Você pode ser proprietário de uma micro, pequena, média ou gigante empresa, não importa, pois existe uma forma de como quebrar sua empresa de maneira bem rápida: NÃO REALIZAR VENDAS!
Muitos empreendedores empenham-se naquele plano de negócios maravilhoso; trabalham em cima do produto e do serviço – desenvolvem aquele produto fantástico, que ninguém se recusaria a comprar; fazem tudo da maneira mais perfeita, mas se esquecem de implantar um departamento comercial de alta performance.
Costumo dizer que, independentemente do tamanho, uma empresa deve ter um vendedor – seja ele o proprietário ou o sócio.
Vai montar um negócio e não possui perfil de vendedor ou não é vendedor?
Você tem duas opções:
Por que não aprender a vender?
Não dá para começar e manter um negócio sem dispor de pelo menos um vendedor.
A maneira mais fácil de como quebrar o seu negócio é não vender.
Você pode ser o melhor administrador que existe na face da Terra, pode ter o melhor produto do mundo – mas se não tiver quem venda esse produto ou não vendê-lo, o seu negócio vai quebrar.
É aquela velha máxima: “você não pode gastar mais do que recebe”.
E para receber, é necessário vender, seja sua mão-de-obra ou seu produto.
Essa é a importância de um departamento comercial.
Vejo diversos micro e pequenos empreendedores começando um negócio sem dispor de um departamento comercial.
A maioria dos negócios começa somente com uma pessoa ou duas, e uma delas é o dono do negócio, sendo que este está mais preocupado em administrar, em desenvolver o produto, em atender o cliente do que em vender.
É claro que fazer tudo isso é importante, mas vender é tão primordial quanto, já que se não vender, não terá o que administrar daqui a 6 meses ou 1 ano.
Você pode possuir um capital de giro gigante, mas, se não estiver vendendo, vai chegar uma hora que ele irá acabar.
Leve isso para a sua vida: se for abrir um negócio ou se possui um negócio e não conta com um vendedor, a hora que acabar de assistir a esse vídeo, vá correndo montar um planejamento para solucionar esse problema.
Se não tiver, na sua empresa, alguém 100% focado em vender ou alguém que, pelo menos no início, faça as vendas necessárias para seu negócio se manter, só existe um lugar em que sua empresa pode parar: na falência.
Gostou dessa dica, deixe seu “jóinha”, seu curtir, inscreva-se em nosso canal para receber os próximos vídeos assim que forem postados e nos vemos na próxima dica.