As redes sociais são plataformas importantes para o planejamento de marketing de qualquer negócio, e poucos canais são tão capazes de divulgar uma empresa quanto elas.
Hoje em dia, diversas opções estão disponíveis, como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outros com os quais as pessoas se conectam para se relacionar com familiares, amigos e marcas.
Mas além das redes sociais, as empresas também precisam investir em um site institucional. O site é o endereço oficial da marca na web, e mesmo que ela utilize outras plataformas, não deve abrir mão do recurso.
Diversas redes sociais já foram criadas e eliminadas da internet, a exemplo do Orkut, que na época foi uma grande febre e que logo foi substituído pelo Facebook.
O site, por sua vez, é outro tipo de plataforma, com outras finalidades e não existe outro canal que possa substituí-lo ou cumprir suas funções, nem mesmo o blog.
Mas para que ele potencialize seus resultados, deve estar alinhado com as redes sociais. Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, você vai conhecer a importância do site e por que ele deve estar alinhado com as redes sociais.
Uma das maiores objeções dos empresários, principalmente por parte dos pequenos empreendedores, é o investimento necessário para construir um site.
Muitos não compreendem o porquê precisam pagar para ter um espaço na internet se as redes sociais são gratuitas. No entanto, a marca só vai aparecer no Google se tiver um site otimizado corretamente.
Além de ter um endereço virtual para abertura de empresa, a organização precisa de um canal institucional para aumentar seu faturamento. É assim que ele terá acesso a uma série de benefícios, como:
Ter apenas um perfil nas redes sociais como meio de publicidade não traz imagem profissional para a empresa. Qualquer pessoa pode criar um perfil para uma marca nas redes sociais, por isso, as pessoas não se sentem seguras para fechar negócio.
Embora o Facebook ofereça verificação de legitimidade, os processos são disponibilizados para perfis no mundo todo e não são rígidos o suficiente.
Por outro lado, um domínio próprio exige cadastro de informações para verificar a plataforma por meio de sites de pesquisa de domínio, portanto, garante a veracidade do canal.
Mesmo depois da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados que impede que as informações sejam usadas sem a permissão das pessoas, quando a empresa cria um perfil nas redes sociais, concorda que ela armazene seus dados.
O perfil não pertence ao negócio, mas à plataforma e só permite que o usuário administre. Desse modo, se houver alguma mudança nas regras, o perfil pode ser afetado.
Por meio das redes sociais, uma empresa de laudo pericial insalubridade e periculosidade consegue ter um bom relacionamento com seu público, mas é por meio do site que ele terá um alcance muito maior.
Esse canal serve como plataforma de relacionamento, permitindo a criação de formulários de contato, pesquisas para conhecer as necessidades do público, entre outras informações que fortalecem as estratégias digitais.
Divulgar o endereço próprio é muito mais fácil do que divulgar perfis no Instagram e no Facebook, afinal, em redes sociais são muito grandes e o negócio é só mais um em um oceano de usuários.
Quem tem o próprio domínio possui território próprio na internet, e assim como o endereço de e-mail, não existe outra igual. O site é registrado individualmente e se a empresa não fizer rapidamente, pode perder espaço para outro negócio.
Por fim, é mais fácil para o Google identificar o site particular do que conteúdos publicados nas redes sociais. De acordo com o próprio buscador, o perfil só vai aparecer em uma posição privilegiada se seguir várias estratégias de SEO.
Em outras palavras, é uma forma de conseguir tráfego orgânico sem a necessidade de pagar por isso, e se a empresa tiver que gastar para ganhar posições nas pesquisas, é melhor investir em melhorias no site.
Existem várias estratégias de marketing que podem ser usadas pelas empresas, como no caso da panfletagem, mas quando o assunto é o site institucional, é fundamental que ele esteja alinhado com as redes sociais.
As estratégias de marketing digital e divulgação podem usar os canais de maneira integrada e compartilhada, e na maioria das vezes, as redes sociais estão presentes.
A maioria dos usuários prefere fazer login em áreas restritas e cadastros, por meio de suas contas nas redes sociais. Ao alinhá-las com o site institucional, a organização consegue melhorar a experiência do visitante.
Esse login é benéfico porque a companhia consegue ter acesso a dados sociais, conhece um pouco mais sobre seu público e pode melhorar ainda mais as campanhas de marketing.
Também é possível mostrar as fotos do Instagram em tempo real no site institucional, e isso acontece por meio de um código de integração que traz para a plataforma as fotos postadas na rede social.
Para uma empresa especializada em endereço fiscal virtual, isso é vantajoso porque aumenta o engajamento com o site e o número de seguidores do perfil.
As organizações podem criar vídeos sociais que são criados e compartilhados nas redes sociais. A maior vantagem trazidas por eles é que são facilmente integrados em diferentes plataformas, incluindo o site.
As redes sociais compartilham um código de integração que inclui os materiais no canal oficial da marca, ajudando a enriquecer a plataforma e permitindo que o usuário conheça mais sobre o perfil da empresa.
Para uma escola de curso doula online, isso é importante para fortalecer a presença na internet e aumentar o número de curtidas, seguidores e interações.
Os botões que direcionamos os usuários para as redes sociais precisam estar visíveis, ao mesmo tempo em que são discretos, preferencialmente nas laterais do site, topo ou rodapé, sem competir a atenção do visitante com o conteúdo.
O proprietário pode incluir botões de compartilhamento junto aos materiais publicados, tornando mais fácil o compartilhamento por parte do usuário.
O site concentra a presença da companhia e precisa interagir de maneira harmoniosa com outras plataformas. Além de trazer mais uniformidade na mensagem, expõe a empresa de maneira profissional no universo digital.
Os consumidores transferem mais credibilidade para as organizações que possuem um site profissional na internet, e se sentem muito mais seguros para comprar dessa forma.
O alinhamento ajuda uma loja de material de construção perto de mim a aproveitar muitos outros canais, como no caso do WhatsApp. Ele ajuda a aumentar o potencial de mercado e aproxima a marca dos clientes.
As redes sociais também são vantajosas porque permitem conversar diretamente com pessoas interessadas nos produtos e serviços. Desde dúvidas simples até reclamações, tudo deve ser respondido com paciência e cordialidade.
Ao fazer isso, a marca estimula seus seguidores a visitarem o site institucional e conhecer um pouco mais sobre suas ofertas.
A dinamização de conteúdos ajuda a criar imagens, GIFs, vídeos pequenos, entre outros recursos que ajudam a apresentar o site e divulgar a marca.
Além de providenciar endereço fiscal para ecommerce, a loja virtual precisa criar seus perfis nas redes sociais para levar a plataforma de vendas a um número maior de pessoas.
Uma boa estratégia de alinhamento é compartilhar um produto que está em promoção no Facebook. No Instagram, ela pode publicar uma foto do item à venda e o link que direciona o usuário para a página de compra.
A opinião das pessoas que visitam o site é muito importante, e nas redes sociais fica ainda mais fácil saber o que as pessoas têm a dizer. Os seguidores vão comentar uma publicação ou marcar a empresa em algum post.
Ao fazer essa análise, um criador de editorial fotos vai verificar os pontos fortes e fracos de sua estratégia e alinhar ainda mais suas plataformas.
Tanto as redes sociais quanto o site institucional são muito importantes para o crescimento e a divulgação de marcas, produtos e serviços. Mas eles possuem funcionalidades e características diferentes.
O site é um canal exclusivo para a empresa, onde os usuários podem saber um pouco mais sobre as soluções que ela vende, a história da marca, se candidatar para vagas, obter informações como endereço e telefone, e assim por diante.
As redes sociais entram como canais que ajudam a compartilhar informações e aproxima o público da organização. Elas ajudam a espalhar as novidades e ainda servem como ponto de contato entre os clientes e a empresa.
Ambas precisam estar alinhadas para que o negócio alcance seus objetivos de marketing digital e conquiste um bom posicionamento na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.