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      E-mail marketing: 8 dicas para criar campanhas direcionadas

      Nutrir leads, promover produtos, gerar vendas, manter o relacionamento a longo prazo com os clientes, e consequentemente, aumentar a taxa de ROI (Retorno sobre o Investimento) são algumas das várias vantagens de utilizar o e-mail marketing.

      A ferramenta de comunicação pode ser um ótimo instrumento para trabalhar o marketing de conteúdo, estratégia do marketing digital, que visa levar informações relevantes e que despertem o interesse e engajamento do público.

      Diferente da mídia tradicional, como o rádio e a televisão, que exigia o pagamento de taxas publicitárias para anunciar algum produto, a internet abriu portas e criou novas possibilidades de criar campanhas direcionadas.

      Além de possuir um baixo custo, as ferramentas digitais, como as mídias sociais e o e-mail são rápidas como uma ligação, não interrompem a rotina do usuário, são flexíveis e ainda proporcionam a possibilidade de monitoramento de métricas.

      Com o uso do e-mail, por exemplo, os resultados de campanhas, particulares ou globais, podem ser acompanhados pelos dados fornecidos pelo sistema de envio que mede a eficácia e estatísticas relacionadas às ações utilizadas.

      Qualquer empresa ou empreendedor pode utilizar esse método para criar estratégias e campanhas que vão de encontro às necessidades dos clientes. Muito mais que um canal de vendas, ele pode servir como um meio de comunicação.

      Há diversos benefícios que essa vertente da era digital traz a quem deseja investir em recursos tecnológicos para fortalecer a relação B2C (Business-To-Consumer ou em português, empresa para consumidor). Entre eles, pode-se listar os seguintes:

       

      • Captação de informações;
      • Redirecionamento de tráfego;
      • Comunicação personalizada;
      • Rastreamento de engajamento;
      • Lista de contatos personalizada.

       

      Com esses recursos e vantagens em mãos, é possível criar diversas campanhas direcionadas, ou seja, produzidas e distribuídas para um público específico, segmentado e escolhido pelo administrador do e-mail.

      Dessa forma, os conteúdos criados terão um alcance muito mais assertivo e efetivo. Ao oferecer um produto para um cliente que já mantém um certo interesse por uma marca é ter muito mais chances de conseguir vendê-lo.

      Além disso, é importante escolher bem o nicho que será trabalhado. Com um foco específico, automaticamente, a segmentação de público será muito mais exata e os resultados das campanhas serão visíveis.

      De acordo com um levantamento de dados feito pelo The Radicati Group, até o fim de 2024, mais de 4,4 bilhões utilizarão o e-mail como forma de comunicação. 

      O estudo ainda mostra que a quantidade de e-mails enviados pode ultrapassar 361 bilhões.

      Pensando nisso, é essencial que as empresas comecem a compreender as melhores formas de trabalhar e utilizar essa ferramenta a seu favor. Para isso, um planejamento com boas estratégias deve ser usado. 

       

      Como criar boas campanhas direcionadas de e-mail marketing?

      É necessário preparo e um bom plano de execução para qualquer campanha realizada. Assim, é possível conquistar resultados satisfatórios e cumprir as metas estabelecidas. Quando isso é feito de forma online, as estratégias precisam ser bem traçadas.

      Uma boa campanha direcionada de e-mail marketing exige alguns passos para ser bem executada. O administrador da plataforma deve pensar em todos os detalhes, entre eles, os oito que serão mencionados a seguir:

       

      1. Definição de objetivos

      O primeiro passo para construir uma boa campanha é definir os objetivos dela. Ela será destinada a conseguir novos leads? Nutrir os já existentes? Persuadir os clientes inativos? Segmentar a sua audiência? Todos esses questionamentos devem ser feitos.

      Para boas criações de campanhas anuais de segurança do trabalho, por exemplo, é necessário que essas reflexões direcionem o seu real objetivo. Neste caso, o foco principal é o público interno de uma empresa.

      Com essa informação em mente, o administrador do e-mail marketing pode pensar nas melhores formas de se comunicar com as pessoas desse nicho, utilizando bons conteúdos e a melhor forma de levá-los até elas.

       

      2. Definição do tipo de campanha

      O e-mail marketing será uma confirmação de compra de uma porta para loja comercial, um agradecimento ao cliente ou uma mensagem de boas-vindas ao site da loja de materiais de construção? Essas perguntas definirão o tipo ideal de campanha.

      Com essa definição é possível estabelecer uma linguagem e uma forma de comunicação específica com os clientes, criando a sensação de uma relação de proximidade, e oferecendo o conteúdo certo, no momento certo.

      Conhecendo o status da jornada de compra de cada consumidor, é muito mais simples estabelecer um diálogo efetivo e que gere resultados, seja no aumento de vendas, na fidelização ou mesmo na captação de novos leads.

       

      3. Segmentação do público

      Escolher com quem irá se comunicar é o que irá determinar o sucesso de uma campanha. O envio de conteúdos que vão de encontro à necessidade de um público específico trará resultados concretos a um negócio.

      Suponhamos que uma empresa que preste serviço de limpeza geral utilize o e-mail marketing para atingir o seu público-alvo, neste caso, condomínios, prédios e estabelecimentos comerciais.

      Para que eles sejam atingidos, o responsável pela plataforma deve preencher a base de dados com informações geográficas, etárias, de gênero, de renda, entre outras, do síndico, administrador ou proprietários desses possíveis locais clientes.

       

      4. Planejamento da frequência de envio

      Ainda pensando nessa mesma empresa que presta serviços de limpeza geral, imagine que ela tenha preenchido a base de dados do seu e-mail e segmentado o seu público de forma detalhada.

      A partir disso, será possível oferecer conteúdos específicos para cada um. Os prédios, por exemplo, poderão receber novas ofertas, como a limpeza predial externa ou mesmo serem estimulados a contratarem um serviço já contratado.

      Todos esses conteúdos deverão seguir uma frequência de envio, para que o engajamento e interesse dos clientes e prospects seja mantido. 

      Por isso, é importante que a empresa crie um calendário com datas específicas para os e-mails.

       

      5. Utilização de ferramentas de automação

      Manter uma frequência e um melhor controle do envio de e-mails é mais fácil quando uma empresa utiliza ferramentas de automação para auxiliar nesse processo. Os prédios de uma região, por exemplo, podem receber ofertas certeiras para suas necessidades.

      Imagine que um deles esteja precisando de instalação elétrica predial e por receber frequentes e-mails de uma empresa especialista nesse tipo de serviço, automaticamente, o seu síndico se lembre dessa alternativa para consertar o sistema elétrico do local.

      Neste caso, a ferramenta de automação pôde auxiliar no direcionamento do conteúdo estratégico ideal para um prospect com alto índice de aquisição. Assim, a chance de contratação de algum dos serviços oferecidos aumentou e gerou lucros.

       

      6. Investimento no conteúdo

      Conteúdos interessantes e estratégicos são essenciais para manter o interesse de um grupo ativo. Para isso, é interessante provocar gatilhos nos clientes, como enviar um e-mail com um título que estimule a sua leitura.

      A mesma empresa especialista em serviços para prédios, mencionada anteriormente, pode estimular o engajamento de um e-mail sobre manutenção de fachadas prediais, se usar a persuasão com o público-alvo.

      Imagine se eles recebessem uma mensagem oferecendo algo em troca de ler o texto até o final. Automaticamente, as chances de leitura serão muito maiores e os leitores clientes terão a sua atenção retida até o final da campanha recebida

       

      7. Aposta no design da campanha

      Recursos visuais são poderosos instrumentos para despertar o interesse de um público. Uma boa identidade visual e um design bem feito são essenciais para chamar atenção em uma determinada campanha.  

      Uma empresa de arquitetura responsável por elaborar projeto de sala comercial deve estar sempre preocupada com o desenho da proposta oferecida ao cliente e também com a aparência de suas propagandas.

      Estimular o interesse dos clientes com boas ilustrações e elementos visuais atrativos é um ponto primordial para ter sucesso em uma campanha de e-mail marketing. Assim, a imagem da empresa será muito melhor trabalhada e repassada.

       

      8. Análise de resultados

      Observar quais estratégias têm dado mais resultado é primordial para prosseguir ou não com elas. Se uma loja virtual tem observado que os e-mails com mais resultados são os de propostas de produtos, como o forro drywall sala, é nisso que ela deve investir.

      Dessa forma, o aprimoramento na técnica será constante e proporcionará, a longo prazo, resultados cada vez melhores ao crescimento e lucratividade do negócio. Estar atento é um requisito imprescindível.

       

      Considerações finais

      Sendo assim, o e-mail marketing pode ser a oportunidade perfeita para gerar engajamento e aumentar a lucratividade e crescimento de uma empresa. Com campanhas bem estruturadas e direcionadas, as chances de sucesso são consideráveis.

      A segmentação precisa de uma lista de contatos possibilita uma comunicação assertiva e proveitosa aos negócios que desejam construir ou fortalecer o relacionamento com os seus clientes.

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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