte de conversão de CTA (Call to Action), que é quando você põe um formulário de preenchimento, botão ou qualquer outra chamada para ação. O que exige que você verifique se essa ação está sendo feita tal como esperado.

      Ou seja, a análise de dados é o que dá um retorno para os estrategistas sobre como tem sido a dinâmica da própria estratégia implementada. Agora imagine que loucura seria investir em algo, mas não fazer isso.

      Ou seja, ficar às cegas, como se diz. Colocar tempo, dinheiro e energia de mão de obra sem saber dizer o que na estratégia deu certo, o que deu errado, o que deve ser mudado, o que pode continuar, onde dobrar o investimento e daí em diante.

       

      O crescimento na internet

      Hoje em dia, se você quer analisar os dados do seu crescimento na internet, é preciso entender quais são as principais frentes de atuação.

      A principal delas é o blog que citamos no exemplo anterior. Simplesmente porque já se foi o tempo em que bastava ter um site institucional e estático, como se ele fosse um cartão de visitas. Hoje é preciso criar conteúdos originais, gratuitos e frequentes.

      Assim, uma marca de box para banheiro se mantém muito mais próxima de seu público-alvo. Lembrando que o blog também remete aos números e dados dos grandes motores de busca, como no caso do Google Analytics.

      Mas há também muitas outras frentes em que a análise de dados será fundamental, como as redes sociais. Ali é igualmente importante manter controle sobre métricas como curtidas, compartilhamentos, comentários, adesão em termos de seguidores e afins.

      Ou seja, todos os demais índices de engajamento. O mesmo vale também para plataformas de venda, aplicativos e marketplaces em geral, já que sem planilhas e softwares de controle de dados dificilmente você conseguirá vender mais que os outros ali.

       

      Quais os principais índices?

      Por fim, além de explicar todo o conceito de análise de dados e como você aprende a analisar o seu crescimento na própria internet, queremos dar exemplos ainda mais práticos.

      Aí é preciso falar dos famosos KPIs (Key Performance Indicator), que são os Indicadores-Chave de Desempenho. Isso ajuda a deixar ainda mais claro como coletar os dados, o que exatamente mensurar e como fazer a análise devida.

      Além do exemplos que já demos até aqui, uma firma de grampo tipo U pode usar como verdadeiro norte do crescimento na internet esses 4 KPIs:

       

      • CPC (Custo por Clique);
      • SQL (Sales Qualified Leads);
      • Custo por Conversão (CPA: Cost per Acquisition);
      • Lifetime Value Digital.

       

      Basicamente, saber quanto custa o clique é saber quanto tráfego você é capaz de gerar, o que equivale aos clientes que passam na frente ou entram em uma loja física. Já o SQL ou Lead Qualificado para Venda indica quantos vão comprar de fato.

      Por fim, o Custo por Conversão mostra quando esse processo custou, permitindo que a análise o ajude a otimizar e ser mais assertivo na próxima. Sendo que o LVD ou Valor do Tempo de Vida do Cliente Digital aponta o futuro, e quanto você poderá lucrar de fato.

       

      Considerações finais

      Com isso chegamos ao fim, tendo detalhado o que é a análise de dados e como utilizá-la pode ser algo positivo para qualquer empreendimento digital.

      Também detalhamos algumas dicas práticas que ajudam no crescimento na internet, como quais índices e métricas aplicar em sua rotina de análises.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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