Para fazer a empresa crescer diante de uma crise, é preciso se preparar — afinal, não é do dia para a noite que os resultados aparecem. Somente com uma boa estratégia e uma equipe bem treinada é possível prever e solucionar os eventuais problemas que poderão surgir.
Quando se está no papel de comando, deve-se sempre buscar orientação e conhecimento para saber lidar com todas as situações. Para ajudá-lo, trouxemos neste post 5 maneiras de driblar a crise em 2017. Acompanhe!
É essencial estar perto de pessoas bem-sucedidas. Foque nos relacionamentos que buscam soluções, pois se aproximar de parceiros que engrandecem os problemas só atrapalhará a sua empresa.
Uma das melhores formas de se conseguir novas e boas parcerias é por meio das permutas. Com o crescimento constante do marketing digital e das mídias sociais, sua empresa pode oferecer produtos e serviços para influenciadores digitais e, em troca, eles divulgam seu negócio.
Um passo muito importante antes de vencer a crise é identificar o que causou o problema. Por mais que o país todo esteja passando por dificuldades econômicos, existe algum motivo específico que está afetando seu negócio diretamente.
Faça um levantamento dos principais indicadores de desempenho de sua companhia. Quando sua empresa identificar os problemas, será o momento ideal de partir para a ação.
Com o problema identificado e sabendo como a crise chegou até sua empresa, você deve redefinir suas estratégias para impulsionar e não afundar seu negócio.
Para fazer isso, basta seguir estes 4 passos:
Com um novo planejamento bem definido, o panorama deve começar a mudar para melhor.
Muitas pessoas ignoram esse fator, mas o bom relacionamento entre a equipe pode proporcionar soluções criativas e inesperadas. Não tenha apenas empregados: estimule cada membro do time a se tornar um verdadeiro empreendedor de sucesso em sua empresa. Começar com um simples feedback já uma boa opção!
Deixe claro que todos podem contribuir com suas ideias, mas que nem todas as sugestões serão aceitas. Acredite se quiser: apenas uma boa ideia vindo de quem menos se espera pode livrar sua empresa da crise!
Um passo muito importante para driblar a crise é cortar gastos. Avalie e revise o orçamento da empresa, analisando bem cada um dos custos. Depois disso, veja o que é muito necessário e o que pode ser cortado ou minimizado, desde que não comprometa a qualidade e o nível de satisfação do cliente.
Isso vai ajudar seu negócio a não ter que recorrer a empréstimos com altas taxas de juros — isto é, você não correrá o risco de entrar em um ciclo sem fim de dívidas. Esse já é um diferencial que seu negócio terá quando comparado aos concorrentes.
Você pode fazer a sua empresa crescer em 2017. O segredo é ter dados relevantes para analisar a situação e traçar um plano para manter-se competitivo no mercado.
Que ações você vem tomando para fazer a empresa crescer? Restou alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência no assunto? Então deixe sua opinião pra gente aqui nos comentários!
Está gostando? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam as 5 dicas para driblar a crise em 2017 e fazer a empresa crescer.