Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Publicidade Online

      Gerar tráfego: 11 formas que qualquer site ou loja precisa (garantido!)

      Aí você investiu centenas de reais, contratou uma empresa profissional com mais de 10 anos de experiência, caprichou nos textos do site, revisou todas as páginas, trabalhou duro durante 3 meses para o site ir para o ar de maneira impecável, criou os e-mails profissionais @suaempresa.com.br, lançou o site online, e esqueceu-se de como gerar tráfego para seu site?

      Parabéns, agora você tem um site quase perfeito. É só esperar alguns meses e a chuva de orçamentos e vendas virá, mas o inesperado acontece: após esse tempo, você não recebe nenhum formulário de contato, sequer um orçamento e muito menos uma venda. Então se pergunta: por que deu tão errado? A resposta pode ser simples: se você construiu um site realmente profissional, provavelmente faltou no planejamento a principal parte: gerar tráfego para seu site.

      Gerar tráfego para seu site

      Não desanime! Posso afirmar que a grande maioria (estimo em mais de 90%) dos proprietários de sites não sabem ou nem imaginam que o seu maior problema é não saber gerar tráfego.

      O objetivo desse texto não é oferecer um passo a passo de como gerar tráfego, mas sim mostrar para você o que precisa ser feito, explicando de maneira fácil todo o processo para que seu site venha apresentar um aumento significativo de visitantes (primeiro passo para realizar vendas online).

      O tráfego é como o combustível do nosso carro: sem combustível, o carro não anda; sem tráfego qualificado, o site não gera resultado.

      Gerar tráfego: Mini Curso

      IMPORTANTE: Precisamos que as pessoas certas acessem seu site. Você não quer que pessoas interessadas em produtos esportivos acessem seu site, que vende produtos de limpeza de avião, por exemplo.

      Defina exatamente quem é seu público. Indicamos que você gere/defina a persona (público alvo) do seu negócio aqui – sempre que possível faça isso com ajuda de uma empresa especializada, pois esse é o primeiro passo de como gerar tráfego qualificado para seu site.

      Agora podemos começar. Continue lendo e aprenda a gerar tráfego para seu site.

      Vamos às 5 das 11 formas de como gerar tráfego.

      #1 – Como gerar tráfego com um blog profissional

      Gerar tráfego: Blog profissional

      Toda empresa deveria possuir um blog profissional com muito conteúdo de qualidade, mas, infelizmente, isso não é uma realidade no Brasil. Se os empresários soubessem o potencial que isso gera para o negócio, a realidade seria outra.

      Imagine você, com um blog reconhecido como fonte de conteúdo de qualidade para o ramo do seu negócio. Esse blog atrairia centenas ou milhares de pessoas em busca de informações sobre o que você faz, seus produtos e serviços, e assim, o blog geraria várias oportunidades de vendas.

      – Crie um Blog Profissional

      Contrate uma empresa especializada para criar seu blog profissional, pois ele será utilizado como base para tudo o que você for fazer relacionado a inbound marketing para gerar tráfego para seu site.

      Um blog amador só lhe trará problemas, pois os buscadores levam um certo tempo para melhorar seu posicionamento nas pesquisas, e com um blog amador, você deve renová-lo para corrigir os problemas assim que começar a obter resultado. Mas quando chegar a hora de fazer as correções, você correrá grande risco de perder o posicionamento de suas páginas e tudo o que já foi conquistado devido às alterações com seus conteúdos de qualidade.

      Se for para fazer, faça algo bem feito desde o começo.

      – Defina seu público

      Toda empresa possui mais de um tipo de público. Você deve focar-se em apenas um para começar.

      Vamos a um exemplo prático:

      Nosso público:

      Todo dono de empresa é nosso público alvo, porém nosso foco são os empreendedores donos de micro e pequenas empresas, que possuem conhecimento (no mínimo básico ou intermediário) sobre internet e marketing e que estão dispostos a investir e estudar sobre marketing para obter retorno no médio e longo prazo.

      Outros públicos:

      • Gerentes de empresas de médio e grande porte;
      • Empresas de médio porte que já tem resultado na internet e buscam melhorá-lo;
      • Profissionais liberais que desejam vender seu trabalho pela primeira vez na internet;

      Percebeu que podemos especificar exatamente um público dentro do mesmo universo de empresas?

      Devemos definir, de maneira detalhada, nosso público para que você se aprofunde nas dores e soluções para eles.

      Os 8 segredos - Como atrair clientes

      – Conheça as dores de seus clientes

      O seu blog deve incluir conteúdo relacionado ao ramo de atividade do seu negócio, que resolva ou ajude seus clientes a curar a maior parte das dores que os aflige.

      Exemplo: nosso público alvo em geral não sabe o que fazer para converter seus visitantes em clientes ou em leads. Por isso, criamos um mini curso sobre CTA (Chamada para Ação), em que os ensinamos a convidar o visitante a realizar uma ação no site.

      Entenda todas as dores do seu público para resolvê-las em seu blog.

      Está gostando? Retribua compartilhando com outras pessoas.

      • Facebook (o maior do mundo, ajude outras pessoas a se informarem);
      • Twitter (o que mais alimenta a ansiedade, não deixe seus amigos esperando);
      • Google+ (o patinho feio, não o deixe morrer);
      • LinkedIn (o mais corporativo de todos, que tal mostrar que você estuda frequentemente?);
      • Email (o mais velho de todos, esse com certeza serve até para nossos avós).

      – Gerar tráfego criando conteúdo único de qualidade com frequência

      Criar conteúdo de qualidade, que resolva as dores de seus clientes, é primordial para obter sucesso e gerar tráfego – ninguém gosta de ler e indicar conteúdo ruim. Além da qualidade, a frequência é extremamente importante. Adote esta estratégia:

      • Postagem semanal: poste em seu blog pelo menos um conteúdo por semana;
      • Infográficos e eBooks mensais: Produza um material para download uma vez por mês;
      • Vídeos e palestras online mensais: Produza um vídeo por mês;

      Os buscadores possuem milhares de formas ocultas para avaliar e escolher o posicionamento dos sites em seus resultados de busca, mas algumas foram descobertas através de anos de teste – e a frequência com que os conteúdos são postados em seu blog é uma delas.

      Os buscadores entendem que se seu blog posta algo de qualidade toda semana, ele possui maior valor do que um site que não realiza atualizações há meses. Talvez a lógica seja: um site atualizado tem mais valor que um desatualizado.

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

        – Analise a concorrência

        É sempre bom olhar a concorrência. Verifique o que os concorrentes ou empresas do mesmo ramo estão fazendo com relação a blog – para que você possa tirar ideias de como melhorar e gerar tráfego em seu site.

        Algumas ideias para análise:

        • Tipos de conteúdo que estão postando;
        • Assuntos abordados (que podem ser dores de clientes);
        • CTAs usados para converter os visitantes em clientes ou leads;
        • Posicionamento no Google que esse conteúdos apresentam ao serem buscados;
        • Postagem nas redes sociais, feitas semanalmente;
        • Engajamento do público com o conteúdo postado.

        Com essas informações, é possível criar conteúdos melhores que os de seu concorrente.

        Exemplo:

        Um deles possui um post de sucesso chamado:

        • 10 técnicas para acabar com as dores nas costas

        Você produz um melhor:

        • 20 técnicas para acabar de vez com as dores nas costas + um vídeo com exercícios

        Se feito da maneira correta, (escrevendo e transmitindo suas novas ideias e experiências) tem tudo para dar certo e superar seu concorrente.

        MEGA IMPORTANTE: não duplique ou copie conteúdos. NUNCA.

        #2 – Publicação de posts em blog é uma das melhores formas de gerar tráfego para seu site

        Gerar tráfego: Crie posts

        A produção de conteúdo relevante para seu público é primordial. Não há como gerar tráfego sem produzir conteúdo de qualidade.

        Antes que você me pergunte como gerar tráfego para seu site através do conteúdo, eu já o respondo: escrevendo textos que ajudem a resolver as dores – relacionadas ao seu produto ou serviço – do seu público. Assim, você atrai somente pessoas realmente interessadas para seu site. Chamamos isso de tráfego qualificado.

        Exemplos:

        • Esse texto que você está lendo ajuda nossos clientes e nosso público a entender como gerar tráfego para seu site. Logo, irá atrair pessoas que tem um problema que podemos ajudar a resolver.
        • Uma empresa que possui um sistema de gestão financeira, por sua vez, produz textos ensinando as pessoas a poupar dinheiro, a conseguir descontos pagando à vista e a entender o fluxo de caixa.
        • Uma vidraçaria pode elaborar textos sobre, por exemplo, qual o vidro mais seguro para box de banheiro, qual o melhor para fachada de loja e os perigos de usar um que seja inapropriado.

        Enfim, são inúmeras as possibilidades. Você com certeza conhece seu público alvo e sabe que tipo de texto seria extremamente interessante para ele.

        #3 – Criação de Infográficos e eBooks

        Gerar tráfego: Ebooks

        A produção deles segue as mesmas premissas do item acima (“Publicação de posts em blog”). A diferença aqui é o formato que será entregue esse conteúdo: por meio de um infográfico, que apresenta informações compiladas, de maneira mais visual e de forma mais resumida ou de um eBook, de maneira mais aprofundada.

        Aqui você encontra eBooks e Infográficos. Baixe aqueles que lhe interessarem e veja um exemplo prático para começar a produzir os seus: Materiais Educativos.

        A produção de eBook e infográficos é mais uma forma de gerar tráfego. Quanto mais conteúdo de qualidade em diversos formatos você possuir, melhor, pois cada pessoa tem uma preferência.

        #4 – Produção de Webinars e Podcasts

        Gerar tráfego: Podcast e Webinar

        A produção de Webinars e Podcasts é uma forma fantástica de como gerar tráfego para seu site.

        Webinar: Conferência em vídeo transmitida via internet, que aborda temas relevantes para seu público alvo. As pessoas somente assistem. Você também pode liberar a participação delas através de perguntas. Aqui encontrei um passo a passo de como fazê-lo.

        Podcast: É como um programa de rádio, apenas mais simples. Você pode ouvir onde e como quiser e na hora em que bem entender: é só baixar ou apertar o play. Os iPhones possuem um aplicativo chamado Podcasts, no qual é possível encontrá-los e ouvi-los e no Android você pode encontrar vários aplicativos na Google Play para ouvir podcast. A grande vantagem é que você consegue escolher um Podcast que só possui conteúdos relacionados ao tema desejado. É como um programa de rádio que apresenta apenas conteúdo de nicho. Aqui encontrei outro passo a passo de como fazer.

        A grande sacada é você produzir esse tipo de conteúdo para seu público – com isso você teria mais uma forma gerar tráfego para seu site. É uma forma pouco utilizada, portanto, um grande diferencial.

        #5 – Relações Públicas

        Gerar tráfego: Relações Públicas

        O trabalho do RP com objetivo de gerar tráfego é, basicamente, conquistar espaço em outros veículos de mídia para seu negócio. Obter reviews, posts, entrevistas, matérias e outros tipos de aparição através de jornalistas e blogueiros, por exemplo.

        Mas como assim?

        Imagine você, especialista em vidros, aparecendo em uma matéria do Fantástico que trata da legalização dos vidros em fachadas de lojas. Isso geraria muito tráfego para seu site.

        Quem consegue essas pontes entre seu negócio e um veículo de mídia é o profissional de RP.

        Podemos também pensar em algo mais fácil, como uma participação sua no Blog do R7.

        Essa é uma das formas de como gerar tráfego para seu site, que apesar de não ser simples, expressa grande potencial na geração de tráfego.

        Você prefere conteúdo em vídeo? Receba todo esse conteúdo em vídeo se inscrevendo em nosso Mini Curso de Como gerar tráfego – 100% grátis.

        Infográfico: Como ser mais produtivo

        Concluindo essa primeira parte…

        Todo site ou loja virtual precisa gerar tráfego para obter resultado na internet. Não existe milagre: se ninguém visita seu site, fazer uma venda ou receber um pedido de orçamento se tornará algo impossível.

        Também é importante entender que não existem atalhos: a única forma de conseguir gerar tráfego é seguindo as dicas acima, além das outras 6 que você encontrará na segunda parte desse post: Como gerar tráfego para seu site – Parte II.

        Fique atento caso alguém apareça com uma fórmula milagrosa para conseguir tráfego. Lembre que o importante não é ter 1000 mil visitas no seu site, mas sim 100 interessadas.

        Caso seu problema não seja gerar tráfego, mas sim converter esse tráfego em orçamento e venda, assista ao Mini Curso sobre CTA.

          FIQUE POR DENTRO!

          Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

          VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

          Gerar tráfego: 11 formas que qualquer site ou loja precisa (garantido!)