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      Na internet

      Brand awareness: Aprenda a como tornar sua marca mais forte

      Brand awareness está diretamente relacionado com o quão presente uma empresa está na mente dos consumidores. Trata-se de um conceito que mostra a força da marca junto ao público.

      É assim que entendemos e mensuramos o quanto pode ser reconhecida pelas pessoas e de que maneira esse reconhecimento acontece.

      É claro que enaltecer a autoridade e relevância perante os consumidores é um dos objetivos do marketing. Mas as empresas também precisam descobrir de que maneira podem aumentar o seu brand awareness.

      É assim que os negócios se tornam mais fortes e presentes no mercado em que atuam, e tendo em vista a competitividade que existe atualmente, fica claro o quanto essa estratégia é essencial para a competitividade e sobrevivência.

      Quem tem o próprio negócio precisa disputar espaço com muitas outras companhias e aquelas que conseguem se sobressair são justamente as que trabalharam o seu brand awareness.

      Se você tem dúvidas sobre o assunto, mas já percebeu que é o momento de compreender um pouco mais sobre esse processo, leia este artigo.

      Vamos explicar o que é brand awareness, como colocá-lo em prática e de que maneira ele pode fortalecer a marca.

      Entenda o que é brand awareness

      Brand awareness é uma métrica utilizada para compreender a consciência de marca, em outras palavras, o modo como ela é reconhecida junto ao público. É assim que a companhia a linha seus objetivos de marketing.

      Se você quer que o seu negócio tenha uma marca forte perante o público, precisa fazer com que o maior número de pessoas possível se identifique com ele. Mais do que isso, elas precisam admirá-lo pelo que representa e reconhecer sua credibilidade.

      O brand awareness de uma empresa de frete e mudança vai apontar sua força no mercado em que atua, e o pico dessa relevância acontece quando a marca se torna sinônimo de seus produtos.

      No mercado, existem uma grande quantidade de produtos que se transformaram em sinônimo daquilo que vendem. Por exemplo, se você pensar em lã de aço, lâmina de barbear e iogurte, certamente vai se referir a eles com os nomes de algumas empresas.

      Pois bem, essas empresas chegaram a esse nível porque souberam trabalhar muito bem a sua marca. Em alguns casos, ela é tão forte que o mesmo produto, mas de outro fabricante, simplesmente não agrada o consumidor.

      Entretanto, é importante dizer que o conceito de brand awareness não se aplica apenas a produtos que atingem esse estágio, mesmo porque, soluções inovadoras surgem e conseguem se manter no mercado sem concorrência.

      Essa situação fez com que muitas marcas passassem a ser tratadas como sinônimos. Quando o consumidor pensa em adquirir um produto, a primeira coisa que vem à sua mente é o nome da marca.

      Se uma empresa de limpeza de vidros em altura quiser fortalecer o seu nome no mercado, primeiro precisa saber como fazer isso.

      Como tornar a sua marca mais forte?

      Agora que você já sabe qual é o conceito dessa estratégia, chegou o momento de saber como colocá-la em prática. Algumas dicas para fazer isso são:

      Criar uma personalidade para a empresa

      O gestor precisa se perguntar pelo que sua marca quer ser lembrada. Existem muitos negócios que ficaram conhecidos por conta de um mascote, uma frase, enfim. São elementos que ajudaram a criar a personalidade delas.

      Você precisa fazer a mesma coisa com o seu negócio, pois é assim que o consumidor será cativado por uma memória afetiva.

      Investir em marketing de conteúdo

      Marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais importantes e consiste em oferecer informações relevantes para o público, por meio de materiais ricos que podem assumir diferentes formatos, como:

      • Textos;
      • Vídeos;
      • Áudios;
      • Imagens;
      • Infográficos.

      Por meio dos conteúdos de uma empresa de serviço de limpeza, as pessoas percebem o valor da organização e daquilo que ela oferece e passam a considerá-la quando precisam comprar alguma coisa.

      Essa ação é uma das melhores formas para a corporação ser lembrada, toda vez que alguém precisar comprar um produto ou serviço.

      Para veicular os materiais, é fundamental investir em um blog e caprichar nas estratégias de SEO (otimização para sites de busca), pois ele garante que seus conteúdos sejam encontrados pelas pessoas certas e nos momentos mais oportunos.

      Oferecer brindes

      Todo mundo gosta de receber um presente e com os consumidores não é diferente. Mesmo que seja uma lembrança mais simples, como um bloco de anotações, uma caneta, entre outras opções, o brinde vai fixar a marca na mente do consumidor.

      Mas para que essa estratégia funcione, uma empresa de porta pivotante deve oferecer brindes compatíveis com as características da persona.

      Conhecer bem o cliente

      Essa dica está diretamente relacionada à anterior, aliás, ela é fundamental para qualquer estratégia de marketing do seu negócio e de todos os outros.

      Se você quer realmente atrair o público certo e construir uma marca forte, primeiro precisa saber quem são essas pessoas, quais são seus hábitos, onde costumam comprar, escolaridade, dentre outras características importantes.

      Essas e outras informações vão ajudar a empresa a construir sua persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da companhia.

      Procure saber quais são os interesses de quem compraria o seu produto porque isso ajuda a escolher o canal para se comunicar com essas pessoas, o tipo de abordagem que mais funciona, dentre outras questões pertinentes para o marketing.

      Criar uma identidade visual única

      A identidade visual é composta por vários elementos, como as cores, logotipo, tipografia e assim por diante, e uma administradora de condomínio pode ser facilmente reconhecida por ela.

      Pense em quantas empresas você reconhece apenas pelas cores ou logotipo e não precisa nem mesmo ler o nome. Existem inúmeros exemplos no mercado e você pode se basear neles para criar uma identidade visual única.

      Fazer patrocínios

      Certamente você já reparou que os times de futebol, bem como os campeonatos, agregam muito valor às empresas que os patrocinam.

      Também existem organizações que criam eventos dos mais variados tipos para o público e conseguem expandir ainda mais o seu nome.

      Só que ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, não é necessário ser uma companhia milionária para fazer isso. A empresa pode fazer um pequeno evento dentro de seu estabelecimento ou até em uma praça para ter mais visibilidade.

      Como o brand awareness fortalece a marca?

      O brand awareness fortalece uma marca por conta dos benefícios que traz para ela. Um deles é sua capacidade de elevar o alcance de uma fábrica de sofás.

      Isso traz impactos diretos na percepção que as pessoas têm e para que seja algo bem-sucedido, o brand awareness precisa ser visto como uma ferramenta que ajuda a expor a corporação do jeito certo perante o público.

      Ela também favorece a comunicação com o público, o que garante uma experiência positiva e faz com que a empresa seja lembrada de maneira positiva. Consequentemente, aumenta o vínculo entre ela e o cliente.

      Para estreitar o relacionamento com a audiência, além de oferecer brindes corporativos aos funcionários, utilize as redes sociais para interagir com as pessoas.

      Elas possibilitam que o seu negócio converse diretamente com as pessoas, além de ajudarem na divulgação, por meio de diferentes estratégias.

      O brand awareness fortalece a imagem da organização ao ponto de aumentar suas vendas, o que, obviamente, traz muitos benefícios para o financeiro.

      Isso acontece porque quanto mais uma empresa é reconhecida e lembrada pelas pessoas, mais chances ela terá de vender porque os indivíduos se lembrarão dela com mais facilidade.

      Quando isso acontece, o consumidor vai procurá-la diretamente, e quando ele já comprou antes, fica mais fidelizá-lo quando retorna.

      Clientes fiéis são muito importantes porque eles indicam o negócio para outras pessoas que fazem parte do seu círculo social.

      Por exemplo, se alguém contrata os serviços de uma empresa de lavagem a seco de colchão e sente que foi bem atendido, além de um serviço impecável, sem dúvidas vai indicar a organização para outras pessoas.

      Conquistar indicações é muito importante porque reduz o custo de aquisição de clientes (CAC) e ajuda a aumentar os lucros.

      Considerações finais

      Neste texto, você entendeu um pouco mais sobre a importância do brand awareness para o seu negócio. Se o empreendedor quiser construir uma marca realmente sólida e respeitada no mercado, precisa investir nessa estratégia.

      Com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil construir uma reputação positiva no mercado em que a empresa atua e ainda ter acesso a todos os benefícios que o brand awareness é capaz de proporcionar.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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