Google Analytics é uma ferramenta que serve para analisar e monitorar o site, ajudando a traçar estratégias mais consistentes para a empresa.
É a plataforma mais usada no mundo para essa finalidade e se integra a outros recursos oferecidos pelo Google, como Search Console e Ads.
Por meio dela, o proprietário do site acessa informações sobre quem visitou o site, como cidade, dispositivo usado, número de conversões e páginas mais acessadas. Essas e outras informações são cruciais para o desempenho da plataforma.
Diariamente, milhares de páginas são publicadas na internet e a maneira como são elaboradas influencia no tráfego, na experiência do visitante, no ranqueamento nos resultados de pesquisa e em outras situações consideráveis.
As organizações precisam monitorar o funcionamento de suas plataformas institucionais, a fim de melhorá-las, compreender as preferências dos usuários e garantir a qualidade do portal.
Essas questões influenciam em todos os investimentos feitos, tanto no site quanto nas estratégias de marketing digital.
Para esclarecer um pouco mais o seu uso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Google Analytics, as vantagens trazidas por ele e dar algumas dicas de como usar a ferramenta. Acompanhe.
Google Analytics é uma ferramenta que monitora e analisa sites e aplicativos usados pelas empresas. Por meio dele, é possível configurar outras ferramentas do Google, além de ser um recurso totalmente gratuito.
Desde que instalado corretamente, ajuda a monitorar o perfil dos visitantes, cidades que mais acessam a plataforma, dispositivos usados pelos usuários, número de conversões, páginas mais acessadas, dentre outras informações.
Ao utilizá-lo, uma empresa de portaria remota tem acesso há vários recursos educacionais, como artigos, demonstrações e central de ajuda.
O propósito do Google é permitir que os proprietários de sites acessem dados qualificados para traçar estratégias que melhorem as experiências dos usuários. Como resultado, o negócio consegue melhorar sua performance na web.
As informações oferecidas pela plataforma ajudam a melhorar as estratégias de marketing e trazem muitos outros benefícios para a empresa.
Utilizar o Google Analytics traz muitas vantagens para os proprietários de sites, tudo por conta dos dados que consegue reunir. Dentre os principais benefícios estão:
A ferramenta conta com diferentes ações e eventos predefinidos, que não necessitam configuração para rastreamento manual. Assim sendo, é possível acompanhar diferentes eventos e convenções, sem a necessidade de criar ou editar códigos.
Essa possibilidade é útil para formas mais básicas de rastreamento, porém, ainda é necessário configurar códigos personalizados para rastrear elementos de terceiros, medição de domínios e envio de formulários.
Depois da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o site de um fabricante de portão pivotante reduziu o uso de cookies, pois dessa forma é possível proteger a privacidade dos usuários.
Mas, o Google Analytics ajuda a preencher as lacunas por meio do aprendizado de máquina e da inteligência artificial, porque ajuda a rastrear qualquer informação no site, sem a necessidade de usar cookies.
A plataforma reúne a jornada percorrida pelo usuário dentro de sites e aplicativos, trazendo informações confiáveis, que evitam gastos desnecessários com estratégias de marketing.
Os gestores têm mais facilidade para tomar decisões relacionadas ao setor, o que traz impactos positivos para o retorno sobre os investimentos.
Além de possibilitar o monitoramento das plataformas, é possível rastreá-las, sendo estes sites ou aplicativos.
Essa possibilidade é muito útil para os desenvolvedores e lojas virtuais, que poderão visualizar informações muito mais completas, de maneira rápida e direta.
Boa parte da interface do Google Analytics não sofreu muitas mudanças, mas recebeu novas funções, que possibilitam a visualização de relatórios.
Na opção “Centro de Análise”, é possível criar gráficos com base em uma galeria de modelos que trabalha exploração e sobreposição de segmentos, análise de funil e caminho, entre outras possibilidades.
Uma loja de mvel planejado consegue manter o foco nas interações dos usuários, e com isso ter acesso a um rastreamento completo dos seus movimentos, da interação com o conteúdo e das plataformas.
Antes das mudanças que a ferramenta sofreu, a interação era medida por sessões, mas elas sofriam influências por conta do tipo de plataforma.
Mas, ao fazer o rastreamento do ID do usuário, fica mais fácil entender suas motivações, ao passo em que interagem com o conteúdo publicado.
É assim que os proprietários conseguem visualizar a jornada do visitante e obter insights aprofundados.
Para aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta, é fundamental saber usá-la. Para isso, o usuário deve percorrer os seguintes passos:
Primeiro, o responsável pelo site de uma empresa de serviços terceirização copeira deve criar uma conta no Google, pois a partir dela é possível acessar todos os serviços do buscador, como:
Para negócios pequenos, o ideal é criar uma conta apenas para a empresa, de modo a não misturar dados e informações.
Na página inicial, o usuário deve criar uma conta na ferramenta e clicar na opção “Avaliação Gratuita” para ser redirecionado à página de login.
Clique em “Criar Conta” e depois selecione a opção “Para o meu negócio”. Feito isso, basta preencher os dados da tela e incluir o e-mail.
Selecione a opção “Administrador” e em seguida clique em “Criar Conta”, então você será direcionado para uma página que vai pedir mais informações da sua conta, começando pelo nome.
Verifique as opções de compartilhamento que deseja configurar e clique em “Próxima”. Depois disso, é necessário especificar o tipo do negócio, podendo ser o web, Google Apps ou aplicativos de web.
A propriedade de um fabricante de touca é tudo aquilo que ele deseja monitorar por meio do Google Analytics, o que pode ser o site, aplicativo ou blog, e é possível registrar mais de uma propriedade na ferramenta.
Depois disso, é necessário escolher um nome para a propriedade, pois isso evita confusões ao utilizar a ferramenta. Atente-se para o fuso horário e o país onde você vai usar o recurso, pois ele vem automaticamente configurado como Estados Unidos.
É importante fazer a troca para que os dados não fiquem distorcidos nos relatórios oferecidos pela ferramenta.
Preencha todos os campos solicitados e clique na opção “Ver ID de acompanhamento” para finalizar o início do uso da plataforma.
Uma empresa de catraca manual precisa ler os termos de serviço e após isso clicar na opção “Aceito” para então receber um ID na plataforma.
A instalação do ID é um passo um pouco mais complexo, caso o usuário não tenha alguns conhecimentos em programação. Mas, existe um caminho alternativo para essas pessoas, que é usar o Google Tag Manager.
Trata-se de um gerenciador que não precisa de edição de código nas páginas para adicionar o ID. Na própria plataforma, o usuário tem acesso a orientações para fazer o gerenciamento.
Depois que uma empresa de caldeiraria usinagem configurar o Google Analytics, terá acesso a muitas possibilidades para analisar a plataforma.
É possível saber quantas pessoas visitaram o portal em determinado período, as páginas que mais acessaram, de onde essas pessoas vieram, se realizaram algum tipo de ação e quanto tempo permaneceram no site.
Para saber todas as informações que deseja, basta acessar o menu do canto esquerdo e se atentar para os relatórios e definição de metas.
Muitas organizações configuram seu blog na plataforma WordPress, e a instalação deve seguir o mesmo passo a passo que mostramos anteriormente.
Para facilitar ainda mais o uso, uma dica é utilizar alguns plugins, pois eles ajudam a visualizar as funcionalidades do Google Analytics no WordPress.
Portanto um design de Interiores apartamento, pode acompanhar diferentes plataformas por meio do Google Analytics, inclusive, integrá-lo ao Instagram, Facebook e YouTube.
A partir disso, tem informações sobre diferentes métricas, como o número de visitas, origem dos visitantes, quantas pessoas acessaram o site pela primeira vez, o tempo de navegação e a taxa de rejeição.
Esses dados são fundamentais para garantir o bom desempenho do site institucional, aplicativos e plataformas e-commerce.
Embora o propósito do Google seja melhorar a experiência dos usuários, essa ferramenta também traz benefícios para os proprietários de sites, pois a performance e a usabilidade do canal melhoram consideravelmente.
Para aproveitar todas essas vantagens, basta seguir o passo a passo que mostramos ao longo deste conteúdo e acompanhar o sucesso do seu canal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.