Um estudo divulgado pela Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) esta semana, feito em conjunto com 132 associados que representam 90% do faturamento de mídia digital do país, apresentou as estimativas de crescimento do mercado de publicidade digital no Brasil em 2011.
De acordo com a entidade, em 2011 esse valor será de R$ 3,04 bilhões de investimento em mídias digitais, o que representará 10% do bolo publicitário brasileiro. A mídia digital fica, dessa forma, acima do meio revistas e atrás apenas dos jornais e da TV aberta.
Segundo a IAB, somente os serviços de busca e links patrocinados dos buscadores Google, Yahoo, Bing (Microsoft), Buscapé e Ask.com (que representam 95% do mercado de buscadores) são responsáveis por 50% do mercado publicitário dos meios digitais. Os outros 50% são gerados por displays (banners e publicidade online).
Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil e presidente do Google Brasil, afirma que “estar presente no ambiente digital é fundamental para qualquer negócio em qualquer área de atuação, seja de pequeno, médio ou grande porte. A internet é um caminho mais fácil e barato para crescer e “exportar” seus produtos para outros mercados e prospectar consumidores em diversas regiões. A rede torna tudo global e o IAB quer mostrar isso a todos os anunciantes, para, quem sabe, nos tornarmos o investimento de marketing mais relevante das empresas nos próximos anos”.
O crescimento da participação das mídias digitais nos faturamentos com publicidade é a prova de que os resultados estão alavancando os negócios e trazendo exposição relevante às empresas. Aos poucos, o planejamento de marketing das empresas aumenta sua parcela do orçamento para investir neste segmento, o que possibilita também o desenvolvimento de novas tecnologias e diversificação dos serviços para o meio digital.