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      Como fazer um email marketing: Dicas valiosas para fazer vendas

      Uma das ferramentas mais antigas da internet continua sendo umas das principais geradoras de vendas para as empresas que trabalham no mercado digital, neste artigo falaremos de como fazer um email marketing.

      Como fazer um email marketing

      Com a evolução da internet e o surgimento das redes sociais, foi especulado que o email marketing seria deixado para trás em estratégias para vender pela internet, porém ele continua na ativa e pode lhe gerar um ROI (Retorno Sobre o Investimento) incrível.

      Se você deseja aumentar seu lucro e vender pela internet, então é essencial que você aprenda a como fazer um email marketing, acompanhe nossas dicas abaixo.

      Por que funciona?

      Antes de darmos dicas de vendas e falar sobre como fazer um email marketing vamos falar um pouco sobre o por que essa estratégia funciona.

      O e-mail já era uma ferramenta muito utilizada já há algum tempo, a maioria das pessoas tem um e-mail e os checam com certa frequência, com o advento dos smartphones isso ainda se intensificou pois para utilizar a maioria dos serviços é necessário se cadastrar com um e-mail.

      Diferente de redes sociais que o usuário pode ser cadastrado em algumas redes e em outras não, o usuário necessita do e-mail para poder se cadastrar em qualquer serviço.

      Portanto quando temos o e-mail do cliente temos em mãos um canal de comunicação direta, o que lhe dá uma chance perfeita de falar abertamente com seu público-alvo.

      Além de tudo é um canal de comunicação versátil que pode ser usado para múltiplos fins como informativos, convites, newsletters, email-marketing, etc.

      E por último mas não menos importante, utilizar email marketing é uma das estratégias mais baratas do mercado.

      Construindo uma lista de e-mails

      A primeira coisa que devemos dar atenção na hora de fazer um email marketing é a sua lista de emails. Se você está pensando em comprar um lista de e-mails por ir parando por aí, NUNCA compre uma lista de e-mails.

      Ao comprar uma lista de e-mails você estará gastando dinheiro, pode sujar sua reputação e ainda está contribuindo com uma prática desonesta enviando e-mails para clientes que nunca te deram a permissão para enviar seu conteúdo a eles.

      Enviar email marketing para uma lista de e-mails comprada é uma prática chamada de Marketing de interrupção e pode ter absoluta certeza de que não funciona.

      Para montar uma lista de e-mails precisamos prospectar contatos de qualidade, ou seja, contatos que estão interessados em seu tipo de produto, pois tentar criar uma lista de e-mails com pessoas que não tem interesse em seu produto é perda de tempo e dinheiro.

      Como fazer um email marketing construindo uma lista de emails

      Não é tão difícil montar uma lista de e-mails de qualidade, basta analisar onde está seu público alvo. Por exemplo, seu público alvo pode estar no seu site, logo, você pode criar um formulário para capturar os e-mails destes possíveis clientes. Como fazer com que os usuários insiram seus e-mails nesses formulários? ofereça a eles um brinde, uma promoção, conteúdos entre outros em troca.

      Outro exemplo, em um evento faça uma estande oferecendo algo que seu cliente possa enxergar valor e em troca peça seu e-mail. Esteja sempre atento para cultivar uma grande lista de e-mails de qualidade.

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        Conteúdo

        Para quem está aprendendo em como fazer um email marketing essa é uma das partes mais difíceis. Na hora de criar uma campanha de email marketing é necessário ter muita atenção na produção do conteúdo, pois é ele que guiará o cliente até a compra.

        Você não vai conseguir vender pela internet enviando e-mails com ofertas e promoções logo de cara, primeiramente você deve criar conteúdos que estejam de acordo com o que seu público alvo esteja interessado.

        Quanto mais e-mails com conteúdos que interessem ao seu cliente você enviar mais autoridade esse cliente verá em você, e com isso você terá muito mais chances de que esse cliente compre um produto seu ao invés de comprar do concorrente.

        Outra dica para você que está aprendendo em como fazer um email marketing é que menos é mais, não escreva conteúdos grandes por e-mail, esta é uma mídia onde o leitor não está afim de passar muito tempo lendo, portanto vá direto ao ponto, não enrole. Se você tem um conteúdo grande que deseja enviar para seu cliente então considere postar esse conteúdo em um blog e então enviar um e-mail com o link do post.

        Crie sempre e-mails com HTML responsivo(tecnologia utilizada para que conteúdos de internet se adaptem a dispositivos móveis), estudos mostram que 38% dos internautas abrem seus e-mails em dispositivos móveis, portanto um e-mail que não se adapta a esses dispositivos possuem uma grande chance de serem fechados ou excluídos sem serem lidos.

        Mais uma coisa que aprendemos em como fazer um email marketing é sempre ter cuidado com imagens, alguns serviços de e-mail podem bloquear algumas imagens fazendo com que parte de seus clientes não recebam seu conteúdo corretamente, portanto cuidado na hora de usar muitas imagens.

        Relacionamento

        Cuidado! manter o relacionamento com seu cliente através de e-mails com conteúdo de qualidade não quer dizer enviar e-mails todos os dias. Seja moderado e não envie e-mails com alta frequência, pois isso pode incomodar seu cliente fazendo com que ele se descadastre de sua base de e-mails.

        Faça seu cliente se sentir único, cuidado ao enviar e-mails genéricos onde o leitor logo de cara sabe que aquele é um e-mail automático, seja pessoal e utilize sempre seu nome na assinatura do e-mail ao invés do nome da sua empresa, isso faz com que o leitor crie um laço mais forte com você.

        Outra forma de fazer o cliente se sentir único é utilizar sempre o nome dele na saudação do e-mail. Várias ferramentas de envio de email marketing tem esse recurso onde você pode configurar para cada e-mail ir com o nome do destinatário no conteúdo do e-mail.

        Evite com que seus clientes se descadastre ou marque seu e-mail como SPAM, cliente novos têm a tendência de não lembrar que se cadastraram para receber e-mails, para evitar isso sempre adicione no final do e-mail o motivo do cliente estar recebendo este conteúdo. Por exemplo: “Você está recebendo este e-mail pois se cadastrou no blog da Kryzalis”.

        Título do e-mail

        De nada adianta ter um conteúdo excepcional se seu e-mail não for aberto, então não tenha pena de gastar muito tempo para escrever o título.

        Um bom título deve conter 4 coisas, ele deve ser útil ao leitor, deve criar um senso de urgência, deve passar a idéia do real motivo do e-mail e tem que ser ultra-específico.

        Essa é uma técnica de construção de títulos ensinada aqui no site copyblogger: http://www.copyblogger.com/writing-headlines-that-get-results/

        Infográfico: Como prospectar clientes

        Pode não ser tão fácil aprender como fazer um email marketing de sucesso, porém com essas dicas tenho certeza que você terá um norte de como proceder.

        Ficou com alguma dúvida? Deixe suas dúvidas e opniões nos comentários!

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