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      Ferramentas de e-mail marketing: Por que a sua empresa precisa de uma?

      E-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais importantes, sendo fundamental para que qualquer empresa possa se relacionar com seus clientes de maneira personalizada.

      Antigamente, boa parte das marcas faziam uso dessa estratégia incorretamente, utilizando-a excessivamente, por causa disso, o método acabou sendo deixado de lado por muitos anos.

      Outros canais, como as redes sociais, passaram a substituí-lo, no entanto, as organizações perceberam que uma plataforma não pode excluir a outra se quiserem que sua estratégia de marketing digital seja completa.

      O e-mail se destaca porque possui características exclusivas, como no caso do alcance. Esse canal de comunicação é simples, porém fundamental para que o usuário possa ter outras contas na internet, como nas redes sociais, blogs, entre outros.

      Além disso, são canais diretos e profundos, uma vez que o negócio vai falar exclusivamente com uma pessoa, podendo, assim, personalizar o conteúdo da mensagem.

      Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo, você vai conhecer as ferramentas de e-mail marketing mais importantes, seus benefícios e a importância dessa estratégia para os negócios.

       

      Principais ferramentas de e-mail marketing

      As ferramentas de e-mail marketing são softwares que ajudam as marcas a alcançarem seus objetivos. Com elas, é possível gerenciar e controlar a maneira como se vai conectar com a audiência.

      Ao passo que o número de contatos aumenta, fica mais difícil enviar as mensagens, mas por meio desses recursos, o processo se torna mais simples, melhorando a produtividade da equipe e seus resultados.

      Também são ferramentas para obter informações sobre o desempenho das campanhas, rastrear os contatos que abriram o e-mail, quem clicou nos links e assim por diante.

      Uma confecção de jaleco personalizado enfermagem pode utilizar diferentes tipos de ferramentas de e-mail. Dentre as principais, estão:

       

      MailChimp

      Este é o software mais popular e utilizado por milhões de empresas no mundo todo. Mais do que uma ferramenta, funciona como um recurso que oferece insights, baseados nos dados das campanhas, para personalizar as ações.

      Os usuários podem usar o plano gratuito ou pago, dependendo de suas necessidades e objetivos. De qualquer forma, reúne recursos robustos e que melhoram a estratégia.

       

      Constant Contact

      Essa ferramenta está disponível no mercado há cerca de vinte anos e oferece duas versões, sendo uma mais completa e outra mais básica, e o usuário pode fazer um teste grátis por trinta dias.

      Por meio dele, é possível criar e editar modelos de e-mails responsivos, segmentar contatos, reenviar mensagens e até mesmo vender por meio de conteúdos com recomendações de produtos.

       

      RD Station

      Uma empresa de ppra de padaria pode optar pela RD Station, um software que oferece diferentes soluções de marketing, tais como uma plataforma de CRM de vendas robusta.

      No que diz respeito ao e-mail, é possível encontrar diferentes modelos para criar a composição do conteúdo. Dentre suas principais vantagens, estão:

      • Agendamento de e-mails;
      • Sequência de mensagens;
      • Segmentação de conteúdo;
      • Amplos recursos de marketing.

      Também oferece um relatório detalhado para que o gestor possa acompanhar o desempenho da campanha. Se você integrá-lo a uma plataforma CRM, poderá usar métricas e dados que refinam a estratégia.

       

      GetResponse

      Essa plataforma costuma ser usada por pequenos e médios negócios, devido à sua economia. Mesmo que a empresa venha a crescer, o recurso não se torna algo custoso para acompanhar esse crescimento.

      Ela oferece cerca de quinhentos modelos de e-mail, sendo de fácil usabilidade para iniciantes. Conta com funcionalidades avançadas, como e-mails transacionais, newsletter, dentre outras.

       

      Benefícios das ferramentas de e-mail

      Os benefícios trazidos pelas ferramentas de e-mail marketing são muitos, como economia de tempo e dinheiro, personalização das mensagens, mais qualidade para as campanhas, dentre outros.

      Esses benefícios ficam ainda mais evidentes por causa da importância delas. Uma pesquisa realizada pela Marketing Charts mostrou que 82% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail é a melhor estratégia para aumentar as conversões.

      Obviamente, um fabricante de tomada de internet e telefone pode e deve investir em outras práticas, mas, de fato, o e-mail marketing é a que mais se destaca.

      Ele já se provou uma alternativa rentável e que traz resultados que valorizam os investimentos. Porém, quando a organização usa um software, segmenta ainda mais os conteúdos, envia mensagens personalizadas e customiza suas preferências.

      Com isso, consegue estabelecer uma comunicação mais próxima com os contatos, algo fundamental para aumentar a credibilidade da marca perante os consumidores.

      Tendo em vista todas as oportunidades que o e-mail marketing oferece para os negócios, escolher uma boa ferramenta potencializa ainda mais o retorno sobre os investimentos.

       

      Importância do e-mail marketing

      Investir em e-mail marketing é importante para as empresas porque essa estratégia traz benefícios de longo prazo. Dentre eles, estão:

       

      1. Conteúdos segmentados

      Para uma empresa de aplicação de adesivo automotivo esportivo, um dos maiores benefícios de investir em e-mail marketing é a possibilidade de segmentar os clientes, tendo como base suas preferências.

      Dessa forma, é possível enviar materiais personalizados, além de ser um excelente canal para manter contato com pessoas que já compram com a empresa.

       

      2. Excelente custo-benefício

      As organizações podem investir em diferentes estratégias para impactar o público, no entanto, o e-mail marketing é a melhor forma de fazer isso sem gastar muito.

      Se você compará-lo com modelos tradicionais de marketing, vai perceber que o retorno sobre os investimentos é ainda mais atrativo. Isso porque é possível enviar mensagens para contatos específicos, como as pessoas que estão no fundo do funil.

      A organização vai enviar mensagens certas e no momento mais adequado, aumentando significativamente as chances de conversão. Isso faz com que o marketing por e-mail se torne uma alternativa extremamente rentável.

       

      3. Mais credibilidade

      É muito importante adaptar o conteúdo de acordo com aquilo que os leitores desejam. Um fabricante de piso elevado residencial deve conhecer os interesses e necessidades das pessoas para produzir os conteúdos.

      Além de conhecer os contatos, também é necessário evitar a compra de listas prontas ou inserir chamadas no campo assunto que não fazem sentido com o conteúdo enviado.

       

      4. Excelente canal de comunicação

      Diferentes tipos de e-mail marketing podem ser adicionados à estratégia, como no caso de um e-mail de boas-vindas, envio de newsletter, e-mail de nutrição, pesquisas, e-mail de recompensa, e-mail de felicitações e-mail sazonal.

      Esses são apenas alguns exemplos que as organizações podem usar, sem mencionar o fato de que podem criar outros tipos de mensagem que façam sentido para suas estratégias e objetivos.

       

      5. Aumenta o reconhecimento da marca

      Uma empresa de drenagem linfática pode utilizar o e-mail marketing para desenvolver sua identidade de marca, visto que vai trabalhar com um contato direto com os clientes.

      Ao começar a criar conteúdo rico em dicas e informações, o negócio terá vantagem competitiva entre seus concorrentes. Empreendedores que administram o próprio negócio passam a ser vistos como especialistas.

      O conteúdo produzido é uma ferramenta valiosa para o e-mail e pode ser usado para criar outras estratégias de marketing, e se os visitantes gostarem dos materiais, podem se inscrever para receber mais conteúdos.

       

      6. Adaptável para dispositivos móveis

      Cada vez mais, as pessoas utilizam dispositivos móveis no dia a dia para acessar a internet e conferir a caixa de entrada.

      Uma revenda de mel de abelha legítimo deve adaptar suas mensagens para que possam ser exibidas em diferentes tamanhos e tipos de tela.

      Diante de tamanha transformação digital, investir em design responsivo é crucial, pois isso permite que as pessoas leiam o e-mail tanto pelo computador quanto pelo smartphone.

      Por outro lado, não trabalhar nessa questão pode significar grandes perdas, uma vez que dificilmente o contato vai ligar o computador para ler um e-mail que não conseguiu ler no dispositivo móvel.

      7. Aumenta as vendas

      Muita gente talvez não saiba, mas o e-mail marketing também é uma grande oportunidade para gerar compras por impulso.

      Uma loja virtual, por exemplo, além de oferecer sacolas personalizadas para o envio dos produtos, pode usar outras estratégias para atrair os clientes. Por exemplo, ela pode enviar uma mensagem destacando os itens mais vendidos.

      Outra opção inteligente é enviar produtos complementares àquilo que o contato já adquiriu, criando ofertas especiais ou até mesmo oferecendo descontos para compras futuras.

      Muitas pessoas costumam comprar por impulso quando recebem um e-mail desse tipo, por isso, vale a pena aproveitar essa estratégia.

       

      Considerações finais

      Sem dúvidas, o e-mail é um excelente canal para quem quer conquistar mais visibilidade e estabelecer um relacionamento próximo com os consumidores.

      Para potencializar ainda mais todos os benefícios oferecidos por essa estratégia, nada melhor do que escolher boas ferramentas de e-mail marketing. Elas vão melhorar o desempenho das campanhas e aumentar o retorno sobre os investimentos.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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