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      Funil de vendas: saiba como turbinar os seus resultados

      O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é uma representação gráfica de todos os estágios da jornada de compra que os clientes em potencial passam até, de fato, consolidar a aquisição de um produto ou serviço.  

      Assim, as empresas são capazes de acompanhar e analisar todas as interações que o público tem com a marca, desde o descobrimento da empresa ou do produto, até o processo de pesquisa de preços ou modelos e o período de finalização da compra.  

      Por isso, o uso de softwares ou app funil de vendas é uma ferramenta importante do Inbound Marketing, pois auxilia no monitoramento das ações dos clientes em tempo real, permitindo a melhora no atendimento e tornando a conversão de leads mais efetiva.  

      Quais são as etapas do funil de vendas 

      Considerando a sua enorme capacidade de conduzir o público na jornada de compra, tornando-o mais apto para fechar o negócio, o pipeline se tornou uma das ferramentas de marketing mais importantes e utilizadas por empresas de todos os setores e tamanhos. 

      Para que esse acompanhamento seja possível, o uso de plataformas de gerenciamento comercial – como crm online free –, é um dos principais meios utilizados para centralizar as informações obtidas pelo setor publicitário e pela equipe de vendas.  

      Desta forma, fica mais viável a visualização de cada uma das etapas e cenários que constituem a prospecção, qualificação, maturação, negociação e conclusão de compra. Esses estágios são, então, segmentados em fases que tornaram o processo mais eficiente. 

      Assim, as principais etapas do funil de vendas são: 

      1. Topo do funil 

      Também conhecido como ToFu (Top of the Funil), aqui são centralizadas todas as pessoas que estão visitando a marca pela primeira vez ou tomando conhecimento sobre uma necessidade que precisa ser suprida ou de um problema que precisa ser solucionado. 

      Por isso, neste estágio as empresas precisam focar na educação sobre o seu mercado de atuação ou sobre aspectos que envolvem direta ou indiretamente o uso dos produtos oferecidos pelo seu negócio.  

      Isso pode ser feito por meio da produção de conteúdos digitais para o blog ou site empresarial, páginas em redes sociais, e-mail marketing, entre outros. A variação de formatos utilizados na montagem desses materiais também é bastante importante. 

      1. Meio do funil 

      Quando a primeira etapa é realizada com efetividade, os prospects vão para o meio do funil, também chamado de MoFu (Middle of the Funnel). 

      Aqui é realizado o controle de leads e o atendimento de suas necessidades quanto a identificação da melhor forma de solucionar o seu problema.  

      Os potenciais consumidores compreendem que possuem uma necessidade e reconhecem o interesse pelo conteúdo produzido pela sua empresa, no entanto eles ainda não sabem muito bem o que fazer com isso e como resolver essa situação. 

      Neste caso, a sua empresa precisa auxiliá-los com dicas e conhecimentos mais aprofundados sobre o tema, sem que haja uma promoção direta do seu produto ou serviço. O objetivo principal é qualificar e amadurecer esses potenciais compradores.  

      1. Fundo do funil 

      O BoFu (Bottom of the Funnel) é quando aqueles leads começam a considerar o seu produto ou trabalho, comparando-o com os oferecidos por outras marcas. 

      Assim, essas pessoas já estão praticamente prontas para serem direcionadas para a equipe de atendimento e vendas.  

      Se as demais etapas forem bem executadas, os consumidores terão mais confiança no seu trabalho e na sua marca, pois consideraram que o seu negócio tem um domínio maior sobre o tema abordado e é referência no segmento de atuação.  

      Deste modo, o processo de convencimento e conversão de leads em clientes se torna muito mais facilitado e bem sucedido. 

      Como essa estratégia pode beneficiar o seu negócio 

      O uso de uma plataforma de crm, ou qualquer outra ferramenta, que viabilize a construção de um funil de vendas funcional e eficiente na sua empresa é extremamente benéfico para o crescimento, consolidação e construção de relevância para a marca.  

      Pois, ao acompanhar de perto as interações do público, fica muito mais fácil compreender sobre as necessidades e desejos do público consumidor. 

      Assim, se torna mais possível oferecer um atendimento mais preciso e um serviço mais personalizado para cada indivíduo.  

      Além disso, como o crm gratis permite a unificação de informações de diversas áreas do setor de vendas em um único local, a empresa passa a desfrutar de vantagens, como: 

      • Maior organização de documentos; 
      • Aumento da segurança das informações dos clientes; 
      • Otimização do tempo e eliminação do retrabalho; 
      • Aprimoramento na produtividade geral; 
      • Assertividade na construção do relacionamento com o público. 

      Uma construção de um bom funil de vendas também auxilia na construção de um encantamento nos consumidores, facilitando a fidelização daquele grupo e garantindo novas vendas e um crescimento no Ticket Médio da instituição. 

      Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

      Imagem de capa por: vectorjuice – br.freepik.com

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