É bem provável que você como advogado tenha um espaço físico para receber e atender clientes, não é mesmo? E como está o seu endereço no mundo digital? Se você é advogado e ainda não possui a criação de site para advogado, ligue o alerta vermelho, pois pode estar prejudicando a sua marca e a sua autoridade no mercado em que atua.
Investir em marketing digital e em ferramentas digitais é uma grande tendência e que vem dando muito certo para o mundo da advocacia. A revista Exame publicou que, de acordo com as estatísticas de um site especializados em conteúdos jurídicos (ABA Journal), cerca de um terço das pessoas que procuram por advogados começa de forma on-line.
Vamos começar olhando para você mesmo. Quando você precisa de um serviço ou produto, qual é o primeiro lugar que você pesquisa? Internet, não é mesmo? Então, se o seu negócio não está ali, presente no mundo digital, como você acha que futuros clientes vão lhe encontrar?
Um site é uma ótima oportunidade para mostrar quem é a sua equipe de advogados do escritório, quais são as áreas dentro da advocacia que o seu escritório atende, quais são seus diferenciais.
Além disso, informar horário de atendimento, telefones para contato, e-mail, endereço também são essenciais para que as pessoas encontrem essas informações básicas do seu negócio.
É altamente indicado que seu site tenha uma área de blog para que possa disseminar conteúdos especializados na área em que você atua.
Não é novidade para ninguém que pessoas leigas tenham muitas dúvidas que são bastante simples para os advogados responderem. A sua equipe no escritório recebe o mesmo tipo de pergunta diversas vezes de diferentes clientes? Então está aí um exemplo de conteúdo que você pode abordar no blog do seu site para ajudar o seu leitor a encontrar respostas para as dúvidas.
O blog é uma ótima forma de você aplicar a estratégia de marketing de conteúdo para que, com o passar do tempo e com dedicação na produção de conteúdo de valor para a sua persona, você fortaleça a sua marca e crie autoridade no assunto.
Do ponto de vista técnico, existem diversos recursos que podem ser usados, enquanto outros são obrigação. Por exemplo, uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de mensuração de tráfego. Através de análises de métricas, é possível determinar de onde veio a maior parte do tráfego no seu site, permitindo que você otimize as estratégias e entenda quais os canais têm a melhor ou pior performance. Assim, você pode ajustar a sua estratégia conforme a necessidade.
Outro recurso técnico, que também é obrigação, é ter um site totalmente responsivo. Grande parte do tráfego é feito no mobile, o que significa que o seu site precisa ser adaptável para funcionar com este tipo de dispositivo. Portanto, é preciso garantir o funcionamento ideal em todos eles.
Por fim, mais um exemplo de um recurso técnico importante é a otimização do código. O algoritmo do Google não lê imagens, por exemplo, o que significa que é necessário otimizar o código para que o buscador as reconheça, garantindo uma posição ainda melhor.
Esses são apenas alguns exemplos de recursos disponíveis na criação de sites para médicos. Existem ainda muitos outros que permitem que você esteja ainda mais bem posicionado no Google e tenha ainda mais sucesso nas estratégias de marketing digital.
Conteúdo desenvolvido em parceria com a Redaweb.