E não estamos falando de criar um site qualquer! O objetivo é contar com um endereço que represente a sua empresa, atraia clientes, aumente a visibilidade da marca e o ajude a construir uma imagem de confiança e autoridade frente aos clientes.
Mesmo com tantas missões, você precisa separar um tempo para encomendar o site ideal para o seu negócio. Pensando nisso, separamos 4 dicas de web design que, com certeza, influenciam no sucesso de um site. Acompanhe!
As cores do layout do site de sua empresa constituem os aspectos mais subjetivos na criação de sites. Isso porque as cores estimulam ações e sentimentos inconscientes nas pessoas.
Para definir a paleta do site, pense, primeiramente, em sua persona (público-alvo). Há diferenças entre as escolhas para homens e mulheres, já que elas enxergam muito mais cores do que eles (esse é um dado científico, confira a pesquisa aqui!).
Dessa maneira, se você deseja, por exemplo, conquistar usuários do sexo feminino, com idade entre 14 e 16 anos e que gostam de produtos delicados e femininos, o marrom e o azul podem não ser boas escolhas. Talvez seja mais interessante pensar no tom rosa ou no lilás — escolhas clássicas, e são assim justamente porque funcionam.
Também são diferentes os significados das cores entre as tradições do mundo, já que o branco, por exemplo, significa paz no Brasil e luto na China. Há também tendências que parecem ser mundiais como o uso da cor vermelha no ramo de alimentação, como observado nas logomarcas do Mc Donald’s e do Burger King.
Resumindo: defina sua persona com a maior quantidade de atributos que puder (sexo, localização, cultura etc) e pense nela ao escolher as cores da identidade visual da marca de sua empresa.
Possuir um site responsivo não é mais diferencial no mercado – trata-se de obrigação primária em uma empresa. Isso porque, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, 54,9% dos usuários acessam a internet através de dispositivos mobile.
Detalhes, como a inserção de fotos leves e de alta qualidade, layout com letras maiores e sintetização do conteúdo antes da barra de rolagem, são essenciais para que essa ação obtenha sucesso.
Grandes empresas brasileiras como a Ambev e o Pão de Açúcar adotaram a estratégia e aumentaram suas vendas.
A maior preocupação que a sua empresa deve ter ao criar um site é com a boa experiência do usuário. Construa um site claro, objetivo e de fácil navegação. O usuário deve saber previamente quais são os passos do carrinho de compras, por exemplo.
E as informações que não estiverem literalmente desenhadas para o público, devem ser facilmente instruídas, como no caso de clicar no botão do Facebook e acessar a página da empresa no próprio Facebook.
Chamar a atenção do leitor para a mensagem principal que você deseja transmitir é um dos fatores de sucesso do tráfego do site de seu negócio. Por isso, concentre as informações que você pretende destacar no canto superior esquerdo do layout. A justificativa técnica para essa atitude é que as pessoas leem de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Crie um site com um webdesign que possua cores apropriadas para se comunicar com a persona de sua empresa, que possa ser lido por meio de diversos dispositivos e que destaque a mensagem que você deseja transmitir — isso é essencial para a presença da empresa no mundo digital.
Viu só como é possível criar um site de sucesso? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e continuar por dentro de todas as novidades do marketing digital!