Sabe como pode melhorar suas vendas usando o gatilho mental de prova social? Não?
Vem comigo, que te ensino!
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão direcionadas ao seu subconsciente. São usados há centenas de anos por todos os tipos de pessoas que possa imaginar.
Para saber mais, volte ao primeiro vídeo da série:
https://goo.gl/9s4PHH
Neste terceiro vídeo, falarei sobre o gatilho mental de prova social.
O gatilho mental de prova social é o principal gatilho que o ajuda a convencer o outro que seu produto ou serviço é mesmo bom, ou seja, quebrar aquela desconfiança que a pessoa muitas vezes possui.
Como assim, Eduardo?
Calma, que explicarei melhor.
Você provavelmente já passou por isso: está em uma cidade que não é sua, passando por uma rua do comércio, por restaurantes – pode ser também um shopping – e está com vontade de comer comida japonesa.
Existem 2 restaurantes que servem esse tipo de comida: o da direita está lotado, cheio de gente e provavelmente você fique pelo menos 20 minutos na fila; o da esquerda está totalmente vazio, não tem nenhum “gato pingado”.
Nessa situação seu cérebro aciona o gatilho mental de prova social, que o induz a ir ao restaurante cheio, já que ele supõe que possa ter algo de muito errado no vazio.
Mesmo pensando se valerá a pena ficar esperando quase meia hora para comer, decide pelo da direita, já que o mesmo está cheio de gente, e seu inconsciente começa a ter algumas reflexões:
“Certeza que esse é o melhor. Está cheio, poxa”
“Tem algo de errado com aquele da esquerda, no mínimo, estranho”
“Esse é seguro, não irei me arrepender”
Entendido, maravilha. Mas como aplicar isso em meu negócio?
Certo, darei 2 exemplos clássicos.
Mas antes disso, inscreva-se em nosso canal ou curta nossa fanpage para receber mais conteúdos como esse, ok?
Não são válidos apenas depoimentos por textos, que também são importantes.
É necessário que eles sejam reais, e de preferência através de vídeos.
A imagem e o áudio oferecem um grande exponencial a essa técnica.
Esse é o exemplo da nossa landing page, onde temos um depoimento – por vídeo – de um cliente muito antigo da Kryzalis: o famoso Rodrigo Padilha – esse careca bonitão que estão vendo aí (vide vídeo).
E, além desse, possuímos outros depoimentos por texto, que estão mais abaixo na página e são de outros clientes nossos, também muito queridos.
Peguei esse exemplo no site da Netshoes.
Muito utilizado por e-Commerces, é também um exemplo clássico do gatilho mental de prova social.
Ele o faz:
Procurei por um tênis específico e mais para baixo da página tem um campo “Quem visitou esse produto, acabou comprando”.
Ou seja, ele o induz a comprar o outro também, pois se visitou esse produto, também pode comprar esse, porque outras pessoas o fizeram.
Mas caso não possua condições de comprar especificamente o produto desejado, ele mostra que “Quem viu este produto, viu também” – aqui os preços nem são exibidos, ele o espera clicar para observar se tem condição.
Já comprei, diversas vezes, ao ver que um conhecido ou amigo meu também o fez.
E você?
Deixe a situação ocorrida nos comentários – será legal ver sua experiência.
Mesmo que não possua site ou e-Commerce, é possível utilizar depoimentos, por exemplo, em sua fanpage, blog ou qualquer outra rede social.
O importante, novamente ressaltando, é que sejam reais, e não aqueles criados ou que parecem falsos.
Também é indicado buscar autorização de seus clientes antes de sair divulgando em seu site ou página, ok?
Se gostou do nosso terceiro vídeo da série de gatilhos mentais, deixe seu “jóinha” e compartilhe com seu amigo que pode se beneficiar desse conteúdo.
Nos vemos no próximo vídeo da série.
Forte abraço, tchau tchau.