Com diversos meios de realizar essa divulgação, atualmente, ainda há dúvidas de quais as melhores plataformas para isso, e muitas vezes, o usuário se depara com o questionamento se deve investir no Google Ads x Facebook Ads ou não.
O termo pode parecer incomum, mas faz parte do dia a dia digital, principalmente de quem deseja divulgar a sua empresa na internet, seja uma loja de roupas ou um serviço de mudança com Fiorino.
Sendo uma estratégia de divulgação na internet, o tráfego pago nada mais é que um anúncio digital que distribui a imagem de milhares de empresas, profissionais e outras personalidades para os usuários.
Sendo assim, como se fosse um enorme outdoor dentro das redes sociais, sites e outros.
Entretanto, antes de sair à procura de empresas que realizam o tráfego pago, primeiro é preciso entender que sem uma compreensão sobre marketing digital é quase impossível ter resultados positivos com essa estratégia.
Visto que ela precisa de um bom planejamento antes de ser colocada em prática.
Assim, o mais indicado é que um plano de marketing digital seja desenvolvido antes da publicação de anúncios, isso porque esse plano possibilitará que você tenha:
Vamos supor que você tenha acabado de abrir uma empresa de internet fibra wifi premium e deseja divulgar esse novo negócio, principalmente, para as grandes empresas, que necessitam de uma internet mais potente para o desenvolvimento de suas atividades.
Assim, para que você atinja o público correto, você ou o suporte que contratou deverá aplicar uma ferramenta muito conhecida e importante do marketing digital: o desenvolvimento de personas.
Com um rascunho de quem são os seus futuros clientes, será possível criar um anúncio mais certeiro, que estará presente nas redes sociais e páginas de internet que eles consomem, despertando, dessa forma, a atenção desse público.
Para você entender melhor essa estratégia, temos como exemplo um site de móveis para escritórios. Aparentemente, não há nada que ligue esse assunto ao serviço de internet.
Entretanto, observando melhor a persona que irá consumir a internet de fibra, que são as grandes empresas, provavelmente estará presente nessa página de móveis voltados para empreendimentos.
Por isso, tenha em mente que tráfego pago nada mais é que:
Assim, com o anúncio do serviço rolando no site, as chances dessa persona clicar e ser redirecionado para o atendimento da sua empresa será enorme.
Com certeza você já deve ter se deparado com aquele anúncio no Google ou Facebook quando foi procurar por um determinado assunto.
Serviços de portaria e recepção, farmácia, cesta de café da manhã e muitos outros serviços são divulgados por meio do tráfego pago, que utiliza as mais diversas fontes, como:
E até mesmo sites de notícias, como aqueles portais de hard news, notícias publicadas por meio de texto conciso, pequeno e direto, que leva apenas as principais informações.
Tendo como principal objetivo atingir futuros consumidores, o tráfego pago também tem uma série de outros benefícios que não podem ficar de fora da sua lista na hora de escolher se investe ou não nessa estratégia digital.
A principal delas é que é possível conseguir um retorno mais rápido de como uma campanha foi aceita pelo público, o volume de pessoas atingidas e até mesmo se o valor que está sendo aplicado está correto.
Outro benefício é o alcance de pessoas, mesmo que a sua empresa seja pequena, com os anúncios ela poderá alcançar o mesmo número de possíveis consumidores quanto uma empresa média, que está há mais tempo no mercado.
O tráfego pago do mesmo modo possibilita que o empreendimento fortaleça a sua imagem no meio digital, criando uma presença que também converterá usuários em possíveis clientes.
Portanto, falando justamente sobre isso, essa estratégia realiza uma análise mais profunda sobre o seu público, entendo, assim, suas necessidades e desejos.
Por exemplo, limpeza de carpete automotivo é um serviço que você está desenvolvendo.
Entretanto, tem percebido que boa parte do seu público sente a necessidade que tarefa seja realizada de uma forma mais rápida, sem consumir muito tempo do dia a dia.
Dessa forma, com essa informação em mãos, você poderá investir em máquinas mais tecnológicas e rápidas ou até mesmo treinar a sua equipe para que o serviço seja realizado com mais agilidade.
Com isso, não há como negar que um dos maiores benefícios do tráfego pago é justamente a aquisição de informações, principalmente, nos tempos de hoje, que informação vale ouro.
Bem, agora que você já tem ideia de como funciona esse mecanismo, com certeza surge a dúvida de como escolher a melhor plataforma de tráfego pago, já que existem muitas.
Entretanto, atualmente, as duas maiores fontes são o Google Ads e o Facebook Ads, que possuem um maior alcance.
Com características próprias, apesar de desempenharem basicamente o mesmo serviço, essas plataformas estão abertas para divulgar qualquer negócio ou personalidade.
Bateria 60, roupas vintages, conserto de máquina de lavar, dentista e muitas outras coisas podem ser divulgadas no Google Ads e Facebook Ads, basta você ter a compreensão de como cada ferramenta irá dar a você o resultado que espera.
Também conhecido como uma mina de ouro para a área da publicidade, o Google Adwords, que agora é conhecido como Google Ads, é uma plataforma criada com o objetivo de programar e gerenciar anúncios online.
Divulgando o serviço ou pessoa em seus sites parceiros, como Gmail, Google Maps e outros derivados.
O Google Ads também faz uso do SERP (Search Engine Results Page), que são aqueles resultados que aparecem quando pesquisamos algo.
O motoboy para entrega de documentos, por exemplo, é um dos inúmeros anúncios que você encontrará nas páginas do Google ads.
Destaque no meio pela sua grande abrangência digital, essa plataforma também tem uma grande visibilidade por permitir uma segmentação mais precisa.
Em consequência, um anúncio mais assertivo, que irá de encontro com as personas que possuem as características identificadas no plano de marketing.
Outra característica do Google Ads é a possibilidade de trabalhar o anúncio em formatos diversos, como textos, imagens, gráficos, vídeos e até mesmo aplicativos.
Falando sobre custos, o Google Ads também se destaca por trabalhar com a cobrança que acontece com origem do CPC, ou seja, você só terá um custo se ocorrer a interação do usuário com o seu anúncio.
Além disso, por meio da plataforma também é possível ter o ROI (Retorno sobre o investimento), uma espécie de métrica em que tem como saber quais estão sendo os anúncios mais rentáveis.
Sendo a maior rede social do mundo, o Facebook também tem um grande alcance, o que leva seus anúncios, que são publicados no feed, terem uma audiência segmentada, de acordo com o que o investidor está divulgando.
Aparecendo com o subtítulo patrocinado, os posts de anúncio possuem segmentação e aspectos variados, que vai de acordo com a meta do negócio, seja apenas gerar leads ou conseguir curtidas.
Mecânico 24 horas, por exemplo, é um serviço que pode ser anunciado no Facebook ads com vários intuitos, como:
Assim como o Google Ads, o Facebook Ads também permite uma análise profunda da campanha que foi criada, uma espécie de visão 360° sobre as métricas, de forma que é possível compreender se o anúncio está atingindo seu objetivo ou não.
Em resumo, com tantos benefícios, fica difícil escolher qual plataforma de tráfego escolher. Por isso, especialistas no assunto indicam a combinação das duas ferramentas, Google Ads e Facebook Ads, pois haverá uma maior precisão na hora da criação do anúncio.
Além disso, o arranjo do que há de melhor em cada uma intensifica o seu alcance.
Porém, caso a verba esteja curta e apenas uma plataforma pode ser escolhida, o mais indicado é analisar a jornada de compra do usuário, que você já terá entendido com o desenvolvimento do plano de marketing.
Assim, se o cliente está em uma jornada de compra mais avançada, o ideal é optar pelo Google Ads. Porém, se o seu intuito é atingir o topo do funil, então o Facebook Ads faz mais sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.