Pense bem: hoje em dia, as pessoas resolvem quase todos os seus problemas apenas “dando um Google”. Logo, em algum momento, elas podem estar buscando justamente pela solução que você tem para oferecer. Por isso é primordial você saber como empreender na internet.
Quer entender de vez como empreender na internet sem medo? Siga os passos que listamos a seguir e prepare-se para alcançar o sucesso no meio digital!
Antes, as pessoas se limitavam a adquirir o que precisavam em estabelecimentos próximos, e acabavam comprando o que havia em sua região, mesmo que não fosse exatamente o que buscavam.
Outras vezes, quando queriam encontrar o melhor preço, visitavam vários estabelecimentos com uma lista para comparar, entre eles, os valores pedidos.
Bom, sabemos que hoje tudo isso é completamente diferente. Com sites e aplicativos comparadores de preços, a ação dos consumidores tornou-se muito mais fácil. Até mesmo por isso, ter uma loja virtual é uma das melhores formas de estar presente no mercado.
Além da presença, você terá um alcance ainda maior de clientes, podendo expandir seus negócios por todo o país e até o mundo, se desejar. E, para ter uma loja virtual, você só precisa encontrar o parceiro certo.
Atualmente, existem diversas agências especializadas nesse serviço. Nesse sentido, mesmo que o seu negócio não seja de produtos físicos, você pode ter essa presença com um catálogo de orçamentos, por exemplo.
Bom, se você decidiu empreender na internet, deve se atentar para alguns cuidados. Assim como nos estabelecimentos físicos, sempre existem pessoas “só dando uma olhada” em seus produtos ou serviços — ou podem nem sequer olhá-los ao se deparar com um layout ruim.
Realmente, a aparência visual é tão importante quanto a sua presença na internet, por isso, vale a pena investir em uma agência para ter um trabalho mais profissional e atraente.
Ter o layout responsivo e/ou uma plataforma mobile também faz parte da experiência do usuário, afinal, queremos que ele consiga acessar facilmente o que deseja, certo? Pois o empreendedorismo digital pode cuidar disso.
Segundo pesquisa da Kantar Wordpanel, somente em 2016, a quantidade de brasileiros com smartphones aumentou 8 pontos em relação ao ano anterior, chegando a 57%. Número que se justifica no uso que as pessoas podem fazer dos aparelhos mais modernos: eles praticamente substituem os computadores e notebooks.
Sendo assim, ter um olhar especial para esse tipo de dispositivo é fundamental para alcançar o público onde ele estiver.
Isso pode parecer clichê, mas ser inovador é essencial para qualquer tipo de empreendedorismo de sucesso — tanto online como físico.
E, para saber como inovar, você precisa estar atento às necessidades do seu segmento. Afinal, inovação não significa inventar coisas do nada e fazê-las darem certo. Você pode inovar trabalhando até com o que já tem, mas fazendo de maneira diferente.
Contudo, para isso é preciso atenção. Busque fontes interessantes e páginas especializadas em empreendedorismo para se inspirar, e continue sempre repensando seu próprio modelo.
Acompanhar as histórias de grandes inventores também são indicadas. Nesse caso, pessoas como Thomas Edison e Nikola Tesla são referências não só de sucesso, mas também de persistência em busca de soluções inovadoras.
Seu cliente precisa confiar que você sabe do que está falando, certo? Nesse sentido, além de fortalecer o relacionamento com os seus clientes atuais, investir em conteúdo ainda atrairá novos públicos interessados no seu negócio.
Lembra o que dissemos sobre as pessoas buscarem soluções para todos os problemas na internet atualmente? Pois então: o seu conteúdo poderá ajudá-las a descobrir que você é a solução ideal para esses problemas!
A ideia é usar esse recurso para gerar credibilidade no ambiente online: as empresas que conseguem isso costumam obter resultados significativos. Você pode ter um site ou um blog, por exemplo, para entregar conteúdo relevante sobre o seu negócio.
De toda forma, concentre-se em trabalhar com o conceito de persona para oferecer a ela informações cada vez mais precisas e esclarecedoras. Esse é o caminho.
O Google recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês, o que confirma que as pessoas estão usando essa ferramenta como um verdadeiro guru diante de qualquer situação. E é por isso que usar essa e outras ferramentas de pesquisa é uma excelente maneira de turbinar o seu conteúdo.
Imagine-se, por exemplo, utilizando o Google para procurar por alguma informação. Provavelmente, você se concentrará nos primeiros resultados da pesquisa para encontrar o que precisa, não é? Justamente por isso, investir em Search Engine Optimization (SEO) faz toda a diferença.
De fato, estar no topo do ranking é a melhor maneira de obter tráfego para o seu site e dar visibilidade à sua ideia. E esse conjunto de técnicas utilizadas para alavancar uma página junto aos mecanismos de pesquisa ajuda a tornar o conteúdo mais rico e, assim, ganhar audiência.
Então, não deixe de trabalhar com SEO. Isso pode transformar sua presença online!
Um dos grandes diferenciais da internet em relação às mídias tradicionais diz respeito ao controle de gastos nos anúncios.
Na rede, você pode trabalhar com mídia orgânica e mídia paga — ou seja, criar conteúdo gratuito, utilizando redes sociais para fazer postagens, ou criar anúncios a partir de ferramentas como o Facebook Ads e o Google Adwords.
Quanto a isso, é importante divulgar sua mensagem em ambiente online usando as ferramentas disponíveis.
Embora, trabalhando com mídia orgânica, você tenha condições de se promover, a mídia paga ainda oferece benefícios de ampliar o seu alcance sem que os gastos sejam tão elevados. Afinal, nesses casos, você só paga quando alguém clica no seu anúncio.
Sem dúvida, uma das melhores coisas proporcionadas pela revolução da internet é a proximidade da relação entre empresa e cliente. E, se você souber trabalhar esse relacionamento com o seu cliente, as chances de sucesso empreendendo na internet serão ainda maiores!
As empresas que souberam trabalhar o relacionamento com o cliente tiveram tanto sucesso que surgiu até um novo conceito para os fãs delas: o Advocate Marketing, ou “marketing dos defensores”, feito basicamente de defensores das marcas que acabam fazendo marketing gratuitamente.
Assim, você pode manter relacionamento por e-mail marketing, enviando conteúdo e benefícios, por exemplo. Também pode usar as mídias sociais ou até criar uma proximidade interna, com um acompanhamento atencioso de tudo o que ele precisa.
A tecnologia permitiu que o ambiente online oferecesse inúmeras possibilidades para quem está disposto a trabalhar. Sendo assim, mergulhe de cabeça na rede para conhecer melhor as ferramentas que ela oferece. Com um computador e acesso à internet, você já pode começar a ser um empreendedor digital.
Você verá, inclusive, que boa parte dessas ferramentas são até econômicas. É o caso da Cloud Computing, que permite a você hospedar seus documentos na nuvem para resgatá-los de onde estiver.
Outras ferramentas, como os chamados ERP (Enterprise Resource Planning), também são fundamentais para melhorar a gestão empresarial. Até aplicativos de celular, como os oferecidos pelo Google (Hangout, Drive, entre outros), são desenvolvidos para facilitar a ação de empreendedores!
Essas foram apenas algumas dicas sobre como empreender na internet. Como você viu, as possibilidades são inúmeras: basta estar disposto a investir nas tendências e buscar informações.Restou alguma dúvida ou tem outras dicas pra compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!