Thomas não conseguia concentrar-se de maneira alguma, comia muito mal, dormia muito pouco e mesmo sendo mais inteligente que a maioria, tinha muita dificuldade em concentrar-se e focar-se para ler um livro, por exemplo. Tinha problemas interpessoais, inclusive no seu casamento, pois não tinha tempo para dedicar-se a ele. Devido à falta de foco e concentração, Thomas não era, nessa fase de sua vida, um exemplo de como ser mais produtivo.
No celular, recebemos tantas notificações de grupos no WhatsApp, de mensagens de texto, do Facebook… E começamos a notar que temos tempo para tudo, menos para aquilo que realmente importa e que nos levará para mais perto de nossos sonhos.
Thomas, nosso exemplo acima, é ninguém mais, ninguém menos que Thomas Edison, o inventor da lâmpada e que também patenteou 2332 invenções. Sabe como ele conseguiu isso?
Thomas percebeu que seu problema era a perda de concentração e foco. Então resolveu trancar-se em seu escritório e focar-se em um problema de cada vez. Foi assim que deixou sua marca na história e saiu da vida sem foco para um dos maiores inventores da história mundial. Fonte: SuperInteressante
Calma, não precisa ser o próximo Thomas Edison, mas você pode ser muito melhor do que o é. topa o desafio?
Vamos em frente e aprenderemos como ser mais produtivo:
É claro que não poderia faltar esse item nesse post, no qual o principal pilar (nesse infográfico tem mais três pilares que ajudam na produtividade) é o foco.
Não há como ser mais produtivo se você não estiver 100% focado no que está fazendo.
Cada vez que somos interrompidos, levamos em média 15 minutos para conseguirmos nos concentrar 100% novamente, segundo estudos de ciência cognitiva.
Nota: Se você for interrompido 4 vezes, você perdeu 1h de produtividade, em média.
Liste e busque soluções para diminuir drasticamente as interrupções.
Nos dias de hoje, o celular tem sido nosso companheiro 365 dias do ano. Para mim, ele faz mais falta do que minha carteira, rs. Espero que com você seja diferente.
A pergunta é: como ser mais produtivo sem ficar sem celular?
Essa dependência não é saudável para nossas vidas, muito menos se você deseja aprender como ser mais produtivo. São dezenas de notificações (e-mail, WhatsApp, redes sociais e outros aplicativos) que recebemos durante o dia. A cada notificação, mesmo que somente olhemos sem abri-las, perdemos o foco.
Nota: No empreendedorismo digital, essas notificações são ainda mais constantes.
A organização pessoal o ajudará a resolver essa distração. Assim que você iniciar seu trabalho, coloque o celular no modo Não Perturbe (como fazer no: Android ou iPhone) e o deixe a uma distância que você precise levantar e andar uns cinco passos para pegá-lo. Esse obstáculo diminuirá drasticamente o uso durante o trabalho e você será muito mais produtivo.
Hoje em dia, o e-mail é uma das principais ferramentas de trabalho para empresários que tem suas empresas atuando no empreendedorismo digital. Falando em números, hoje são mais de 2,6 bilhões de contas de e-mail em todo mundo, e a previsão é de chegar a 3 bilhões nos próximo anos.
Para muitos, produtividade é responder rapidamente a todos os e-mails que chegam. Eu mesmo o fazia e me achava super produtivo, mas infelizmente vi que isso não é verdade, principalmente se você não for um atendente cuja responsabilidade seja responder aos clientes o mais rápido possível.
Pergunta: Como ser mais produtivo e acabar com o vício de ler e responder e-mails?
É simples: costumo reservar 30 minutos por vez, duas a três vezes ao dia para ler e responder a todos os e-mails, em um horário já pré estabelecido.
Nota: Exceto nesse horário, a regra é simples: Mantenha o e-mail fechado.
Consegue fazer isso e melhorar sua organização pessoal?
Gostou? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam Como ser mais produtivo: Foco – 10 dicas para empreendedores.
Mamãe já dizia: mantenha seu quarto limpo e organizado, mas nunca disse o porquê. Infelizmente, talvez nem ela soubesse que isso poderia nos ajudar a sermos mais produtivos.
O grande problema é que quando a organização pessoal não é nosso forte, encontraremos muito mais dificuldades em nossas vidas. Um ambiente bagunçado e sujo faz você perder o foco constantemente, pois a bagunça transpassará às suas atividades.
Pergunta: Como ser mais produtivo, se a mesa, a sala e tudo o que envolve seu trabalho é uma bagunça?
Nota: Observe que novamente a organização pessoal aparece.
A solução é: Mantenha todo o seu ambiente de trabalho organizado e limpo. Não importa se o seu negócio é online (empreendedorismo digital) ou uma borracharia. Organização e limpeza cabem em qualquer lugar.
Muitos clientes questionam-me a respeito de :como podemos ser mais produtivos se vivemos na era da informação e todos os dias somos bombardeados por dezenas de notícias, vídeos, artigos, livros, entre outros?
Só a título de curiosidade (para você ter uma noção da quantidade de informações que temos disponíveis): São em média 100 horas de vídeos enviadas por minuto para o YouTube (uma das empresas que fazem sucesso no empreendedorismo digital), ou seja, a cada 1 minuto, temos mais de 100 horas de conteúdo em vídeo somente no Youtube. Agora imagine a soma de outros sites, como o Facebook.
Observe a importância da organização pessoal: você está em um dos seus horários reservados para a leitura de e-mails (olhe o item #2) e então se depara com um e-mail que possui uma indicação de um vídeo super legal de 30 minutos. Você não poderia deixar de ver esse vídeo. O que a maioria faz? (Confesso que também o fazia) Na ansiedade, corre assistir.
Fique atento ao problema: você tinha reservado 30 minutos para ler todos os seus e-mails e respondê-los. Você acabou de gastar todo o seu tempo em um e-mail, pois você perdeu o foco que era somente: LER e RESPONDER.
Agora você deve estar pensando: Ah, mas se eu não vir o vídeo, de que adiantou ler o e-mail? Você está parcialmente certo!
Agora vem a grande sacada que o ajudará a atingir o objetivo de como ser mais produtivo. Toda informação que quiser ler ou no nosso exemplo, assistir, você deve salvar em um único local para ver depois em um horário reservado para isso.
Você pode criar uma pasta em seus favoritos chamada “ver depois” e salvar nela tudo o que você precisa ler ou assistir. Outra dica bem legal para você ser o mestre da organização pessoal é usar o Pocket (empresa conhecida por ajudar as pessoas a organizarem o que precisam ler ou assistir, sendo essa uma das empresas do empreendedorismo digital que eu mais utilizo) para guardar tudo o que consumirá depois. Como utilizar o Pocket? Você pode aprender aqui.
Percebeu que ser mais produtivo é também uma questão de organização pessoal?
Eu sempre fiz e pensei que trabalhar 4 horas sem parar seria a grande dica de como ser mais produtivo, mas eu estava enganado. Vários estudos já provaram que isso é errado.
O problema aqui não é a organização pessoal, o problema é trabalhar muito tempo sem pausa. Quantas vezes não ficamos 4 horas trabalhando direto pois achamos que assim terminaremos mais rápido e consequentemente seremos mais produtivos, não é mesmo?
Comece a observar que após 2 horas de trabalho, você já começa a perder o foco com mais frequência e isso impacta diretamente na produtividade. Se nosso objetivo é somar várias ações de como ser mais produtivo para termos um ganho de produtividade real e constante, devemos realizar pausas.
As pausas restauram a energia física e com isso, obterá aumento de produtividade. Mas como podemos fazer isso? Existem várias formas, mas a mais fácil é você colocar um timer de 60 minutos e quando esse timer acabar, ele disparará um efeito sonoro e você saberá que está na hora de fazer uma pausa de 5 minutos.
As opções são: Softwares conhecidos, como Pomodoro. Também existem Pomodoros (temporizadores) físicos, escolha aquele a qual você mais se adapta. Existem alguns bem bonitinhos a partir de 15 reais. Sinceramente, acho que vale o investimento se você realmente quer aplicar essa dica de “como ser mais produtivo”.
Quando o corpo está ocupado em tentar manter um nível de temperatura ideal, as capacidades de análise e a concentração diminuirão. Isso acontece com maior impacto em trabalhos intelectuais e claramente observamos perda de produtividade. (Fonte: Associação Nacional de Medicina do Trabalho).
Para nós brasileiros, o maior problema é o calor, já que vivemos em um país tropical (salvo alguns anos que o frio nos acomete).
Não existe segredo. Não há maneira de ser mais produtivo se o seu corpo não está se sentindo confortável e bem. Convenhamos que trabalhar em um ambiente muito quente ou muito frio acaba causando estresse, desconforto e consequentemente atrapalha a produtividade.
É claro que alguns trabalhos/atividades necessitam que acabemos trabalhando em locais muito quentes ou muito frios. Quando isso acontecer, devemos tentar, de alguma forma, minimizar esses efeitos térmicos.
Dica bônus: Se você mora no Brasil e deseja aplicar essa dica de como ser mais produtivo e não tem ar condicionado, uma dica é mudar para um país com a temperatura mais equilibrada. Brincadeira, rss. Organize-se financeiramente e compre um ar condicionado.
PS: Para quem tem um negócio que faz parte 100% do empreendedorismo digital, apenas um ar condicionado no escritório já resolve.
Você já deve suspeitar que ser mais produtivo está relacionado a dormir.
Lembro-me como se fosse hoje: há três anos eu tinha certeza que o melhor para meu negócio era que eu trabalhasse 14 horas por dia sem dormir ou descansar. A sensação de produtividade era maravilhosa, meu maior orgulho era falar: trabalho de 14 a 16 horas por dia, durmo 6 e ainda realizo várias outras atividades.
Eu estava errado! Quanto mais você trabalha, mais foco você perde e automaticamente a produtividade vai para o espaço. Abandone o hábito de dormir pouco se você deseja ser um exemplo de como ser mais produtivo.
Hoje eu acredito que trabalhar demais atrapalha seus resultados, sua saúde e o relacionamento com sua família. Trabalhar demais nos oferece um ótima sensação de dever cumprido e se tudo der errado, ninguém pode dizer que eu não trabalhei.
Mas pergunto a você: de que adianta trabalhar muito se você produz pouco?
O que é melhor: Trabalhar 10 horas e produzir como se tivesse trabalhado 16, ou trabalhar 16 horas e produzir como se tivesse trabalhado 10?
Cada pessoa tem uma necessidade diferente. Mas tome cuidado para não estar se enganando, assim como eu fiz no passado. Dormir pode ser a solução para aumentar a sua produtividade.
Fazer exercícios físicos diariamente ajuda e muito a nossa saúde, mas isso já sabemos. Porém, existe algo que poucos param para pensar: Como sermos mais produtivos se vivemos sem energia, se levamos vida sedentária e se possuímos a saúde comprometida?
A produtividade está totalmente ligada à sua saúde. Sem saúde, não teremos nada, quem dirá produtividade, não é mesmo?
Informação interessante: O exercício físico parece aumentar a circulação sanguínea cerebral, estimulando a liberação de substâncias que ajudam no funcionamento do sistema nervoso central. Além disso, nosso cérebro possui o que podemos chamar de reservatórios de energia, chamados de astrócitos.
Quando nos exercitamos, as ramificações dos astrócitos tendem a aumentar, e isso consequentemente pode alterar a plasticidade neuronal, que resumidamente se refere ao desenvolvimento de novas conexões sinápticas entre os neurônios, resultando em maior aprendizado e desenvolvimento humano.
O que está esperando para adicioná-los na sua organização pessoal e adotar uma rotina de exercícios físicos?
Um estudo feito pela Health Enhancement Research Organization (HERO), a Brigham Young University e o Center for Health Research at Healthways, nos EUA, afirma que uma alimentação saudável pode aumentar em 27% a concentração ao realizar atividades no trabalho, oferecendo um aumento de mais de 11% de produtividade. Fonte: JOEM
Os trabalhos dos cientistas são extremamente válidos, mas você pode realizar um teste caseiro para ver os efeitos de uma alimentação não recomendada diariamente: coma um feijoada e depois trabalhe. Com certeza chegará à conclusão que comer uma feijoada não é uma recomendação de como ser mais produtivo.
Veja também: [Infográfico] – 70 Dicas para ser mais produtivo.
Faça sua parte para mudarmos a realidade do Brasil no quesito produtividade. Infelizmente, hoje nós perdemos em produtividade para muitos outros países, inclusive para nossos vizinhos: Chile, Argentina, Bolívia e muitos outros. Dividimos a culpa eu, você e nossos governantes, mas podemos mudar a nós mesmos aplicando as dicas listadas acima de como ser mais produtivo e como a organização pessoal pode ajudar.
Faço um convite a você: deixe seu comentário abaixo com sua opinião sobre a produtividade do brasileiro e como podemos melhorar.