O cliente é o elemento mais importante para que um empreendimento tenha sucesso e longevidade em sua trajetória. É ele quem vai guiar as estratégias de marketing e vendas, quem vai auxiliar na divulgação boca a boca, além de ser ele o responsável pelo lucro.
Sendo assim, torna-se necessário que um empreendimento, seja ele no ramo da beleza ou uma especializada em pressostato kpi35, tenha clareza sobre quem é seu cliente, quais suas necessidades e de que forma seu comércio pode ajudá-lo.
Quando se tem um perfil de cliente bem estabelecido é possível criar estratégias de vendas direcionadas, além de melhorar e adequar seus produtos para satisfazê-lo, e ao longo prazo esse cliente se tornará fiel a marca, algo muito importante no cenário atual.
A fidelização do cliente é um assunto muito abordado no meio das vendas e das estratégias de marketing, isso porque um cliente fidelizado traz diversos benefícios, como a divulgação da marca e manter um cliente fiel requer menos investimentos que alcançar um novo.
No entanto, para que o cliente se torne fiel é necessário que a marca conheça seu perfil e trabalhe com estratégias voltadas para ele.
Pensando nisso, este artigo tem o intuito de mostrar a importância de se ter informações sobre os clientes, dicas para encontrar essas informações e qual o impacto que elas vão ter nas estratégias de vendas, nos lucros e no desempenho de um negócio.
Como visto na introdução deste artigo, o cliente é o ponto chave do negócio. Sem a existência de um cliente não existe a necessidade da criação de um empreendimento.
Isso pode se aplicar a diversos tipos de comércio, por exemplo B2B (Business to business) empresas que negociam com empresas, ou B2C (Business to Consumer) que negociam com clientes ou C2C (Consumer to Consumer) clientes que negociam com clientes.
Todas essas estratégias lidam com a criação de uma solução para um problema que seu cliente, seja ele uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, possui e que precisa de um amparo.
Deste modo, independente do tipo de negócio, da estratégia utilizada ou do seu ramo de atuação, um comércio precisa manter uma boa base de informações sobre seus clientes. Uma empresa de revestimento poliamida também precisa ter esses dados armazenados.
Pois, a criação de uma base de dados bem estruturada é o que vai garantir que o seu negócio conheça melhor o seu cliente e assim consiga adequar seus negócios e produtos ao perfil, tendo uma vantagem em relação a outras marcas que atuam no mesmo ramo.
Existem diversas formas que podem ser utilizadas para a captação de informações sobre os clientes de um determinado tipo de comércio.
A aplicação dessas formas deverão ser utilizadas de acordo com a identidade de seu negócio e podem ser feitas das seguintes formas:
É importante pensar em qual formato de captação de informações está de acordo com seu público, por exemplo, uma empresa de marketing digital não terá a mesma abordagem que uma empresa especializada em squeeze personalizada infantil.
Por isso, é importante analisar essas e outras dicas de como conseguir informações sobre seu cliente e adequá-las à realidade de seu comércio.
A utilização de questionários é uma técnica interessante para comércios que atuam tanto no online quanto no offline, sendo necessário apenas otimizar seu visual para cada formato.
Os questionários devem ser criados com a intenção de captar informações importantes e diretas sobre os clientes. As perguntas devem ser bem elaboradas e solicitarem informações realmente importantes para o negócio.
Esse é um formato de e-mail marketing que tem como principal objetivo compartilhar novidades sobre a empresa ou algum determinado produto, como a divulgação de um novo totem para empresas.
Para que um cliente, ou possível cliente, receba as novidades ele precisará fazer um breve cadastro de assinatura da newsletter, sendo essa mais uma oportunidade de captar informações importantes sobre ele.
Outra estratégia interessante para a captação é oferecer bonificações ou brindes em troca de informações dos clientes. Essa técnica é interessante pois também pode ser aplicada em uma grande variedade de negócios.
Por exemplo, ao solicitar informações como idade, gênero, região em que reside, área de atuação e outros, uma empresa pode oferecer uma medalha de aço com foto como brinde pela troca de dados.
Para uma empresa que atua no formato offline pode ser interessante solicitar formas de contato para os clientes e frequentadores do comércio. Sendo possível moldar a estratégia de vendas para esses clientes de forma manual.
Pode ser possível aplicar uma técnica similar ao newsletter, ou seja, solicitar algumas informações do cliente e posteriormente entrar em contato com ele, pode ser por telefone ou algum outro formato, e divulgar as informações e novidades.
Esse tipo de estratégia é muito comum em comércios locais como bancas de jornais ou auto escolas que podem divulgar o serviço de renovação da CNH para moradores do bairro ou regiões próximas.
Já a estratégia focada em descobrir qual o padrão de consumo dos clientes é mais interessante de ser usada por comércios que possuem uma demanda maior e que atuam no setor online.
Por exemplo, uma empresa de instalação de internet pode pesquisar, por meio de palavras-chave, quantas pessoas pesquisaram sobre provedor de internet perto de mim e a partir disso descobrir qual o padrão de compra ou pesquisa essas pessoas seguiram.
No mais, seja qual for o método escolhido é necessário que a empresa analise com cautela esses dados e os mantenham armazenados em um local seguro, para que informações pessoais não sejam vazadas e isso acabe manchando o nome da empresa.
Também é necessário se atentar ao tipo de pergunta que será feito no questionário ou informação que será solicitada, pois informações muito invasivas ou fora do padrão podem deixar o cliente incomodado ou até inseguro com a procedência da pesquisa.
A captação de informações sobre clientes traz diversos benefícios para os negócios, que podem ser de todos os segmentos como uma empresa de tecnologia ou uma que oferece escolta armada, e podem impactar diretamente no resultado das vendas.
Para entender melhor como isso pode impactar os resultados e o desenvolvimento de campanhas é preciso analisar os diferentes perfis de consumidores e entender o perfil atual, sendo eles:
O consumidor 1.0 é datado junto com o início da publicidade, um consumidor que não se importava com variedades e consumia apenas para suprir uma necessidade.
Já o 2.0 iniciou o processo de concorrência entre as marcas para que elas conseguissem a atenção desse possível consumidor.
O consumidor 3.0 por outro lado, surgiu junto ao advento da internet e está presente em diferentes canais, tanto online quanto offline, e possui uma vasta variedade de opções para escolher.
Já o consumidor 4.0, que é o modelo atual de consumidor, faz parte de uma geração que cresceu na internet e que tem fácil acesso a informações de modo muito mais rápido e fácil. É esse tipo de cliente que as marcas devem se preocupar em conquistar.
Isso porque, esse tipo de cliente está preocupado não apenas com o produto mas com a história dele, ele quer saber sobre a marca e quais ideias ela segue para que assim ele decida se está ou não de acordo com eles.
Esse tipo de cliente não se importa em pagar mais caro por um produto que ele confie e que esteja de acordo com seus ideais. Sendo um cliente fiel que pode usar as redes sociais e o círculo social para divulgar uma marca ou produto.
Desse modo é importante que um empreendimento entenda e conheça esse público para criar propagandas e gerar conteúdos que sejam relevantes para ele, além disso é importante pensar na possibilidade desse produto gerar engajamento.
Ao juntar as informações dos clientes com uma estratégia bem definida será possível engajar e fidelizar esse consumidor, o que resultará em ganhos diretos para a marca ou empreendimento.
Portanto, a partir da leitura deste artigo, foi possível compreender como é importante para um comércio conhecer bem seus clientes e como a coleta de dados pode ser benéfica para ambos os envolvidos.
Isso porque, quando uma marca transmite confiança para seu consumidor, ele se sentirá à vontade para compartilhar suas informações, pois ele saberá que isso será usado para melhorar o serviço para ele e sua experiência será otimizada.
Por isso, é importante que uma marca tenha sempre um banco de dados com informações de seus consumidores. Porém, é imprescindível que ela seja transparente e deixe claro quais serão as finalidades dessas informações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.