No texto de hoje, explicarei brevemente o que é, para que serve e como funciona o LinkedIn. Também preparei um bônus com estratégias que irão ajudar sua empresa a dar os primeiros passos na mais profissional das redes sociais. Tudo pronto? Então vamos lá!
O LinkedIn é uma rede social fundada no ano de 2002. Possui como principal objetivo permitir que profissionais criem uma rede de relacionamentos com outros profissionais e, ao mesmo tempo, exponham suas habilidades, aptidões, experiências, objetivos e conteúdos para serem endossados pelos próprios colegas de trabalho ou na procura empresas que ofereçam oportunidades de emprego dentro da própria rede.
Atualmente, o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários do LinkedIn – são aproximadamente 25 milhões de pessoas conectadas. Mesmo não sendo tão popular como o Facebook e o Instagram, o LinkedIn é uma rede social de extrema importância para profissionais e empresas que buscam atingir o “status” de autoridade dentro do mercado em que estão inseridos.
Apesar do grande número de usuários, muitas empresas encontram-se meio perdidas sobre como atuar e principalmente sobre como funciona o LinkedIn. A maioria das pessoas enxergam a rede social apenas como uma forma de fazer contatos (networking) e procurar emprego, porém, conforme dito lá em cima, empresas que sabem utilizá-lo conseguem resultados muito positivos, tanto em ganho de novos talentos para compor a equipe quanto em número de clientes.
Acredito que até aqui tenha ficado um pouco claro para você o que é o LinkedIn. A partir de agora, irei apresentar melhor as duas maneiras de atuação na rede social e como funciona o LinkedIn para empresas. Ao final deste post, você encontrará uma checklist, desenvolvida por mim, com algumas idéias e estratégias para que você comece a sentir na prática o impacto positivo que o LinkedIn pode trazer para você e para sua empresa.
Ao contrário do que muitos creem, o LinkedIn não serve apenas para procurar e oferecer emprego – ele também é uma excelente ferramenta virtual para que você conheça novos projetos, novos profissionais e realize Benchmarking na busca de idéias e soluções para os projetos e desafios que você e outros empreendedores da sua área vivenciam. Além disso, é uma boa forma de encontrar seus colegas de trabalho, faculdade e cursos de aperfeiçoamento, com o objetivo de manter contatos profissionais.
O primeiro passo para você começar a desfrutar do LinkedIn é começar criando uma conta dentro dentro da rede social – é gratuito, como em todas, porém, se você optar por uma conta premium, poderá desfrutar de alguns benefícios que a rede social oferece. Faça agora sua conta e descubra como funciona o LinkedIn aqui!
Quando configurar o seu perfil, utilize uma foto profissional – nada de fotos na “balada” ou em churrasco de amigos: lembre-se que o LinkedIn pode ser a primeira impressão que as pessoas terão de você e de seu negócio e, diferentemente do Facebook e do Instagram, as pessoas que estão no LinkedIn prezam muito pelo uso da rede para fins profissionais – tanto em linguagem quanto em conteúdo.
Tente tornar seu perfil o mais completo possível – é indicado que ele possua experiências profissionais, formação, cursos complementares e projetos desenvolvidos. Também procure pessoas que você conhece pessoalmente e profissionalmente e faça indicações sobre as habilidades delas – isso pode ajudá-lo a ganhar algumas recomendações de volta. Resumindo: busque sempre deixar seu perfil do LinkedIn ativo e atualizado.
Assim como no Facebook, o LinkedIn possui um recurso voltado exclusivamente para que as empresas se relacionem com seu público de interesse. Ele é conhecido como Company Page e basicamente serve para você expor sua empresa para as pessoas – destacar trabalhos feitos, promover ofertas, vaga de emprego, etc.
Uma das dicas que o ajuda a humanizar sua empresa dentro do LinkedIn é estimular que seus funcionários e sócios participem da rede social e exibam em seus perfis que trabalham na empresa, afinal, são seus colaboradores que formam a cara da empresa. Procure também fazer recomendações de seus clientes e parceiros dentro do LinkedIn – isso pode estreitar os laços.
Quando for preencher os dados sobre sua Company Page, não esqueça que, para entender bem como funciona o LinkedIn, é indicado que você utilize tudo o que a ferramenta oferece para o preenchimento – quanto mais completo, mais transparente sua empresa parecerá aos olhos dos usuários da rede social.
Busque colocar informações como: quem são seus colaboradores, quais foram os projetos que sua empresa desenvolveu, o código de cultura da sua empresa (utilizando o slideshare), registros de eventos institucionais, site, blog, telefone de contato, redes sociais e outras coisas que você achar relevante e irão ajudá-lo a dar destaque a sua Company Page. Se sua empresa trabalha com produção de conteúdo, utilize os grupos do LinkedIn para buscar inspiração, participar de discussões e divulgar as produções.
Antes de saber como funciona o LinkedIn para anúncios, é necessário que você possua duas coisas: uma Company Page e uma conta de anúncios configurada com as informações de pagamento. Para obtenção da segunda, basta acessar esse link. O próprio LinkedIn oferece um passo-a-passo em sua página de ajuda – isso facilitará muito na hora da criação. Você pode acessá-la clicando aqui: Ajuda do LinkedIn.
Depois de tudo configurado, chegou a hora de escolher qual será o objetivo da sua empresa com o anúncio no LinkedIn. Atualmente possuímos dois tipos de anúncios que podem ser realizados no LinkedIn:
Sponsered Updates (atualizações patrocinadas): muito parecido com o anúncio de envolvimento da publicação do Facebook. Nele, você selecionará quais conteúdos postados em sua Company Page serão impulsionados.
Text Ads: esse tipo de anúncio é mais focado em alcançar leads segmentados dentro do LinkedIn. Nele, você configura um anúncio, que pode ser realizado em texto ou texto + imagem, e seleciona uma página de destino (Landing Page) para que as pessoas convertam de acordo com objetivo dessa página.
O ponto forte de anunciar no LinkedIn está na segmentação. Nela, você pode escolher características como: região, idade, gênero, competências, diplomas, área de estudo, setor da empresa, tamanho da empresa, nível de experiência, grupos dos quais seu público participa, etc.
Após configurar a segmentação, você precisará definir o orçamento, a programação e o tipo de lance de sua campanha. Uma dica aqui é sempre colocar o valor de lance mínimo sugerido, ainda mais se você está começando a entender como funciona o LinkedIn. Lembrando que a rede social aceita pagamento em reais (R$)
Depois de tudo configurado, você só precisará revisar seu anúncio e ativá-lo 🙂
Bom, depois de tanta informação e algumas breves explicações, acredito que ambos concordamos com uma coisa:
Para aprender realmente como funciona o LinkedIn é necessário colocar o aprendizado em prática! Não é mesmo?
Pensando nisso, elaborei uma checklist com algumas dicas, vistas ao longo desse post, de como utilizar o LinkedIn para empresas, além de algumas inéditas que levantei após muito estudar sobre o LinkedIn para você. Nela, apresentarei:
Para resgatar esse presente que eu montei especialmente para ajudá-lo, você deve apenas clicar aqui: quero baixar minha checklist!
Espero que você tenha gostado desse post e entendido melhor como funciona o LinkedIn quando for criar autoridade à sua empresa e também ao seu perfil na rede social! Se você possui alguma dúvida ou precisa de ajuda em algo, deixe um comentário que terei prazer em respondê-lo e trocar uma idéia com você 😉
Se você conhece alguém que também deseja aprender como funciona o LinkedIn ou que possui potencial para conquistar seus objetivos na maior rede social para profissionais do mundo, compartilhe esse texto e contribua com minha missão de ajudar as pessoas!
Está gostando? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam Como funciona o Linkedin.