Infelizmente, isso é o que mais acontece, pelo menos aqui no Brasil. Já presenciei diversas vezes casos em que adquirimos um produto ou serviço; chega na hora da entrega e nos deparamos com aquela decepção, por isso aprender como comprar se mostra de tanta importância atualmente.
Utilizarei diversos exemplos aqui do mercado que eu conheço, o digital, em que estou inserido há mais de 13 anos.
Por isso, nada mais justo do que exemplificar o que acontece em nosso mercado, mas que também deve acontecer em outros, assim como no seu.
São aquelas pessoas que aproveitam seu tempo vago para aprender alguma coisa e depois querem sair por aí vendendo aquilo que aprenderam.
Nada contra isso, mas não diga que é especialista, porque não é – para o ser, são necessários pelo menos cinco anos de trabalho full-time na área; são necessários cursos, preparo, estudo e experiência.
Então, tome cuidado, pois isso acontece sempre!
E o mais grave entre todos: clientes sendo processados por utilizarem imagens e conteúdo sem direitos autorais.
Ou seja, aquele “especialista” contratado utilizou imagens que não poderiam ser utilizadas, além de conteúdos copiados de outros sites; e o cliente que possui esse conteúdo em seu site que é processado.
Não é o cara que colocou lá que vai levar o processo, e sim você, cliente, que está utilizando essas imagens por não ter direito sobre elas.
Isso é muito perigoso, por isso você deve prestar bastante atenção nos próximos pontos que citarei para poder tentar evitar que isso aconteça com você e o seu negócio.
É claro que estou exemplificando sobre o mercado que eu conheço, conforme já dito.
Mas, em seu mercado, essas dicas que transmitirei também podem ser aplicadas: como você deve proceder na contratação de uma empresa.
Assim, você terá maior chance de acerto quando comparado ao seu método utilizado hoje.
Vamos a elas:
Peça o CNPJ; consulte-o; digite no Google: “consultar CNPJ Receita Federal”; que aparecerá um link para consultar o CNPJ dessa empresa e verificar a situação cadastral da mesma.
É uma maneira fácil de verificar, que pode eliminar alguns trapaceiros do mercado.
Essa pessoa está dizendo que é especialista, mas há quantos anos ela está no mercado?
Quanto tempo ela possui de CNPJ? Quanto tempo a marca dela possui de registro? Ela tem uma marca registrada e está realmente comprometida com esse negócio, ou é alguém que apenas está aproveitando a oportunidade para ganhar um dinheirinho?
Se deseja contratar uma empresa séria, você deve verificar.
Essa empresa possui mais de 9 anos de atuação?
Se ela se diz especialista, precisa de, no mínimo, 5 anos.
Se ela tiver mais do que 5, ok, show de bola, você já está no caminho certo.
Ela está dizendo que é uma empresa grande? Ela tem funcionários? Ela emprega alguém? Quem são esses funcionários? Ela realmente possui uma equipe especializada? O site dela possui a cara de cada pessoa que trabalha nessa empresa?
Se sim, quais são eles? Você conhece algum?
Dê uma ligada para esses clientes e pergunte: “viu, realmente a empresa XYZ presta serviços para vocês? Está contente com o serviço deles?”.
O contrato não serve apenas para a proteção da empresa, mas para a sua também.
No contrato, estará especificado tudo o que será e o que não será prestado.
Se ela oferece um contrato, ela está assumindo.
E esse contrato, possui todas as informações da empresa? Está coincidindo com o cadastro da empresa?
Porque uma empresa séria fornece nota fiscal. Você terá nota fiscal do serviço prestado ou do produto que está comprando?
Tem garantia? Se sim, qual é?
Porque se você não tiver a nota fiscal, menor ainda a chance de contar com uma garantia.
E o mais triste disso tudo é que eu citei seis itens, que são os menos valorizados pelas pessoas.
A maioria delas começa por onde?
Pelo preço!
“Ah, mas quanto você vai me cobrar?”
“Eu vou cobrar X”
“Mas o fulano ali vai cobrar Y, vou contratar o serviço do fulano”
Vai, vai atrás do preço para ver o que acontece.
Siga as dicas, pois assim, dificilmente errará em como comprar e não sairá prejudicado.
Não são dicas infalíveis, mas, se as seguir, dificilmente será enganado. Você dificultará que essas pessoas de má-fé consigam sabotar o seu negócio.
Isso pode ser utilizado também como pessoa física, seja na hora de adquirir um serviço ou um produto, pedir a instalação de um ar condicionado em sua casa, ou solicitar manutenção.
Use essas dicas, que não irá mais se arrepender após o pagamento.
Se gostou (espero que sim e espero que essas dicas o ajudem em seu negócio e em sua vida pessoal), deixe aqui o seu “jóinha” e o seu curtir, inscreva-se em nosso canal, deixe aqui nos comentários sua sugestão para os próximos vídeos e nos vemos na próxima aula.