Todos nós amamos nossas famílias. Porém, conseguir trabalhar de forma saudável e produtiva com ela já são outros quinhentos, certo? Por isso criei esse texto especialmente pra você, que vive se perguntando “Mas como administrar uma empresa familiar?”
Esse é exatamente o desafio de quem decide investir na criação e na gestão de uma empresa familiar: conciliar boas práticas de gestão com um ambiente marcado por fortes vínculos pessoais.
Alguns dos desafios que a sua gestão irá encontrar são bem particulares da administração de uma empresa familiar.
Embora a primeira dificuldade que nos venha à mente seja o relacionamento familiar, esse não é nem de longe o maior obstáculo à gestão de uma empresa desse tipo.
É justamente na área de administração financeira que a sua empresa familiar precisará de uma atenção especial – para evitar cair nas armadilhas que costumam levar tantas outras empresas de micro e pequeno porte a saírem do mercado.
As decisões sobre o modelo de negócio que será adotado – como a instalação de loja física ou opção pelo empreendedorismo digital, o tamanho da sua equipe de funcionários e a remuneração de cada um deles: tudo precisará ser calculado de forma a garantir que o seu capital inicial mantenha a empresa em funcionamento pelos primeiros meses.
É claro que nem só de desafios é feita uma empresa familiar – pelo contrário! Os empreendedores que decidem por esse modelo certamente poderão vivenciar algumas vantagens quando comparadas às de uma empresa tradicional.
Para começar: você sabe que pode contar desde o início com a cooperação de cada um dos membros da equipe. Isso por si só já é uma grande diferença em relação a uma empresa tradicional, em que funcionários e sócios não têm um vínculo tão pessoal.
Outro ponto positivo é uma dinâmica de comunicação interna muito mais eficiente: resultado da confiança e dos anos de convívio entre os membros de uma empresa familiar.
Para ajudá-lo a como administrar uma empresa familiar, separei as 4 principais dicas que irão garantir o sucesso da sua empresa. Confira a seguir:
Cada membro da sua empresa precisa ter clareza sobre as funções que deve executar. Para evitar conflitos ou mal-entendidos, o melhor é estabelecer desde o início o diagrama de cargos da empresa. A dica é que as responsabilidades de cada um estejam bem discriminadas.
Ao estabelecer claramente as funções, sua empresa familiar ganha em seriedade e produtividade, ajudando a manter o ambiente o mais profissional possível. Se você conseguir definir com clareza quem será o responsável por quais funções, sua atividade como gestor ficará muito mais simples. Viu como começa a ficar fácil como administrar uma empresa familiar, não é mesmo?
E o principal: com isso bem definido, você evitará o problema de uma pessoa que é a “filha do dono” não querer fazer as coisas, pois pensa que possui vantagem sobre os demais. E deve ser ao contrário, já que por ser tão próxima e de confiança, é ela quem deve assumir as principais responsabilidades.
O controle financeiro é a área em que a maior parte das micro/pequenas empresas erram a mão.
Afinal, é fácil perder o controle das contas quando não é feita uma boa administração dos capitais da empresa ou ainda quando as contas da empresa não são separadas de suas contas pessoais. Justamente por isso, um bom primeiro passo é manter contas separadas para pessoa física e para pessoa jurídica, facilitando como administrar uma empresa familiar.
Outra dica interessante é elaborar um calendário financeiro para o seu negócio. Anote e controle as épocas com maior saída de capitais, bem como as épocas de alta nas vendas. Isso irá permitir sua empresa realizar um planejamento financeiro de longo prazo, agendando as promoções em vendas e os pagamentos nas datas que melhor beneficiarão o seu caixa.
Por fim, para manter um controle ainda mais rigoroso, considere investir em uma solução ERP.
Um ERP é um software desenvolvido para ajudar a otimizar os processos gerenciais da sua empresa. Ele conta com uma série de funcionalidades online que irão facilitar a administração da sua empresa familiar, tais como: gestão financeira e de estoques, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de relatórios gerenciais, NF-e, boletos bancários, entre outros.
Garantir um bom fluxo de informações entre sua equipe é essencial para alcançar sempre os melhores resultados. Por isso, busque estabelecer uma forma de comunicação que seja efetiva e que reduza o ruído organizacional. Só assim obterá total controle em como administrar uma empresa familiar.
Adotar um mural de recados, utilizar uma conta de e-mail corporativo, investir em um ERP, trabalhar com o compartilhamento de documentos online no Google Drive ou similar – são muitas as formas de garantir que o fluxo de informações não seja interrompido.
Muitas empresas familiares partem do princípio de que a comunicação não é uma prioridade, visto que os membros do time já possuem familiaridade uns com os outros. A questão é que, na correria do dia a dia, muitas informações acabam por se perder. É assim que começam os principais problemas: uma mercadoria deixa de ser reposta, o status de um serviço deixa de ser atualizado no sistema, etc.
Ter uma boa comunicação interna vai garantir que você ofereça ao cliente aquilo que está em posição real de entregar, assim, evitará atrasos e mal-entendidos prejudiciais à imagem da empresa, facilitando a administração de sua empresa familiar.
Um ponto que você não pode esquecer é sobre a importância de dividir as coisas. Apesar de ser difícil, é importantíssimo separar a “vida profissional” da “pessoal”. Uma possível discussão no trabalho não pode afetar seu relacionamento extra empresa.
Com uma base sólida, uma boa estruturação financeira e uma equipe bem alinhada no que diz respeito às funções e responsabilidades, sua empresa familiar tem tudo para crescer.
Para conquistar novos mercados e garantir suas vendas, é preciso se lançar no mercado digital. Se você está começando a se aventurar na área do marketing digital, não tenha medo de buscar uma consultoria especializada. É ela quem irá ajudá-lo a desenvolver uma identidade de marca, que cative o seu público – além de identificar os melhores canais e mídias para a sua divulgação.
Invista em uma webpage própria e considere se lançar no empreendedorismo digital. A área de e-Commerce tem crescido significativamente no país, graças à expansão do acesso à internet e a popularização dos smartphones. Talvez num próximo conteúdo escrevo sobre como administrar uma empresa familiar também na internet! =)
Caso a sua empresa não tenha uma presença forte na internet, basta solicitar uma amostra SEM COMPROMISSO do nosso serviço. Se tiver dúvidas e quiser saber mais, peço que assista a esses vídeos do nosso canal do YouTube:
Para a sua empresa familiar, o empreendedorismo digital possui a vantagem de oferecer um ambiente dinâmico e flexível de trabalho, com baixo custo de investimento inicial, e um alcance significativo – graças à rede.
E por falar em rede, não deixe de criar um perfil nas redes sociais mais acessadas: Facebook, Instagram, etc.
Marcar presença na internet nos tempos de hoje é parte essencial de uma estratégia de marketing de sucesso. É ela quem irá garantir que a sua empresa familiar alcance a projeção necessária para continuar a crescer sempre!
Quer saber mais sobre as vantagens do empreendedorismo digital para a sua empresa familiar?
Então não deixe de acompanhar o nosso blog e se inscreva no canal do YouTube!
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam como administrar uma empresa familiar.