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      E-mail marketing: O que não pode faltar nessa estratégia?

      O e-mail marketing é uma tática para conquista de clientes, que ganhou destaque e ainda se mantém forte como estratégias para trato com os clientes.

      Dito isso, esse artigo tem como abordagem passar informações ao leitor sobre em diversos aspectos, como o seu real significado, estratégias e vantagens dele ser utilizado nas empresas e os impactos nos negócios. 

       

      Do que se trata o e-mail marketing?

      Ele nada mais é do que uma forma de comunicação, que tem como objetivo conectar de maneira direta uma empresa de jardim vertical com o seu público, por meio de um canal de comunicação, usado amplamente pela maioria da população nos dias atuais.

      Podemos afirmar que a grande maioria das pessoas possui ao menos um e-mail de contato para que essa comunicação possa ser realizada.

      Por meio dele, elas podem receber conteúdos informativos sobre produtos e serviços que necessitam, mesmo com o crescimento das mídias sociais, o e-mail marketing não perdeu a sua função.

      Ao contrário, o número de mensagens enviadas por ele cresceu muito e uma empresa de operador logístico, por exemplo, tem como se comunicar com seus clientes de forma produtiva e adequada para que possa atraí-los para novas compras e torná-los fiéis.   

      Apesar das mídias sociais serem um ótimo canal de comunicação, elas são vistas com mais informalidade, ao contrário do que ocorre quando se utiliza o e-mail, que é uma forma bem mais direta, que ocorre de uma caixa de e-mail para outra.

       

      Quais são as vantagens do e-mail marketing? 

      Assim como muitas táticas empresariais, essa também possui suas vantagens, que são as seguintes:

      • Permite segmentar o envio das mensagens;
      • Constrói relacionamento com o cliente, despertando interesse;
      • É fácil de começar e medir seus resultados;
      • Trabalha com um público engajado;
      • Os custos são baixos se comparados a outras ações utilizadas.

      Quando a empresa de locação de brinquedo para festa usa o e-mail marketing de forma adequada, ele passa a ser uma ferramenta poderosa, mantendo o relacionamento não só com os clientes atuais, mas com os potenciais interessados.

      Vamos elencar algumas estratégias bem simples, que podem colaborar muito nas campanhas realizadas por e-mail marketing, aumentando de forma considerável o contato entre clientes de etiqueta personalizada para doces e uma empresa.

       

      Criar uma comunidade exclusiva

      É primordial que os clientes se sintam especiais, pois eles tendem a se fidelizar mais quando sentem que são parte de algo.

      Isto se aplica ao receberem informações por e-mail também porque não só aumenta o interesse deles pelos conteúdos recebidos, mas também é um modo poderoso de construir comunidades que usam sala de reunião.

      Portanto, faça com que eles se sintam parte de um clube exclusivo desse produto, pois isso gera grande valor para a audiência.

       

      Investir no design

      É importante que o design seja bem atrativo, organizado e de fácil comunicação com o leitor, para que ofereça melhores resultados nos negócios.

      Algumas empresas se baseiam nas cores chamativas e tudo depende do público-alvo definido e vai de acordo com a opção de cada uma delas.

      Outras, já valorizam frases curtas que vão conduzir a pessoa para a conversão. Portanto, torne o design irresistível para que ele cumpra o seu papel.

       

      Mostrar que se importa com o cliente

      Algumas boas estratégias do e-mail marketing é oferecer cursos gratuitos, realização de testes e outras alternativas, para que a empresa se destaque no meio de tantas outras que bombardeiam o cliente todos os dias com centenas de mensagens.

      Agindo dessa forma o cliente se sente valorizado e percebe o quanto ele é importante e único na visão da empresa.

       

      Pedir feedback

      Se a empresa vai pedir ajuda em seus negócios, não há problema nenhum em pedir feedback ao cliente a respeito do seu produto ou serviço de armazenamento de móveis.

      Essa é uma forma bastante interessante, para que se conheça o cliente e mais à frente possa ser oferecido a ele um produto mais apropriado.

       

      Tratar o cliente de forma pessoal

      E-mails são oportunidades de humanizar uma marca de produto ou serviço. A caixa de entrada é um lugar muito particular, que pode ser usada para que a comunicação ocorra de forma bem pessoal.

      Sendo assim, é preciso sempre lembrar que do outro lado existe um ser humano, não uma máquina.

      Portanto, ao se dirigir às pessoas por meio do e-mail marketing é preciso evitar o modo automático e frio, escrevendo a mensagem sobre papel de parede, por exemplo, de forma criativa e humana.

       

      Disponibilizar conteúdo para download

      O e-mail é a plataforma ideal para que os conteúdos possam ser compartilhados, sendo assim, é preciso fazer com que ele seja interessante para quem está lendo, não somente por um bom design, mas pela utilidade que a mensagem possui.

      Um conteúdo relevante e segmentado faz com que os e-mails enviados sejam abertos com mais frequência, pois o cliente se sentirá prestigiado, contribuindo efetivamente nos resultados futuros.

      Depois de estabelecidas as estratégias do funcionamento do e-mail marketing, é necessário abordar o impacto que ele produz nos negócios e pelo fato de ser uma forma rápida de comunicação ele beneficia de forma positiva um fabricante de gesso, por exemplo.

       

      Formas nas quais o e-mail marketing é benéfico

      O E-mail marketing pode segmentar e criar os conteúdos de forma personalizada para cada cliente. Além de recolher feedbacks e inquéritos dos clientes que irão nortear a empresa, com o objetivo de melhorar a experiência com eles.

      Outro ponto é a melhora nas vendas porque as campanhas de marketing podem apresentar produtos e serviços que realmente interessam os clientes.

      Melhora a comunicação com o público, possibilitando que um cliente se torne fiel a uma marca específica da empresa.

      Faz com que as mensagens enviadas cheguem aos clientes no momento certo, fazendo com que produtos e serviços fiquem sempre retidos na mente.

      Todos esses impactos, obviamente, são positivos para os negócios, e aumentam consideravelmente as vendas e geram muito mais lucros.

      Sendo assim, com tudo que está sendo abordado é indiscutível que o e-mail marketing é ferramenta imprescindível para o sucesso de uma empresa.

      Porém, para uma melhor compreensão, existem alguns itens que realmente não podem faltar na aplicação dessas estratégias.

      Para isso, nada melhor do que um checklist para que nenhum desses itens sejam esquecidos ou faltem, ao serem disparadas as mensagens para seus destinatários.

      Portanto, ter uma lista de e-mails com a segmentação de clientes, para potencializar o sucesso de uma campanha, nomeando a lista de acordo com o propósito ou segmento.

      Conferir os links enviados nas mensagens, para que eles não levem a outros tipos de produtos, prejudicando as vendas, pois podem se tratar de algo que não desperta o interesse do cliente, pois o final feliz é a compra do cliente.

      Além de conferir o assunto abordado na mensagem, para que ela não acabe na lixeira, pelo fato do assunto, muitas vezes, não ter sentido, perdendo assim a oportunidade de chamar a atenção do lead.

      Observar a relevância do conteúdo enviado, para que ele contenha informações úteis e sejam adequadas à posição do cliente na jornada de compras.

      Verificar se a exibição da campanha, enviada por e-mail, segue as diretrizes de um bom layout, para que a mensagem não chegue distorcida na caixa de entrada do cliente, podendo prejudicar a imagem da empresa.

      Dependendo da posição em que o cliente se encontra no funil de vendas, fique atento ao uso do Call To Action (CTA), que são chamadas visuais ou textuais que levam o visitante a realizar uma ação, como a compra, por exemplo.

       

      Considerações finais

      Portanto, os motivos concretos apontados nesse artigo, mostram ao leitor o quão é importante fazer e-mail marketing em uma empresa, não só para que ela consiga expor por meio de mensagens, seus produtos e serviços.

      Sabemos que o e-mail é a atividade mais realizada dentro da internet e o seu potencial precisa ser explorado ao máximo, para que os clientes recebam informações importantes, a respeito dos produtos e serviços que são interessantes.

      Se de um lado, e-mail marketing consegue atingir clientes potenciais por meio de uma base de dados, por outro ele consegue identificar exatamente quem são esses clientes, armazenando informações úteis do comportamento de cada um deles.

      Portanto, o envio de e-mails precisa atingir a pessoa certa, no momento certo, sem que as mensagens sejam invasivas, tirando do cliente o interesse de lê-las e de efetivar uma compra. 

      O e-mail é um aliado para qualquer empresa e uma chave de sucesso, pois é um canal perfeito de comunicação que não pode ser ignorado.

      É essencial para gerar resultados positivos nos negócios e alavancar as vendas em um ritmo adequado, desde que seja bem elaborado e direcionado às necessidades e soluções que os consumidores esperam.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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