Saber como como usar o Google Adwords é essencial para as empresas. Se você possui uma loja virtual e investe em publicidade online, provavelmente já ouviu falar em Google Adwords, links patrocinados e estratégias de SEO. Investir em cada um deles é muito importante para o sucesso de uma loja virtual, pois são eles os responsáveis por aumentar o número de visitas – e das vendas, é claro – do seu e-commerce.
O Google Adwords é o principal serviço de publicidade do Google. Além de permitir que sua loja virtual exiba anúncios nos resultados de busca sempre que o cliente buscar por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, ele também exibe anúncios em sites e blogs afiliados ao Google.
Pensemos em um exemplo prático: se você possui uma concessionária e o seu cliente busca por “comprar carro novo” no Google, anúncios relacionados a essa palavra-chave serão exibidos no topo da página. Já nos sites e blogs afiliados ao Google, seu anúncio será exibido nas páginas que tratam de assuntos relacionados aos seus produtos, podendo aparecer em formato de texto, imagem ou até mesmo vídeo.
O SEO, ou Search Engine Optimization, consiste em uma série de boas práticas para conquistar o topo das buscas orgânicas. Em outras palavras, essa estratégia prevê a otimização do conteúdo de seu site para que os mecanismos de busca on-line consigam elencá-los entre os primeiros resultados, conduzindo a seu site o usuário que busca por uma palavra-chave relacionada aos conteúdos que você divulga.
Agora que você já sabe o que é e para que serve o Google Adwords, chegou a hora de criar sua campanha. Quer garantir os melhores resultados? Acompanhe nossa checklist:
Saber utilizar as palavras-chave é fundamental para o sucesso de sua estratégia no Google Adwords. O ideal é que você escolha as palavras-chave mais utilizadas por seu público-alvo ao procurarem por assuntos relacionados aos produtos e serviços que você oferece. Entre elas, selecione os termos com maior volume de busca – isso garantirá o aumento do tráfego na sua loja virtual.
Você não sabe como ter acesso a essas palavras-chave? Sem problemas! O Google Adwords já possui uma ferramenta para ajudá-lo nesta tarefa. Também não se esqueça de inserir essa palavra-chave no título e na descrição de seu anúncio, aumentando ainda mais as chances do internauta chegar a seu site.
Para garantir o sucesso de qualquer estratégia, é preciso acompanhar os resultados de perto. Somente assim você poderá identificar quais anúncios estão gerando resultados positivos e quais precisam de ajustes para melhorar. A melhor maneira de analisar os resultados de sua campanha do Google Adwords é integrando sua conta com o Google Analytics. Dessa forma, você saberá quantas vezes seus anúncios foram exibidos, o número de cliques que eles receberam, o custo por clique e o retorno do investimento (ROI) obtido, dados essenciais para avaliar sua estratégia.
Agora que você já sabe como utilizar o Google Adwords para aumentar as vendas de sua empresa, é natural que você fique empolgado e queira criar logo suas campanhas. Porém, o ideal é ter cautela e investir nos anúncios aos poucos, e também possuir a garantia de que você domina as principais funcionalidades da ferramenta antes de investir seu dinheiro.
Lembre-se também que existem diversas empresas especializadas na criação de campanhas no Google Adwords. Elas estão preparadas para criar as campanhas mais eficientes e que garantam os melhores resultados para seu negócio.
Preparado para criar campanhas de sucesso no Google Adwords? Antes de colocar a mão na massa, que tal conferir os 7 erros que você deve evitar em sua loja virtual? Nos vemos no próximo post!