Mas você sabia que existem alguns itens essenciais para que o seu site alcance os resultados esperados? Se você ainda não sabe o que não pode faltar em um site, veja as 4 dicas para empreendedor que separamos para ajudá-lo nessa missão:
Você já deve ter notado que alguns sites, quando acessados através um smartphone, oferecem uma boa experiência ao usuário. As informações ajustam-se e não é preciso dar zoom para conseguir ler ou clicar em botões. Isso acontece porque o site possui um layout responsivo, ou seja, adapta-se a qualquer formato de tela.
Assim, antes mesmo de pensar nas páginas e conteúdos do site, escolha um template responsivo.
Uma das principais dicas para o empreendedor que investe em marketing digital é usar as práticas de SEO.
SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para que um site seja melhor ranqueado nos buscadores. É uma abreviação de Search Engine Optimization, que significa Otimização para os Mecanismos de Busca, como o Google.
As principais práticas dessa técnica são a pesquisa e o bom uso das palavras-chave, que são os termos que os usuários pesquisam nos buscadores. Saber quais são esses termos, como e onde colocá-los em seu conteúdo aumentam as chances de aparecer nas páginas de resultados, e em melhores posições.
Outras práticas são o uso de links internos e externos, URLs amigáveis, o posicionamento das palavras-chave nos títulos de páginas, imagens e descrições.
Você pode navegar por vários sites e pensar “Puxa, mas todos os sites possuem quase as mesmas páginas!”. E é bem por aí mesmo. Existem algumas páginas que são essenciais em todos os sites, afinal, os usuários já entram procurando por elas. Veja quais são:
Você deve ter percebido que algumas das páginas citadas são específicas para sites de lojas virtuais (do tipo e-commerce), tal como “Minha conta/Meus pedidos”. Por outro lado, outras são próprias de empresas que prestam serviços, como Portfólio. Analise as possibilidades e as adeque ao seu negócio.
Além das páginas essenciais, existe uma que se trata de uma prática comum no marketing digital com foco na atração de potenciais clientes: a Landing Page.
Essa página é criada com base na oferta de algo de valor em troca do contato do visitante da página com a finalidade de uma possível campanha de e-mail marketing. Os materiais mais oferecidos são e-Books, catálogos, guias, manuais, vídeos, inscrições, entre outros.
Para quem trabalha com loja virtual, é muito comum desenvolver Landing Pages para que o usuário receba promoções ou seja avisado quando um produto for lançado ou algum que estava em falta chegar novamente ao estoque.
Com o endereço de e-mail do usuário e sabendo aquilo que o interessa, você conseguirá desenvolver seu e-mail marketing com mais assertividade e obter maiores taxas de sucesso. Afinal, foi o usuário que lhe forneceu contato, possibilitando a abertura para a construção de uma relação entre empresa e cliente.
Agora que você está por dentro das nossas dicas para empreendedor, que tal continuar aprimorando suas estratégias de marketing digital? Veja agora como empreender na Internet com sucesso em 5 passos. Boa leitura!