Esse é o problema de uma boa parte de empresários em todo o Brasil, já que ano passado estima-se que tivemos mais de 58 milhões de brasileiros inadimplentes – e com certeza um dentre esses 58 milhões é cliente de sua empresa, se não mais, por isso evitar a inadimplência é um assunto tão atual.
Nota: Caso sua empresa só venda com a opção de pagamento à vista, esse artigo não é para você.
PS: envie esse artigo para o setor financeiro da sua empresa caso você não seja o responsável por isso, já que uma empresa saudável financeiramente beneficia a todos, inclusive a você.
Entendeu a necessidade de sua empresa evitar a inadimplência? Além das 8 dicas, facilmente encontradas na internet, mostrarei 8 situações e experiências reais que fazem ou fizeram parte de nossa trajetória.
O melhor momento de evitar a inadimplência é na venda. Os vendedores possuem metas (pelo menos deveriam possuir) de vendas e são pressionados a atingi-las todos os dias, mas, em muitos casos, seria melhor se não as tivesse atingido.
Nossa experiência:
Darei um exemplo do que aconteceu aqui na Kryzalis:
Um empresário entrou em contato querendo criar um site – ele confessou que sua empresa estava passando por dificuldades (indícios de inadimplência) financeiras e gostaria de reformular seu site para tentar melhorar as vendas. O Everton (especialista em vendas) fez o que saber fazer de melhor: vendeu o site. Então desenvolvemos e após pouco tempo com o site online, a empresa quebrou e ficamos sem receber uma parte do projeto.
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Resumindo: essa venda não deveria ter acontecido – essa era a melhor maneira de evitar a inadimplência nesse caso, pois uma empresa que já está com dificuldades financeiras deveria conter custos e investir somente em um canal de vendas de que tenha certeza do retorno imediato.
Hoje quando chega até nós casos como esse, nossa equipe de vendas está orientada a aconselhar o empresário a investir seus reais em algo que ele já tem certeza do retorno até que a saúde da sua empresa seja melhorada, e só então investir em outros canais.
A análise de crédito é feita de forma simples: através do CPF ou do CNPJ você consegue saber se o cliente possui alguma dívida não paga. A análise alerta o empresário a não realizar vendas parceladas para clientes com dívidas: assim, fica fácil evitar a inadimplência, pois se o comprador já está devendo por aí, quem garante que ele o pagará?
Nossa experiência:
Utilizamos aqui na Kryzalis a ferramenta da CCFácil para evitar a inadimplência com um custo de aproximadamente R$7,50 por consulta – esse é o que usamos, mas saiba que existem muitos outros – inclusive a Associação Comercial da sua cidade ou região disponibiliza uma ferramenta para associados com um custo interessante.
Você pode adotar algumas estratégias para beneficiar quem paga em dia ou punir quem não o faz – isso funciona para evitar a inadimplência, pois como o brasileiro não é muito organizado e muitas vezes não paga sua dívida por desorganização e esquecimento, esse tipo de incentivo/punição acaba o ajudando a lembrar-se de suas responsabilidades.
Atenção: verifique o código do consumidor para não cobrar juros acima do permitido ou infringir alguma regra. Recomendo que verifique com o seu contador o que pode dar de desconto e cobrar de juros baseado em seu ramo de atividade.
Aqui você pode saber um pouco mais sobre o que a lei diz sobre limite de juros: https://juridicocerto.com/p/uesclei-s-barbosa/artigos/qual-limite-maximo-de-juros-e-multa-pode-ser-cobrado-2168
Nossa experiência:
O sistema que utilizamos aqui (http://superlogica.com/assinaturas/) já calcula multa e juros por atrasos de forma automática e também oferece descontos para pagamento à vista – com isso, conseguimos reduzir em 20% a inadimplência.
Utilizando um sistema financeiro automatizado ou fazendo manualmente, o correto é enviar a fatura/boleto para o cliente com pelo menos 7 dias de antecedência – assim, ele pode organizar-se melhor para realizar o pagamento em dia.
Também é importante que no dia do vencimento você envie um e-mail ou um SMS lembrando que aquele é o dia de vencimento do boleto – isso ajuda, e muito, os clientes a realizarem os pagamentos em dia.
Evitar a inadimplência também é pensar na dificuldade de seu cliente e encontrar formas de ajudá-lo.
Nossa experiência:
Utilizamos aqui na Kryzalis um sistema bem completo para envio de faturas. Aqui está o link para conhecê-lo: http://superlogica.com/assinaturas/
Para empresas que desejam evitar a inadimplência em quase 100%, o cartão de crédito é o salvador. Quando você faz uma venda através do mesmo, se você seguir a forma recomendada pela operadora, existe 99% de garantia de recebimento. Digo 99%, pois existem algumas exceções de acordo com a operadora de cartão.
As melhores formas de pagamento para evitar a inadimplência são: venda no cartão e pagamento à vista.
Nossa experiência:
Quando vendemos no cartão, “perdemos” um pouco do valor recebido, já que temos que pagar as taxas para a operadora de acordo com a forma de pagamento. Pagamos uma porcentagem para a operadora, mas temos a garantia de recebimento, além de poupar horas de cobrança por dia para receber o referente a um serviço já prestado – fazendo com que compense, e muito.
O pós venda pode ser um grande aliado para evitar a inadimplência, pois mantendo um contato próximo do cliente, entendendo suas dores e suas necessidades, o compromisso assumido pelo mesmo fica ainda mais forte.
Quando o cliente enxerga valor no que você está entregando, certamente você será um dos primeiros a receber.
Nossa experiência:
Temos um departamento de sucesso do cliente. Nossa equipe entra em contato com nossos clientes para ajudá-los antes mesmo de eles saberem o que precisam: fazemos análises do projeto e sugerimos melhorias para o mesmo.
Defina o perfil ideal de seu cliente. Não adianta vender o melhor aspirador de pó do mundo para o proprietário de uma casa que ainda não possui energia elétrica.
Escreva o perfil ideal e o não ideal de seu cliente – treine sua equipe para que em conversa já consiga separar o joio do trigo.
Nossa experiência:
Hoje evitamos vender projetos para clientes que não estão preparados para obter nosso serviço, como por exemplo aquele que não possui condição financeira para investir com a finalidade de alcançar algum resultado. Faça o mesmo (não venda para o perfil não ideal) em sua empresa para evitar a inadimplência.
Tenha de forma clara e bem definida a política de pagamento. Com ela, sua equipe comercial venderá já seguindo as regras estabelecidas.
Uma política de pagamento que ajuda a evitar a inadimplência deve conter os seguintes itens:
Defina a sua de acordo com seu negócio e sua necessidade.
Prevenir a inadimplência é muito melhor do que remediar (fazendo cobrança). Aplique as 8 dicas em conjunto para que alcance uma redução significativa em sua inadimplência.
Lembre que vender é necessário, mas receber o que foi vendido é ainda mais. Colabore, deixe abaixo, nos comentários, alguma dica para evitar a inadimplência.