Abrir um negócio com pouco dinheiro parece ser uma ótima saída para várias pessoas. A situação financeira da maioria das famílias brasileiras não está fácil (em especial desde 2014, por causa do início da crise econômica em que vivemos). Surpreendentemente, o que tinha tudo para ser o maior desmotivador do empreendedorismo, tornou-se seu principal motivador! Os números divulgados pelo SEBRAE indicam que mais de 11 milhões de novas empresas foram criadas desde o início da recessão.
Em outras palavras: é totalmente possível tomar as rédeas da situação, reinventar-se, abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro e deixar a crise para trás. Quer saber como começar um negócio, de forma simples e descomplicada? Então confira as dicas a seguir:
O sonho de começar um negócio não é algo em que se possa embarcar sozinho: converse com familiares e amigos. Você descobrirá, ao longo do caminho, que o apoio emocional e financeiro que eles podem lhe fornecer será essencial para garantir o seu sucesso.
Além disso, você não é o único empreendedor do mundo buscando começar um negócio com pouco dinheiro. Isso significa que há muita informação disponível na rede, além de muitas pessoas na mesma situação, com as quais pode ser interessante trocar uma ideia.
Converse com empreendedores que abriram seu próprio negócio recentemente e busque saber como foi esse processo para eles, nos mais diversos níveis. Isso irá ajudá-lo a ter certeza de que você está preparado para enfrentar as batalhas que virão… Espere ouvir reclamações do tipo:
Começar um negócio não é tarefa fácil, independentemente do capital inicial. Se deseja começar o seu negócio e obter sucesso, vai ser preciso se preparar muito bem antes de passar para a ação. Isso evitará que caia nos erros mais comuns, e acabe reproduzindo as reclamações que listei acima.
Mas… como se preparar para começar um negócio?
O primeiro passo é, certamente, definir o modelo de negócio mais compatível com aquilo que você sonha e com sua realidade financeira. Existem inúmeras opções, e sim, é possível começar o seu negócio com pouco dinheiro. Para isso, opte por modelos de negócios que não envolvam um investimento inicial alto, como os seguintes segmentos, por exemplo:
Para quem está com baixo capital inicial, o ideal é optar por modelos de negócio que permitam escapar dos maiores gastos na abertura da empresa, como a locação do ponto comercial e a contratação de funcionários.
Definir o que, exatamente, a sua empresa vai oferecer é essencial na hora de começar um negócio. Afinal, é a partir dessa informação que você poderá determinar melhor seu público-alvo e as estratégias comerciais que serão adotadas. Convenhamos que escolher um setor nem sempre é fácil, mas fuja das armadilhas encontradas na internet, em especial destas duas:
“Faça algo inovador”
“Faça algo de que goste”
Ora, nem todo negócio aberto precisa reinventar a lâmpada para ser um sucesso. Nem sempre é preciso ter a ideia mais criativa, “diferentona”, para conseguir começar um negócio sólido. Na maior parte das vezes, as novas empresas baseadas em ideias “excêntricas” acabam sendo um fiasco.
Outro risco de quem se pauta muito nesse conceito de buscar algo inovador para começar um negócio é acabar não abrindo nunca a própria empresa. Por isso, jogue fora essa concepção. Para começar um negócio de sucesso – e com pouco dinheiro – vá atrás de atender uma necessidade real, que já exista no mercado.
Ela pode ser um serviço que ainda não esteja disponível na região em que você mora, por exemplo. Ou, ainda, uma nova necessidade imposta pelos tempos atuais – do tipo aprender inglês, marcar presença digital através de marketing, etc. Existe uma série de necessidades concretas que podem ser atendidas por uma nova empresa com pouco capital inicial – é questão de conhecer seu mercado.
Na mesma linha, nem sempre será possível começar um negócio naquilo que você mais gosta de fazer. É claro que não estamos insinuando que para fazer dinheiro você terá que abrir o seu próprio negócio em uma área que você odeia – muito pelo contrário.
A questão é que talvez o seu hobby simplesmente não seja comercial – e insistir nele pode ser uma péssima decisão empresarial. Minha ideia é: busque uma decisão que seja essencialmente racional na hora de começar o seu negócio, ainda mais se você estiver iniciando com pouco dinheiro.
Após decidir qual seu modelo de negócio e em qual setor a sua empresa irá atuar, é hora de definir seu público-alvo. Para isso, minha dica é: realize uma boa pesquisa de mercado. Visite seus futuros concorrentes antes de começar seu negócio e verifique quais os diferenciais atrelados ao produto ou serviço deles.
Analise o público-alvo de seus concorrentes, e decida qual será o nicho de mercado que você irá explorar. Um mesmo serviço pode ser oferecido a públicos muito diferentes no que diz respeito à renda, escolaridade, idade, gênero, etc. Ter clareza de quem será o seu público-alvo irá permiti-lo adequar seu discurso de vendas e maximizar seus resultados.
Começar um negócio com pouco dinheiro não é tarefa fácil! Ela exigirá de você uma boa capacidade de administração para evitar que sua empresa seja mais uma a fechar as portas antes de atingir os 2 anos de funcionamento. Antes de mais nada, faça um controle de todas as despesas que serão necessárias para começar o seu negócio. Inclua nessa lista os custos para:
Lembre que, além dos custos de abertura da firma, será necessário garantir que sua empresa possua capital de giro. Para quem não está familiarizado com o termo, capital de giro é o dinheiro que permite que sua empresa opere normalmente, adquira os estoques e faça as reposições necessárias.
Para ajudar quem está começando um negócio, existe uma série de planilhas de custo disponíveis online. Elas irão auxiliar quem está começando com pouco dinheiro a manter as contas em dia e garantir o crescimento da empresa.
Outra ferramenta interessante são os sistemas ERP. Um ERP é um software de gerenciamento de recursos e, quando oferecido online, reduz os custos iniciais de hardware para a sua empresa.
Entre as ferramentas oferecidas por um sistema ERP online estão:
Dessa forma, um ERP permite controlar, de forma simples, interativa e inteligente, todos os recursos da sua empresa, sendo de grande valia para quem está começando um negócio com pouco dinheiro.
Começar um negócio vai exigir de você, empreendedor, toda a garra do mundo. Você não será mais aquele funcionário que chega na empresa, bate o ponto, toma um cafezinho, e vai embora tranquilo ao final do expediente. Não! Agora você tomou as rédeas nas mãos, e vai precisar fazer seu negócio dar certo.
Não tenha medo, você não está sozinho! Pelo contrário: está começando uma jornada incrível – provavelmente a mais excepcional da sua vida – cercado por amigos e familiares! Não tenha receio de buscar ajuda: ninguém nasce sabendo…
E, embora começar um negócio com pouco dinheiro possa parecer um pouco assustador, não há razões para não dar certo. Afinal, nada resiste ao trabalho!
Se está começando o seu negócio agora, não deixe de comentar aqui o que achou das dicas e como está sendo esse processo para você. Afinal, tenho certeza de que a troca de experiências será enriquecedora para todos os nossos leitores-empreendedores! Abraço e até a próxima!
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam Como começar um negócio com pouco dinheiro.