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      Dicas para quem acabou de iniciar um e-commerce

      Dar os primeiros passos para iniciar um empreendimento exige um bom planejamento e controle, principalmente se for um e-commerce, segmento que sofreu uma grande alta de faturamento nos últimos anos.

      O comércio eletrônico, também é conhecido o e-commerce, trata-se de um negócio do qual os processos de compra e venda são feitos de modo online, contando o auxílio da internet para que as etapas sejam realizadas.

      Embora a princípio pareça que seja apenas criar um site e vender, há processos que necessitam ser feitos para que a estrutura e o funcionamento de uma loja especializada em bolsa ecobag possam funcionar perfeitamente.

      Como o e-commerce tem o processo de venda feito através da internet e demais métodos digitais, grande parte de outras áreas deste modelo de empreendimento também são feitos de forma digital, sendo eles:

      • Marketing digital;
      • Atendimento ao consumidor;
      • Controle de estoque;
      • Finanças.

      As ferramentas online que são a base para o e-commerce também podem ajudar em questões de logística, contribuindo para que a gestão fique mais prática e mais eficiente.

       

      Diferenças entre e-commerce, lojas virtuais e marketplaces

      Podendo ter seus conceitos muitas vezes confundidos, é importante saber que há divergências que separam o que é um e-commerce de lojas virtuais e de marketplaces.

      É considerado e-commerce quando há processos que são comuns ao de um comércio normal de rua ou físico, porém, no formato online, não se restringindo a páginas, como um site ou um local de lojas online.

      Já as lojas online podem fazer parte de um e-commerce, contudo, não são consideradas a parte principal deste processo por ser o único ponto de vendas, porque as mídias e o e-mail acabam sendo vistos como formatos para divulgação.

      Por exemplo, uma loja virtual pode oferecer portão de ferro tubular, sendo que suas redes sociais podem conter conteúdos que ajudem na instalação ou até mesmo curiosidades em torno do assunto, para que leve o usuário até a página para realizar a compra.

      O marketplace é algo semelhante a um e-commerce, contudo, possui um ambiente para vários negócios, ou seja, plataformas online que reúnem diferentes empresas que vendem os mesmos produtos em diferentes preços, para tentar atrair o consumidor.

      O próprio marketplace é o intermediário de questões como formas de pagamento e reembolso quando não há um posicionamento da empresa, também se garantindo em alguns casos da entrega e dos serviços derivados que são avaliados pela qualidade.

      Quando um empreendimento está começando, pode ser uma boa ideia que o marketplace seja uma forma para se estabelecer no mercado, expandindo posteriormente para uma loja virtual e até mesmo crescendo a oportunidade para se tornar um e-commerce

       

      Início e crescimento do e-commerce nos últimos anos

      A indústria sofreu grandes alterações ao longo dos anos, principalmente com a ajuda da tecnologia em serviços como segurança, que passou a poder contar com monitoramento 24 hs para auxiliar e facilitar o serviço.

      Surgindo por volta dos anos 1960, nos Estados Unidos, o e-commerce iniciou de uma forma muito distinta da que se conhece na atualidade, através de troca de solicitações de pedidos, todos no formato de arquivo.

      Com a introdução do telefone no cotidiano e da internet, o compartilhamento de documentos e arquivos comerciais se tornaram mais fáceis de serem enviados, embora alguns ainda optam pelo serviço de entrega de documentos.

      A partir dos anos 90, com a internet cada vez mais introduzida na sociedade, surgiram plataformas que começaram a ser um dos princípios para o e-commerce como se é conhecido na atualidade, onde o consumidor ainda é um ponto-chave para o negócio.

      No Brasil, o e-commerce começou a ter efeito na sociedade por volta de 1996, inicialmente na entrega de livros, para depois, outros produtos ao longo dos anos, fazendo com que empresa de transporte também recebessem seus benefícios. 

      Embora o grande sucesso desta prática tenha se iniciado no começo do século 21, com a internet discada chegando nas casas.

      A partir de então, o e-commerce passou a crescer ao ponto de faturar bilhões nos últimos anos, sendo que em 2021 houve um crescimento de quase 27% em relação ao ano anterior, algo que se tornou ainda mais intensificado com a pandemia da covid-19.

      O e-commerce cresceu em grandes escalas por todo o país, sendo que a região do Sudeste e do Nordeste alcançaram um índice de vendas de aproximadamente 58% e 17,5%, respectivamente.

      Logo abaixo o Sul, com aproximadamente 15%, Centro-Oeste com média de 7%, e a região Norte, com quase 3%.

      Com altas possibilidades de departamentos das quais podem ser abrangidos, o e-commerce possui um maior crescimento quando se trata do ramo tecnológico, sendo os celulares e eletrônicos as primeiras posições.

      Ao ponto de que até mesmo um motoboy para entrega de documentos pode realizar a entrega de pequenos objetos eletrônicos de uma forma mais rápida, o que colabora para as altas posições na lista.

      Em seguida, eletrodomésticos acabam sendo outra posição alta na lista do e-commerce, para posteriormente chegar em áreas como a da saúde, beleza e perfumaria, e também de moda.

      A estimativa de especialistas e pesquisadores é que o comércio eletrônico alcance um faturamento que ultrapasse mais de 175 milhões de reais.

       

      Dicas para os iniciantes no e-commerce

      Quando se deseja expandir os negócios para além da fachada de loja infantil e conquistar o mundo online, é importante que se tenha atenção aos detalhes e busque dicas para que possa se estabelecer e administrar o empreendimento sem grandes problemas.

       

      1. Ter um objetivo e boa plataforma

      O objetivo de um negócio é a base para que as metas possam ser alcançadas. Sendo realistas e possíveis de serem concretizadas, até mesmo dentro do ramo do e-commerce, as metas de uma empresa acabam sendo o que as movem.

      Como juntar orçamento para que possa fazer o aluguel sala comercial em algumas épocas de um semestre para fazer as reuniões mais urgentes, e assim por diante.

      Os objetivos de um mercado devem englobar também a concorrência, portanto, é importante que se faça uma busca e entenda o nicho antes de traçar um planejamento mais aprimorado.

      Dos macro objetivos aos micros, o planejamento da empresa ainda precisa incluir as plataformas que farão o e-commerce funcionar.

      Por isso, é importante também fazer uma busca ao que está relacionado a essas plataformas, pois suas funções e até mesmo servidores que irão abrigar o sistema, devem suportar o que a empresa irá vender e seu funcionamento.

       

      2. Logística

      A entrega de um e-commerce é um dos pontos principais que podem cativar ou afastar os consumidores, junto ao atendimento e as opções para pagamento.

      As formas de entrega que existem nos dias atuais podem exigir que haja um pequeno estudo e planejamento para qual é o formato que se encaixa com o negócio, o que sai em conta tanto para o comércio como para os clientes.

      Prazos e preços de fretes para algumas regiões serem diferentes das outras costumam ser pontos que podem pesar bastante na escolha, portanto, estudar e ver o que mais pode se encaixar é adequado para ajudar o negócio a crescer.

       

      3. Pagamento

      O pagamento é algo que é importante de ser avaliado e estudado quando se está iniciando um e-commerce por estar ligado diretamente ao fator de capital da empresa, de forma que, seja atraente para os consumidores.

      Quanto mais opções e melhores elas forem para ambos os lados, maior serão as chances de crescimento do comércio, podendo incluir o básico como pagamentos por crédito ou débito, além do PIX e pagamentos por QR Code, para confirmações mais instantâneas.

       

      4. Fornecedores

      Saber sobre fornecimento também é essencial quando se trata de e-commerce, por isso, é importante que dentro do segmento mercadológico que se irá atuar, tenha um conhecimento sobre o que é fabricante, fornecedor e distribuidor.

      Entre em contato e estude cada um deles para saber os benefícios que ajudarão o e-commerce a prosperar dentro do seu segmento, além de deixar claro neste momento de contato quais são os objetivos da empresa.

      Isso pode acabar sendo uma forma para que os preços dos produtos e as condições em torno de um possível contrato possam ser boas para ambos.

       

      5. Canais de atendimento com os consumidores

      Os canais de atendimento devem ser pensados com um bom planejamento, porque será através deles que os clientes irão entrar em contato para dúvidas, reclamações e feedbacks.

      Esse canal deve ser uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com os consumidores, de modo que possam estar em plataformas ou meios de comunicação do qual haja uma atenção.

       

      Considerações finais

      Surgindo a partir de uma evolução do mercado, o e-commerce é um departamento do qual recebe um alto crescimento e faturamento ano após ano, especialmente após a pandemia.

      Podendo ter diversas áreas que podem ser vendidas online, este comércio eletrônico acabou ganhando e se estabilizando com a introdução da internet no cotidiano das pessoas, somado ao fato das estratégias de marketing digital e as redes sociais. 

      Sendo mais populares em algumas regiões do Brasil do que outras, o fato é que o e-commerce pode ser uma forma para que um empreendimento acabe se estabelecendo no segmento que atua, bem como, transformar um negócio que já existe em algo maior.

      Visto que a internet é um campo amplo com possibilidades, o e-commerce se prova cada vez mais sólido e eficiente dentro do mercado.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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