Hoje, a experiência do usuário está sendo considerada o novo SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas e estratégias que servem para melhorar o posicionamento de sites nos resultados orgânicos do Google. Agora, mais do que os critérios técnicos necessários para uma boa colocação nos mecanismos de busca, a satisfação do usuário no site também importa muito para a boa reputação de um e-commerce.
Para ajudá-lo, separamos aqui algumas dicas importantes para o sucesso de sua loja virtual! Confira agora:
Imagine entrar em uma loja de roupas, onde tudo está fora do lugar, sujo e sem indicações de setores feminino, masculino ou infantil. Provavelmente o cliente não conseguirá ficar muito tempo no local e muito menos realizará uma compra, já que é difícil encontrar o que ele procura.
O mesmo acontece no layout de uma loja virtual. Por isso, é importante proporcionar uma boa experiência do usuário em seu e-commerce: prefira temas clean, fontes legíveis, menus organizados que facilitem a procura por algum produto, ferramentas de busca eficientes, site responsivo e informações visíveis e fáceis de serem encontradas caso surjam dúvidas.
Geralmente, as lojas virtuais copiam as informações dos fabricantes na descrição dos produtos. Essa é uma prática pouco recomendada, pois gera conteúdo duplicado na web – ou seja, os buscadores consideram o texto um plágio – e, consequentemente, os mecanismos de busca diminuem o valor das páginas no ranking de pesquisas. Além disso, informações únicas e adicionais sobre os produtos podem ser um diferencial para o consumidor optar por comprar em sua loja, mesmo que outras dezenas de lojas vendam o mesmo item ou similar.
É bem comum que lojas virtuais percam clientes por não oferecerem um atendimento eficiente. Durante uma compra, é natural que o consumidor possua dúvidas sobre determinados aspectos de um produto. Porém, se ele não consegue uma resposta rápida sobre o que procura, é muito provável que ele busque uma loja virtual que possa atendê-lo com mais atenção.
Para que a sua loja virtual tenha sucesso, é imprescindível que você disponibilize vários canais de atendimento para seus clientes, como e-mail, chat online, telefones, entre outros. Lembre-se ainda que todas essas opções devem ser encontradas com facilidade pelo usuário!
Um cliente entrou em sua loja, encontrou o produto desejado e agora só resta realizar o pagamento. Tudo parece perfeito, mas por algum motivo ele desiste da compra nesse momento. Por quê?
Isso pode ocorrer devido a erros em seu processo de pagamento. Muitas lojas solicitam dados cadastrais intermináveis, que fazem com que o cliente perca a paciência e abandone a página. Por isso, peça apenas as informações que são essenciais para realizar a compra corretamente. Outro problema comum nessa fase é o usuário que fica inseguro em passar os dados do cartão de crédito. É importante que você coloque selos e certificados digitais em seu e-commerce, mostrando que sua loja é protegida contra fraudes.
Ter uma boa loja virtual exige trabalho e dedicação, mas os resultados são inegáveis. Afinal, uma loja disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar do país, garante muito mais oportunidades de compra do que uma loja física, com horário de funcionamento limitado e acesso restrito. Por isso, se você deseja transformar o seu negócio em um e-commerce de sucesso, mas não dispõe do tempo necessário para dedicar a isso, não hesite em procurar uma agência especializada no assunto!
Agora que você já sabe da importância da experiência do usuário para o seu e-commerce, que tal aprender 7 maneiras de prospectar clientes de forma fácil e com baixo custo? Permaneça conosco e não perca nenhuma dica!