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      Como utilizar campanhas de e-mail marketing em 5 passos

      As campanhas de e-mail marketing nada mais são do que mensagens enviadas de uma empresa para clientes em potencial.

      Quando se trata de marketing digital, as tendências parecem mudar o tempo todo, de maneira rápida e repentina, mas o e-mail marketing se mantém como uma opção extremamente essencial e que não sofre alterações.

      Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, cerca de 92% dos usuários possuem uma conta de e-mail, e deste total, 61% usam este e-mail diariamente.

      Além disso, essa conta não serve apenas para enviar e receber mensagens, mas é a base para a utilização de muitas outras plataformas na web, como no caso das redes sociais e sites de compra.

      Justamente por essa razão, o e-mail marketing continua sendo uma das principais ferramentas de marketing digital, pois ajuda a nutrir o relacionamento entre a marca e os consumidores.

      Tem papel fundamental no funil de vendas e na construção da imagem do negócio, por meio do envio de e-books, infográficos e outros materiais.

      Neste artigo, vamos explicar como criar uma campanha de e-mail marketing, as vantagens dessa estratégia para o negócio e a importância de segmentá-la. Confira!

       

      Como criar campanhas de e-mail marketing

      O e-mail é um canal de comunicação muito pessoal, e uma organização só consegue se comunicar com as pessoas dessa maneira quando o visitante fornece seu endereço eletrônico, tendo como objetivo receber conteúdos de valor.

      A partir disso, a organização pode começar a enviar materiais relevantes para a sua lista de contatos, e não se pode esquecer de mensurar o resultado dessa estratégia.

      Mas para aproveitar todos os benefícios trazidos pelo e-mail marketing, uma empresa de ltcat individuais deve configurar suas campanhas. Para fazer isso, alguns passos são:

       

      1.    Determinar o objetivo da estratégia

      Toda estratégia de marketing precisa ter um objetivo, caso contrário, fica difícil saber o caminho que deve ser percorrido e valorizar os investimentos. Quando se trata de campanha de e-mail, alguns dos propósitos mais comuns são:

      • Segmentar a audiência;
      • Nutrir leads;
      • Fidelizar clientes;
      • Conseguir novos assinantes.

      Independentemente de qual seja o objetivo da campanha, no final das contas, tudo o que a empresa deseja é converter, tanto é que as mensagens de e-mail podem contar com links para a plataforma de vendas, promoções e outros recursos.

       

      2.    Enviar conteúdos de valor

      Os e-mails enviados precisam ser relevantes para os destinatários, portanto, antes de começar a escrever a mensagem, é fundamental compreender quais são os interesses e necessidades de quem vai recebê-la.

      Deste modo, durante o inverno, é muito mais prático que uma loja online de roupas envie e-mails com dicas de roupas de frio, aproveitando para destacar algum produto, como uma jaqueta forrada.

      O material precisa ser interessante, despertar a curiosidade do destinatário, além de utilizar uma linguagem simples e pessoal.

       

      3.    Cuidar do design do e-mail

      O layout do e-mail é parte fundamental para a campanha, pois ajuda a reter a atenção dos usuários, além de garantir um conteúdo que gere cliques e vendas.

      Não se esqueça de que o design do conteúdo reflete a imagem do negócio, ou seja, determina de que maneira o contato vai perceber a companhia.

      Nesse contexto, as organizações precisam se preocupar em investir em um bom design, para causar impacto visual positivo e obter excelentes retornos de suas campanhas.

       

      4.    Planejar a frequência de envio

      As empresas podem trabalhar uma pequena sequência de envios, até que seja possível apresentar seus produtos e serviços.

      Essa frequência começa com um e-mail de boas-vindas, falar um pouco sobre os produtos e serviços oferecidos, destacar as novidades do negócio e oferecer uma vantagem para incentivar a ação do leitor.

      Contudo, lembre-se de que é errado sobrecarregar o receptor com o excesso de materiais, além de que os próprios provedores de e-mail podem encaminhar a mensagem diretamente para a caixa de spam.

      Uma empresa de consumível de tampografia deve disponibilizar a opção para retirar o contato da base, caso esta seja a vontade do usuário. É uma forma de demonstrar respeito e conquistar a confiança das pessoas.

       

      5.    Construir a lista

      Sob hipótese alguma a marca deve comprar uma lista pronta, afinal, o propósito da captação de leads é conquistar a permissão das pessoas para se comunicar com elas.

      Se a companhia comprar uma lista pronta, vai perder tempo e dinheiro enviando mensagens para pessoas que não estão interessadas em seus conteúdos.

      É muito diferente conversar com alguém que quer falar com você do que com alguém que nem mesmo sabe da sua existência.

      Para potencializar a captura, um fabricante de rótulo laminado pode usar técnicas mais adequadas, como a criação de uma landing page, uso de pop-ups, dentre outras opções.

       

      Vantagens do e-mail marketing

      Investir em e-mail marketing traz muitas vantagens para o negócio, afinal, é uma forma de se comunicar com o público de maneira mais direta e pessoal. Dentre os principais benefícios desses tipos de campanhas estão:

       

      Redireciona o tráfego

      Se o objetivo da marca é potencializar o tráfego em seu site ou blog, o e-mail marketing se apresenta como uma excelente opção.

      Uma vez que o visitante se inscreveu no boletim informativo, a companhia pode aproveitar a oportunidade e mostrar alguns motivos para visitar a página principal.

       

      Aumenta o reconhecimento da marca

      Essa estratégia também é uma excelente opção para desenvolver a identidade da empresa, afinal, os conteúdos são enviados diretamente para a caixa de entrada dos clientes.

      Depois de investir em um material rico, a organização começa a ter mais vantagens sobre seus concorrentes. O propósito das companhias é se posicionar como especialista, e uma das formas de fazer isso é enviando conteúdos por e-mail.

       

      Melhora a interação

      Um fabricante de produtos para clarear madeira escura consegue interagir melhor com os usuários por meio do e-mail, da mesma forma como acontece nas redes sociais.

      Embora não seja um canal instantâneo, para potencializar a interação, basta criar uma estratégia com essa finalidade. Existem várias maneiras de fazer isso, como enviar pesquisas de opinião, perguntas e solicitar ao destinatário que responda à mensagem.

      Caso o usuário venha a interagir de alguma forma, é fundamental respondê-lo, caso contrário, a estratégia se torna um caso perdido.

       

      Estratégia flexível

      Existem vários canais que as organizações podem usar para se comunicar com o público, como no caso das redes sociais. Só que usar essas plataformas é a mesma coisa que emprestar um espaço para falar sobre o negócio.

      As publicações de um fabricante de adesivo benevides, por exemplo, precisam se adequar às regras do site, ao contrário do e-mail marketing.

      O e-mail é um canal particular e reservado, sem interferências de terceiros e a companhia é livre para utilizar o layout que preferir e a comunicação que acredita ser mais adequada.

       

      Importância de segmentar o e-mail marketing

      Uma das principais características de todas as estratégias de marketing digital é o fato de que elas só funcionam se estiverem devidamente direcionadas.

      Em outras palavras, a marca precisa determinar quem ela deseja impactar, caso contrário, não consegue criar uma boa campanha de anúncios, seus conteúdos não terão qualidade e os envios de e-mail perdem o foco.

      Deste modo, ao enviar seus e-mails, uma autoescola não vai mandar o mesmo conteúdo para uma pessoa que está tirando a primeira habilitação e para outra que está com a cnh cassada.

      A segmentação ajuda a agrupar os contatos que possuem características em comum, e é assim que a organização consegue enviar mensagens personalizadas e atender as necessidades desses indivíduos.

      Segmentar é uma prática fundamental para separar o público com quem a marca se comunica, de modo a criar relacionamentos próximos e promissores para o processo de vendas.

      Consequentemente, a empresa tem acesso a várias vantagens, como aumentar o foco nos leads que realmente estão interessados nos produtos e serviços, enviar mensagens apropriadas com o momento e otimizar as estratégias de vendas.

      Além de segmentar, é fundamental enviar mensagens rapidamente, por meio de ferramentas de automação. Ademais, um fabricante de máquina barudan 1 cabeça barudan deve usar um software que cria listas de segmentação, de maneira ágil.

       

      Considerações finais

      O e-mail é um dos canais de comunicação mais antigos da internet e continua sendo fundamental para os usuários, tanto para enviar e receber mensagens, quanto para ter acesso a várias outras plataformas e tarefas realizadas no meio digital.

      Praticamente 100% dos usuários de internet possuem uma conta de e-mail, portanto, dificilmente o seu cliente não terá esse canal como opção de comunicação.

      Apostar em campanhas por e-mail é garantir que o seu negócio se comunique com as pessoas certas, de maneira personalizada e em momentos oportunos.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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