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      Google Ads: aprenda a vender na internet e ter os melhores resultados

      Estar no ambiente digital, significa, sobretudo, estar presente na plataforma do Google. Um dos modos mais importantes para ter destaque em suas páginas é através do Google Ads.

      O que, muitas vezes, para o usuário pode ser uma ferramenta de pesquisa, para as empresas pode e deve ser uma oportunidade de ser notada.

      Ou seja, é fundamental o entendimento do Google como uma grande porta de entrada para esses negócios.

      Por vezes, para o usuário, o importante pode ser encontrar pousadas românticas para um aniversário de namoro ou férias a dois.

      As possibilidades são imensas, mas é compreensível que o que está sendo levado em consideração é um perfil de usuário.

      Portanto, é possível depreender a partir disso o seu gênero, o tipo de pousada que ele procura para, a partir disso, poder anunciar para ele alguns elementos para sua noite romântica.

      Com isso, um anúncio vinho tinto suave doce pode ser, em grande medida, um item que pode atraí-lo.

      Para que isso ocorra de uma forma satisfatória, é preciso que se entenda a natureza dessa ferramenta, propondo, assim, novos horizontes para o anunciante e seu público.

      Saiba o que Google Ads

      Fundado há mais de 21 anos, o Google Ads tem se tornado a forma mais objetiva de atingir um público-alvo de uma marca.

      Isso se dá, sobretudo, por sua capacidade de compreender seu alto tráfego de usuário e colocá-los como públicos chaves de determinados segmentos.

      A ferramenta foi criada para auxiliar as empresas a encontrarem clientes com mais assertividade, uma vez que o Google é uma plataforma muito completa e que atrai grande parte dos usuários para seus mecanismos de pesquisa. 

      Suponhamos que um usuário esteja interessado em conteúdos de construção cívil. O Google, nesse sentido, pode conectá-lo a um anunciante de escoramento de laje de ferro, por exemplo.

      Como utilizar a plataforma?

      Antes de entender como utilizá-lo, é necessário estar atento aos tipos de campanhas que essa plataforma pode proporcionar.

      Por isso, os objetivos que a empresa tem ao contratar esse serviço tem que estar muito claro para que, assim, obtenha da plataforma o que ela tem de melhor a oferecer.

      Rede de Pesquisa

      Essa modalidade de anúncio é a primeira que vem à cabeça quando o assunto é Google Ads.

      Para entender a sua dinâmica, basta digitar algumas palavras-chave na plataforma para que, assim, seja possível encontrar os anunciantes destacados.

      Pesquisando prateleira para comércio é possível, por exemplo, encontrar os anunciantes. Inclusive, é muito comum que a primeira linha de anúncios direcione o usuário para o Google Shopping.

      No entanto, essa modalidade está atrelada à compra de palavras-chave que vão nortear a pesquisa.

      Além da aquisição das palavras que melhor se inserem no mercado da empresa, é preciso tomar alguns cuidados para melhor destacar a marca:

      • Palavras de destaque no corpo do texto;
      • Extensões de preço;
      • Localização;
      • Site direcionado para SEO.

      Esses pontos são importantes, porque, apesar da compra da palavra, é possível que haja concorrência inclusive dentro dos anúncios.

      Rede de displays

      Aqui, podemos entender um pouco melhor a especificidade do Google para com os mecanismos de anúncios diretos.

      Essa modalidade consiste em anunciar na grande gama de sites presentes no Google a marca de uma empresa.

      É muito comum para um usuário encontrar presentes em diversos sites, imagens que tenham a ver com o seu hábito de consumo.

      Por isso, neste momento, é importante que se empenhe muito na construção de um bom design para o anúncio.

      Por exemplo, em um site de casa e construção, é possível anunciar um conteúdo relacionado a conserto de caixa d água de fibra.

      YouTube

      Outra modalidade muito comum de se encontrar enquanto usuário, são os anúncios do YouTube.

      É muito comum que, ao entrar no YouTube, uma pessoa que estava pesquisando sobre algo, seja surpreendido com um vídeo sobre o conteúdo.

      Isso acontece porque os mecanismos de compreensão do Google para com os hábitos dos usuários são muito detalhados.

      Suponhamos que a natureza da pesquisa foi relacionada a caminhões e seus equipamentos.

      É possível que, o usuário, de forma despretensiosa se surpreenda com o anúncio de uma bateria para caminhão 150 amperes.

      Ater-se ao tipo de anúncio a ser feito é importante também. Por isso, citar alguns pontos que o YouTube leva em consideração é importante:

      • Aspectos demográficos;
      • Grupos de interesse;
      • Aspectos geográficos;
      • Revendas e Remarketing.

      Ou seja, para aferir com mais precisão o público do qual será impactado, as ferramentas do Google precisam considerar alguns dados pré-estabelecidos.

      Entendendo como funciona a dinâmica de disparos de propaganda para os usuários, agora, é possível analisar quais métodos que a empresa deve adotar.

      Se aquele grupo de usuários for reconhecido como funcionários de uma gráfica, por exemplo, é bem possível que tomem contato com anúncios de impressora de etiquetas rotulador.

      Vale ressaltar, também, as modalidades de anúncio que o YouTube possibilita. Isso é muito importante para basear estratégias mais qualificadas.

      Anúncios curtos

      Essa modalidade é responsável por aqueles anúncios de pequena duração que aparecem nos vídeos.

      É importante lembrar que nem sempre o maior anúncio é o melhor. Tudo vai depender da estratégia adotada.

      Inclusive, por exemplo, pode-se citar dois modos bem comuns para os anunciantes fundamentarem suas estratégias.

      Em anúncios de até quinze segundos, o YouTube não habilita a opção “pular anúncio” para o usuário.

      Esse trunfo pode ser utilizado para passar mensagens rápidas e de grande impacto. Portanto, seu uso não é necessariamente estabelecido a partir de um conteúdo muito elaborado.

      Anúncios longos

      Essa modalidade consiste em vídeos acima de quinze segundos em que o YouTube habilita a opção “pular anúncio” para o usuário.

      Por isso, é importante que esses primeiros cinco segundos conquistem o público para que o conteúdo inteiro seja consumido.

      É possível, aqui, elaborar vídeos mais detalhados sobre a marca, dando ao expectador um panorama mais completo do que se quer anunciar.

      Além disso, é possível que esses conteúdos se estendam por vários minutos e dialoguem com o usuário de forma muito qualificada.

      Porém, quanto maior o conteúdo, melhor e mais atrativo ele tem que ser. Tendo isso em mente, é possível que os anúncios longos constitua uma boa ideia da marca para o público-alvo

      Shopping

      Como o nome já diz, as campanhas no Google Shopping são aquelas que aparecem oferecendo produtos específicos dentro da plataforma.

      Essa ferramenta funciona como uma grande vitrine e é muito recomendada para o comércio varejista de uma forma geral.

      Isso se dá por sua grande facilidade de apresentar preços, descrição e imagem, funcionando como um agente de comparação de preços dentro do mercado varejista.

      Segmentação geográfica

      Essa etapa é muito importante para entender onde buscar o público de uma empresa. Muito utilizada pelo setor de serviços, aqui pode residir a garantir bons negócios.

      É possível, em uma busca de locação de container para eventos, o Google apresentar algumas opções por segmentação geográfica.

      Esse tipo de anúncio, embora muito associado à região onde a empresa presta seus serviços, pode acabar gerando algumas situações que os outros não geram: venda presencial, maior proximidade, confiabilidade e melhor relacionamento com o cliente.

      Aplicativos

      Outra modalidade muito comum, é encontrar no uso corriqueiro de aplicativos os anunciantes que também estão presentes no Google.

      Isso se dá por causa da integração da plataforma com esses apps. Por isso, é muito importante que se considere esse tipo de anúncio, uma vez que ele pode gerar ótimos resultados.

      Normalmente, esses anúncios aparecem em forma de pop-ups. Ou seja, aquelas imagens ou vídeos que aparecem nos aplicativos que tem um determinado tempo para fechá-las.

      Considerações finais

      Em virtude das informações obtidas até aqui, é possível depreender que uma boa comunicação pode e deve passar, também, pelo crivo do Google Ads.

      Essa ferramenta tem se tornado uma aliada nas grandes estratégias de marketing pelo mercado.

      Por isso mesmo, é imprescindível entender a natureza dos negócios que se quer anunciar para entender qual modalidade utilizar.

      Seja no atacado, no varejo ou no setor de serviços, é possível encontrar exatamente o que se procura para que, assim, a marca comece a ganhar reconhecimento dentro de seu setor.

      A compra de palavras-chave pode ser a solução perfeita para aqueles que apostam em um conteúdo mais direcionado, como blogs e portais específicos.

      Já a presença no Google Shopping pode beneficiar o mercado varejista e qualificar ainda mais os seus leads

      A segmentação geográfica pode beneficiar, sobretudo, aqueles que buscam a conversão de vendas pessoalmente. Ou seja, para cada caso, há uma especificidade da plataforma a fim de oferecer o melhor serviço.

      Portanto, é necessário que se compreenda cada detalhe do Google Ads para que, assim, uma boa estratégia gere bons resultados.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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