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      Checklist para as redes sociais: Aprenda a montar o seu 

      Um checklist é um recurso produtivo cuja finalidade é aferir o cumprimento de passos, processos ou etapas a que se submeteu realizar alguém ou algum grupo de pessoas.

      O termo é proveniente da língua inglesa, e pode-se traduzir esse termo como “lista de checagem” ou “lista de verificação”.

      Muitas pessoas e grupos de indivíduos fazem apelo a essa lista de checagem, uma vez que ela é, não obstante que seja simples, um recurso de fácil acesso que lhes permite acompanhar, avaliar ou ainda, obviamente, checar as especificidades de algo.

      No trabalho, a título de exemplo, ela é utilizada por funcionários, em uma empresa que produz cerca de arame serpentina, de modo que que nela consigam pôr em prática o seu trabalho de modo seguro.

      Nesse sentido, ela cumpre um propósito ou uma finalidade maior, que é a de assegurar, por meio do cumprimento e da aferição dos passos ou procedimentos que a constituem, a integridade física dos empregados.

      É óbvio que o seu uso não se limita às requisições de um ambiente de trabalho, visto que ela, a lista de checagem, é também algo a que muito recorrem aqueles que trabalham em ambientes corporativos e aqueles que estudam.

      De modo claro, pode-se dizer que os seus impactos, ainda que às vezes sejam negligenciados, são grandes e certamente não devem ser deixados de lado.

      Alguns meios beneficiam-se integralmente e avidamente da lista de verificação e, de entre tantos os que acorrem a ela, pode-se retirar, a título de aprofundamento, o da social media.

      O trabalho de um profissional que pertence à área das redes sociais consiste, na grande maioria das vezes, em realizar uma espécie de análise minuciosa acerca da realização dos processos que são supostos serem feitos por outros setores.

      Portanto, para a social media o checklist é, sem sombra de dúvidas, um item mais que essencial, uma vez que é, entre os recursos que perfazem o seu trabalho, o que mais lhe permite ter um controle assertivo de avaliações e de decisões que o envolvem.

      Logo, a fim de esclarecer os porquês da importância de se fazer uma lista de checagem para as redes sociais, este artigo abordará o que é checklist e também quais os aspectos que dizem respeito à sua criação. Isso se fará, também, de modo a explicar como fazê-la.

      Por que fazer uma checklist para as redes sociais?

      Se um pet shop que oferta aos potenciais consumidores fita amarela na coleira intenciona realizar, a título de exemplo, uma campanha de marketing de conteúdo ou de produção de conteúdo digital de sucesso, ela terá de ir às redes sociais.

      Hoje em dia, há pouquíssimos estrategistas de marketing que não reconheçam o valor que têm táticas de promoção de conteúdo que não se baseiam em angariação de público via rede social, seja no Instagram, seja no Facebook, ou  em qualquer outra rede.

      Têm muitos empreendimentos nelas, e, em razão disso, a complexidade que penetra esse meio é uma das mais arrebatadoras. Portanto, caso um restaurante para festa de casamento queira ter sucesso em social media ele terá de se desdobrar esforçadamente.

      À medida que se investiga esse cenário, compreende-se, mais ainda, os porquês da construção de uma checklist para social media ser tão importante.

      Em primeiro lugar, é conhecido o fato de que as redes sociais são os verdadeiros epicentros nos quais se localizam todos os tipos e espécies de empreendimentos, instituições e de grupos sociais.

      E, em se tratando puramente de comércio, são pouquíssimas, senão raras, as empresas que conseguem angariar potenciais clientes e leads sem se darem esforços meticulosos de atração de clientes.

      É nesse ponto que a lista de checagem adentra como uma espécie de recurso organizador, visto que ele pode ser um elemento estratégico que serve à estruturação de passos precisos e bem medidos a serem dados.

      Em segundo lugar, revisar, readequar e reinventar são, também, ações singularmente necessárias às campanhas que enfocam a construção de uma imagem positiva nas redes sociais.

      O dinamismo com que o mundo é construído, reconstruído e readaptado hoje é um ponto de cabal importância aos empreendimentos que se servem das redes, visto que, basicamente, quem não se adapta neste meio, não sobrevive.

      Em terceiro lugar, a título de exemplo, uma empresa de ozonioterapia para gatos precisará de um checklist caso ela almeje por marcar a sua presença digitalmente em várias redes sociais como:

      • Instagram;
      • Facebook;
      • LinkedIn;
      • Twitter;
      • TikTok.

      Para que ela tenha, portanto, um controle das ações digitais realizadas por ela e de cada efeito produzido por cada uma delas, é extremamente conveniente que um olhar meticuloso e pormenorizado lhes seja oferecido, de modo que nada lhe passe despercebido.

      Como montar um checklist para as redes sociais?

      Uma vez que se tenham compreendidos os motivos e os porquês que perfazem a pertinência de uma lista de checagem, é necessário entender como fazê-la.

      Para montar uma checklist, é preciso que saiba que alguns atributos que a compõem são contingentes, isto é, não são fixos, mas outros, entretanto, sempre devem ser abarcados pela estratégia.

      Estabelecer um número de publicações a serem feitas

      Um negócio que oferece curso para polidor de carros deverá estabelecer a si mesmo um número de publicações que podem ou devem ser realizadas em um período específico.

      Este pode corresponder, por exemplo, a um montante específico, que é utilizado em um dia, em um mês ou em uma semana.

      É claro que esse contingente é variável, pois há, idealmente, um número de publicações que pode ser conveniente a uma rede social e que, entretanto, pode não convir a uma outra.

      Por exemplo, é interessante postar 3 vezes por dia no Twitter, ao passo que, no LinkedIn não há uma quantidade de publicações esclarecidamente aconselhável.

      Ter critérios de qualidade de publicações

      Este passo concerne mais à qualidade “formal” e visual das publicações do que àquilo que, internamente, constitui o conteúdo.

      Nesse sentido, verificar a qualidade das imagens e dos elementos gráficos que, a título de exemplo, formam uma postagem acerca de coreografia festa de 15 anos é essencial para assegurar a qualidade das postagens.

      Sempre responder aos visitantes e aos curtidores

      Se tem algo a que, de fato, se deve dar atenção especial é o atendimento às respostas que são dadas ou não aos curtidores e aos visitantes da página. Muitas empresas, entretanto, sequer o fazem.

      Uma empresa de exame admissional belo horizonte que se faz presente no Instagram, a título de exemplo, não pode deixar de checar se está ou não atendendo às dúvidas dos usuários que consultam a sua página.

      Criar conteúdo atrativo com base em SEO

      O SEO, ou Search Optimization Engine, é um conjunto de estratégias que é indispensável mesmo à obtenção de êxito em se fazer presente nas redes sociais e, por esse motivo, também deve ser um item que perfaz um checklist de social media.

      Nesse sentido, a inserção de palavras-chave, como “veterinário perto de mim”, pode, também, ser interessante a um pet shop caso ele queira se posicionar bem e igualmente alcançar mais pessoas.

      Tornar o conteúdo acessível

      Nos dias atuais, há poucos os empreendimentos que privilegiam uma abordagem inclusiva e que prime pela acessibilidade.

      Logo, se há o desejo de ter um item que se adicione de modo singular a um checklist, deve-se optar, nesse caso, pela inclusão, que é feita por meio de legendas para deficientes visuais, conteúdo focado em som e, também, em libras, por exemplo.

      Estabelecer tarefas diárias

      O estabelecimento de tarefas diárias é, por conta própria, uma espécie de checklist e, nesse caso, acopla-se ao checklist de social media.

      Às vezes, pode ser que não haja muitas tarefas passíveis de realização em um dia, em uma rede social específica. Entretanto, o número de redes sociais utilizadas é que pode, definitivamente, tornar a rotina exaustiva.

      Portanto, é interessante ter um certo número de tarefas diárias que, se não for feito para uma rede social específica, pode ser feito para todas as que são utilizadas.

      Considerações finais

      Uma lista de verificação ou, ainda, uma checklist, como se diz em inglês, é um recurso estratégico por meio do qual se enumeram passos ou procedimentos, e, também, se verificam e se aferem estes.

      Uma vez que é um recurso cujo emprego é dado em vários tipos de atividades, pode-se, igualmente, tirar-lhe proveito em uma estratégia de social media.

      Para que isso se faça, entretanto, é preciso que os negócios que almejam utilizá-lo tenham, consigo, a noção de que ele é feito por processos que, se não são rigidamente selecionados, ao menos têm uma configuração típica.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

       

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