É impossível pensar em projeções, metas e planejar ações sem ter o controle da situação financeira de sua empresa. O controle financeiro empresarial é a base das principais tomadas de decisões e planejamento estratégico.
Abrir um negócio online tem sido, cada vez mais, a melhor oportunidade para quem deseja abrir uma empresa e se tornar empreendedor.
O baixo investimento inicial necessário, a possibilidade de administrar o negócio de qualquer lugar (sem precisar de uma loja física ou mesmo funcionários) e a chance de obter alta lucratividade com a venda de produtos ou serviços para pessoas de todo o mundo são os principais benefícios das empresas virtuais.
Você já deve saber de tudo isso, certo? Mas para que o seu negócio online seja um sucesso, apenas trabalhar duro não é o suficiente.
É preciso organização, um planejamento financeiro eficiente e a garantia de lucro. Só assim você crescerá e terá um negócio duradouro.
As finanças de uma empresa são o coração do negócio e se o seu setor financeiro não estiver organizado, mais cedo ou mais tarde a empresa passará por apuros, que podem até causar o encerramento do empreendimento.
E planejar as finanças é bem mais fácil do que você imagina. Hoje em dia existem diversas ferramentas que auxiliam os empreendedores a alcançar os melhores resultados.
Você sabe realmente seu custo do produto? Sua margem de lucro? Faz o controle de suas despesas fixas e variáveis?
Tem definido o valor do seu salário, ou apenas usa o que sobra para pagar as contas? Ou pior, usa todo o dinheiro da empresa para pagar suas contas pessoais e depois vê como vai pagar as contas da empresa?
E como você se sentirá se eu disser que ignorar a necessidade de controle financeiro empresarial provavelmente levará o seu negócio à falência?
O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, e a maioria deles é relacionada à gestão. Não adianta saber fazer o melhor produto, ou oferecer um serviço diferenciado se você não contar com recursos para produzir e entregar aos clientes.
Conhecer os valores de pagamentos e recebimentos, ter reservas e saber os riscos que podem causar impactos à saúde financeira da sua empresa é essencial, principalmente se for um pequeno negócio.
Mas existem algumas práticas simples que podem ajudá-lo a aplicar o controle financeiro empresarial e colocar seu negócio nos trilhos dos resultados de sucesso. Vamos a elas:
O primeiro passo de qualquer planejamento é conhecer o cenário, e no caso do controle financeiro empresarial isso significa detalhar as finanças da sua empresa, de uma maneira bastante realista.
Anote tudo: as entradas, saídas, pagamentos a serem efetuados, quem são os credores, empréstimos a serem pagos, quais são as taxas e datas de vencimento, valores a receber, bens que podem ser dispostos para pagar eventuais dívidas (caso necessário), despesas fixas e variáveis, etc.
Para isso você pode usar uma folha de papel simples ou então uma planilha (você pode baixar uma gratuitamente nesse link).
Faça uma projeção para os próximos 6 meses, pelo menos. Avalie também o posicionamento da sua empresa, listando os pontos positivos e negativos, o mercado de atuação, buscando identificar possíveis oportunidades para o seu negócio.
Com essa análise será possível compreender quais recursos você tem e o que será necessário para garantir a estabilidade da empresa. Faça projeções de cenários.
Após identificar a situação da empresa, será possível determinar quais objetivos podem ser alcançados e o que é preciso para realizá-los.
Defina metas, mapeie as ações necessárias, crie um cronograma e acompanhe os resultados de perto.
Posso lhe afirmar com toda a certeza: o foco no momento deve ser dois: Comercial (vendas) e Financeiro (recebimentos). Alinhadas as metas/objetivos desses 2 setores, facilitará e o tranquilizará para ir acertando o restante da empresa.
Misturar as despesas é um erro que a maioria dos pequenos empreendedores comete. Se você é uma dessas pessoas, mude esse comportamento agora mesmo.
Por causa dessa atitude é impossível analisar os resultados da empresa, além de comprometer a saúde financeira do negócio.
A maneira correta de agir é estabelecer um pró-labore para os sócios, uma retirada fixa mensal. Nada de tirar um pouco a mais só porque sobrou mais lucro esse mês, hein!? rs
Se o resultado foi melhor no mês, esse valor deve ser reinvestido na própria empresa. Assim, com as finanças organizadas e estabelecidas, você poderá aumentar o seu pró-labore sem prejudicar o orçamento da empresa.
Você já entendeu a importância do controle financeiro empresarial para o seu negócio, mas sabemos que a vida do empreendedor é bastante corrida e isso pode acabar dificultando a prática desses hábitos.
E a melhor maneira de resolver o problema e facilitar a gestão financeira da sua empresa é utilizar um software de Gestão Empresarial Online.
Através dele, o registro das informações financeiras se torna muito mais fácil (muitas vezes automatizado) e isso permite o acompanhamento e a análise das finanças de maneira online, de qualquer lugar e em qualquer horário.
Os relatórios em tempo real permitem o planejamento de ações estratégicas e a identificação prévia de problemas de caixa.
Fazer o controle financeiro empresarial é essencial para criar projetos, analisar cenários e realizar investimentos adequados, garantindo assim os resultados positivos da sua empresa online.
Uma dica extra é separar um dia no meio do mês e analisar como está seu fluxo de caixa até o momento e qual a previsão para terminar o mês. Assim conseguirá se adiantar a algum possível problema e garantir que suas metas / objetivos não sejam prejudicados! =)
E aí? Gostou? Então compartilhe esse post para que mais pessoas aprendam sobre o controle financeiro empresarial.