As estratégias de SEO já se mostraram indispensáveis para os sites que querem conquistar um bom posicionamento de maneira orgânica, aumentando sua visibilidade e transmitindo credibilidade aos usuários.
Ele condiz com as especificações do Google, em relação às características que as plataformas precisam reunir para garantir um bom posicionamento.
Considerar as exigências do Google é fundamental porque ele é considerado a maior fonte de informações da internet, sendo usado por praticamente todos os usuários na web.
Quando se trata da relação de consumo entre consumidores e marcas, sua importância é ainda maior, tendo em vista que a era da informação mudou o comportamento das pessoas, que se tornaram mais exigentes e imediatistas.
Estar entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca é fundamental para alcançar oportunidades de negócios. Nesse contexto, o SEO atua como uma ferramenta valiosa para aumentar o reconhecimento da marca.
Ele também ajuda a construir relacionamentos com os clientes e a empresa se posiciona com o especialista naquilo que faz.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, entenda a importância de estar bem ranqueado, as vantagens para os negócios e de que maneira trabalhar as estratégias de SEO.
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização para os motores de busca. São estratégias e técnicas que otimizam as páginas da internet, de modo que apareçam bem posicionadas nas pesquisas.
Essa prática é fundamental para aumentar a visibilidade do site, gerar mais tráfego e conquistar boas oportunidades de conversão.
Com base em seu conceito, não é difícil imaginar porque o SEO é tão importante para os negócios, como no caso de uma lavanderia de Epis.
Se você der uma olhada na transformação digital, vai perceber que ela mudou completamente a maneira como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais conectados, e boa parte do processo de compra passa pelos buscadores.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi), cerca de 93% das compras online começam por meio dos mecanismos de busca, como o Google.
Outro levantamento feito pela Accenture, 94% dos compradores de outras organizações pesquisam na internet antes de fechar negócio. Isso significa que investir em SEO também é muito importante para negócios B2B.
Mais do que isso, as companhias precisam estar presentes nos mecanismos de busca, só que elas conseguem se destacar no mercado e alcançar o sucesso se estiverem entre as primeiras posições.
Para se ter uma ideia do quanto isso é relevante, se a marca do perfume la vie est belle tradicional estiver na primeira posição, vai receber cerca de 18,2% do tráfego.
Em seguida, a segunda, terceira e quarta posição vão receber 10,1%, 7,2% e 4,2% das visitas, respectivamente. Da quinta colocação em diante, o número de acessos possui em média 2%, o que destaca ainda mais a importância do SEO.
O propósito dessa ação é melhorar o posicionamento do negócio para que ele receba mais visitas em seu site. Qualquer empreendimento que deixe de investir nessa prática acaba perdendo boas oportunidades.
Hoje em dia, por causa da rapidez da internet, quem não é visto não é lembrado, portanto, não recebe visitas e não consegue alavancar chances de vender.
Agora que você já sabe qual é a importância do SEO, precisa saber um pouco mais sobre os benefícios que ele traz para os negócios bem posicionados. São eles:
Pesquisas mostram que cerca de 14,6% da taxa de aquisição é alcançada por meio dos leads de SEO, em comparação com 1,7% daqueles que estão próximos dos lados de saída.
Quando o usuário faz uma pesquisa real sobre um produto ou serviço, como instalação de rastreador veicular escondido, o número de conversões é muito mais alto, uma vez que esse o usuário já tem um objetivo em mente.
As estratégias de SEO não melhoram apenas as características das páginas, de acordo com as exigências do Google. Essas ações também melhoram consideravelmente a experiência do usuário.
Justamente por isso, existem várias práticas que ajudam a melhorar o site e maximizar a experiência do usuário ao mesmo tempo.
A empresa vai oferecer todas as informações relevantes para as pessoas, incluir fotos e vídeos sobre seus produtos e serviços e mudar o design para que o portal possa ser acessado por meio de dispositivos móveis.
Tudo isso melhora a experiência do usuário, aumentando os cliques, número de leads, além de elevar as taxas de conversão.
Os links que aparecem entre primeiro, segundo e terceiro lugar transmitem credibilidade para as pessoas.
Se o site de uma empresa de diarista terceirizada estiver na primeira colocação, os usuários vão perceber que ela é popular porque muitos outros indivíduos pesquisam sobre ela.
Por outro lado, quando o negócio não aparece imediatamente de primeira, os consumidores podem pensar que ele não é tão conhecido ou que está surgindo no setor agora.
Da mesma forma, um bom posicionamento garante que os produtos e serviços sejam encontrados pelo Google, por meio de pesquisas regulares e orgânicas, e mais do que aumentar a credibilidade, também é uma forma de melhorar o reconhecimento de marca.
Mais pessoas verão a empresa, naturalmente, o link vai receber mais cliques, algo que contribui com a manutenção do ranqueamento, expandindo o nome da marca para um número cada vez maior de usuários.
Conquistar um bom posicionamento leva tempo, mas uma vez que uma clínica de exame histopatológico veterinário chegar até a primeira posição, dificilmente vai perdê-la.
Isso acontece porque as estratégias de SEO são ações de longo prazo, o que garante que seu negócio terá muito tempo para construir sua credibilidade perante os usuários, toda vez que se ver uma pesquisa relacionada a ele.
Mas para aproveitar todos esses benefícios, é crucial saber trabalhar as estratégias de otimização em sua plataforma.
Para que seu site tenha uma boa performance organicamente, é indispensável investir nas melhores estratégias de SEO. São elas:
Dentro do SEO, uma das estratégias mais importantes é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de materiais exclusivos, que abordam assuntos do interesse da audiência e que estejam relacionados com o mercado de atuação.
Esses materiais precisam ser exclusivos e bem diagramados, além de utilizar palavras-chave com bons volumes de busca para que o Google enxergue a relevância das pautas.
Um fabricante de tela mosquiteira para janela de madeira pode escrever sobre vários assuntos, por exemplo, dar algumas dicas para cuidar bem das plantas e evitar que os insetos as destruam.
O que precisa ser entendido é que a produção de conteúdo não é voltada para a marca, seus produtos e serviços, mas para assuntos do interesse das pessoas, desde que tenham a ver com a empresa.
Outro exemplo é uma academia que pode criar materiais dando dicas para estabelecer uma rotina saudável, como melhorar a alimentação, dentre outras pautas pertinentes.
Um dos elementos mais importantes para um site são as URLs de suas páginas, afinal, é por meio desses endereços que os usuários vão encontrar o portal.
As URLs precisam ser diferentes para cada página e pensadas em longo prazo, pois isso evita a necessidade de trocá-las o tempo todo.
Se a palavra-chave escolhida pelo estabelecimento for oficina suspensão automotiva, o termo também precisa estar presente no endereço da página.
Com relação ao tamanho, o ideal é que o endereço tenha poucas palavras logo após o domínio, tendo em vista que o limite estabelecido pelo Google é de 115 caracteres.
Monitorar os resultados é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, e não seria diferente quando o assunto é SEO.
Os investimentos só vão valer a pena quando a empresa tiver certeza de que está trabalhando com as ações corretas.
Para saber se suas estratégias de SEO estão trazendo os resultados esperados, uma empresa de tenda casamento ao ar livre precisa de ferramentas adequadas, como no caso do Google Analytics.
Ela ajuda a ver a navegação do cliente em tempo real, analisar os dados do público, ver dados referentes às conversões, como é o comportamento dos usuários, dentre outras informações importantes.
A menos que a empresa tenha dinheiro para pagar constantemente pelas campanhas Ads na internet, só vai conquistar um bom posicionamento se souber trabalhar com SEO.
Ademais, conquistar um bom lugar nos resultados de pesquisa de maneira orgânica traz muito mais credibilidade para a marca do que os links patrocinados.
Para alcançar esse resultado e ter acesso a muitos outros benefícios, basta saber trabalhar as estratégias de SEO, seguindo as dicas deste artigo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.