Vem comigo, que eu te ensino como avaliar!
Não tem como avaliar algo se você não possui nenhum conhecimento sobre aquilo, não é verdade?
Por isso, nesse vídeo de hoje, você aprenderá como avaliar o seu site ou o site que será entregue a você. Assim, terá senso crítico para poder dizer se o trabalho que recebeu ou receberá é bom ou ruim.
Vamos aos pontos:
Por quê?
Imagine o site como a vitrine de sua empresa.
Pense assim: o cliente passa em frente à vitrine de sua empresa e está aquela bagunça – sujeira para todo lado, coisas caídas, desorganizadas – a verdadeira zona.
Que imagem sua empresa está transmitindo para esse possível cliente?
A de que a sua empresa é desorganizada, de que não vai entregar o seu produto bem feito, de que o serviço que faz também é uma porcaria.
Por quê?
A imagem transmitida é essa!
A função do site é a mesma: a cara da sua empresa.
Um site desatualizado, bagunçado e com problemas transmite a mesma imagem da sua empresa.
Entendeu a importância de um site moderno, clean e organizado?
O que seria isso?
Responsivo é o site que quando acessado do computador, abre de uma maneira; e quando acessado via celular ou tablet, por exemplo, abre de uma maneira diferente.
Como assim diferente?
Abrirá adaptado para aquela pequena tela do seu celular, facilitando a vida do seu usuário, do seu cliente.
Todo site deve ser responsivo.
Existe uma informação muito importante dentro disso ainda: o Google, que atualmente é o maior e mais utilizado buscador no Brasil, vem punindo os sites que não são responsivos.
Se seu site não é responsivo, já passou da hora de se preocupar, porque se você não for encontrado no Google, não será encontrado em nenhum lugar.
O que seria isso?
A navegação do site é o menu e como as informações estão diagramadas e posicionadas em seu site.
Por que isso é importante?
Nós já fizemos algumas pesquisas com ferramentas nos sites de nossos clientes e também nos nossos e chegamos à seguinte conclusão: 25% de todo o tráfego abandona o site por não encontrar a informação procurada.
Se você não deixar em evidência as informações importantes, seu visitante acabará indo embora.
O usuário atual possui muita pressa, sempre busca encontrar as coisas com facilidade.
Se ele se perder no seu site, automaticamente você perderá a chance de vender para essa pessoa, por isso é tão importante que a navegação de seu site seja pensada e organizada por um especialista.
É necessária a chamada para sua fanpage, para seu canal do Youtube, caso você o tenha.
Ele deve estar integrado com as redes sociais.
Por quê?
Atualmente, a maior parte da população brasileira acessa diariamente o Facebook, por isso é importante que seu visitante consiga entrar no seu site e ver que você também tem uma fanpage para que ele possa pesquisar mais conteúdos.
Um site desatualizado, o qual é acessado hoje pelo seu cliente e daqui a 1 ano e reúne as mesmas informações nas duas ocasiões, não atrai novos clientes.
Por quê?
Ele vê que não mudou nada, que está tudo igual.
Alguma coisa mudou em seu produto?
Você possui um novo serviço ou não presta mais um dos serviços que prestava?
Seu telefone de contato ou o endereço da empresa mudaram?
E se possível, tenha um blog em seu site, no qual postará conteúdo semanalmente, conteúdos esses que ajudam o seu cliente a resolver alguma dor ou algum problema.
Já falei em outros vídeos aqui no canal – você pode dar uma olhada e encontrar – sobre o marketing de conteúdo, que também tem tudo a ver com informações atualizadas do seu site.
Informe-se um pouquinho mais sobre marketing de conteúdo que você entenderá a importância das informações do seu site, além da importância de um blog atualizado.
Um site moderno e profissional já conta com o gerenciador de conteúdo, que nada mais é do que uma ferramenta por detrás daquela capa do site que você está vendo, que possibilita atualizar as informações que ali estão, de maneira mais fácil.
Se você precisar alterar um telefone ou postar um novo texto, ele facilita, e muito.
Ele trabalha com um banco de dados, no qual são gravadas as informações. Tudo o que você vê na tela está salvo em um banco de dados.
Essa é a vantagem de dispor de um gerenciador de conteúdo.
Isso facilita muito na atualização das informações, conforme explicado no item anterior.
Você possui seu site, assim como existem outros milhares.
Como seu site será encontrado no Google?
Através da otimização e também de conteúdo de qualidade.
Seu site primeiramente deve ser otimizado para os buscadores.
Como é feito isso?
Não explicarei aqui a parte técnica, pois você também não vai entender.
Mas por detrás daquela capa bonita, daquilo que você enxerga, existem vários códigos e eles são otimizados para serem bem apresentados ao buscador.
O buscador é um robô, que não lê o seu visual, mas sim o que está por detrás, que é o código.
Esse código deve estar otimizado para que o buscador encontre as informações de que ele precisa e ranqueie melhor o seu site.
A otimização de seu site é um dos pontos que o Google utiliza para fazer o ranqueamento.
Existem outros milhares. Só isso não garantirá o seu posicionamento na primeira página, mas já é o primeiro passo.
E sem ele, o que você fará depois também não adiantará.
Faça-o e depois siga com os outros passos para ranqueamento.
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários, fazendo favor, que terei o prazer de respondê-lo. Se gostou dessas dicas, clique em gostei ou em curtir aí, inscreva-se em nosso canal para poder acompanhar os novos vídeos e nos vemos na próxima aula.