O planejamento de marketing é um guia que ajuda a alcançar os objetivos e faz a empresa crescer. Mas não basta apenas planejar, é necessário colocar as estratégias em prática no dia a dia.
Um novo negócio tem como propósito crescer, mas muitos empreendedores notam que suas ações de marketing não trazem resultados ou o profissional encarregado de fazer o planejamento não compreende o propósito do negócio.
Para resolver essa questão, é fundamental criar um plano de marketing para direcionar as estratégias e obter resultados. Por meio de dados e análises, o recurso vai documentar os objetivos e o caminho para chegar até eles.
Mas todo esse trabalho só faz sentido se as ideias forem tiradas do papel e se transformarem em ações. É assim que a marca vai atrair mais clientes, gerar vendas e conseguir crescer.
Tanto o marketing online quanto o marketing offline precisam ser devidamente planejados e existem muitas possibilidades que podem ser colocadas em prática.
Para resolver os impasses que envolvem todo esse processo, o artigo vai mostrar a importância de fazer o planejamento com antecedência para o próximo ano e como realizá-los do jeito certo.
É comum ver empreendedores começarem seus negócios sem compreender a importância do marketing, mas quando as operações se iniciam elas enxergam a necessidade de divulgar os produtos, atrair clientes e se relacionar com as pessoas.
Diante disso, criam um perfil no Facebook, fazem cartões de visita e distribuem panfletos. Essas ações são importantes para ativar o marketing, mas para realmente obter resultados satisfatórios, é necessário que exista uma estratégia por trás.
Quando alguém procura informações no Google sobre um produto ou serviço, como revisão automotiva preço, surge a oportunidade de atrair esse consumidor. Mas isso só vai acontecer se as ideias saírem da teoria.
É muito comum ver empreendedores que possuem um planejamento, mas as estratégias não entram em ação. A equipe simplesmente coloca algumas coisas em prática, mas não sabem o propósito que vão alcançar e nem entendem o sentido das ações.
Esses exemplos são situações em que dificilmente os resultados serão efetivos e mais uma vez justificam a importância de um bom planejamento de marketing, para definir um caminho em comum que permita alcançar resultados relevantes dentro de um prazo.
Um bom marketing recebe orientação sobre os objetivos que o negócio quer perseguir, os indicadores que precisam monitorar e as estratégias que precisam ser desenvolvidas.
É assim que vai colaborar com objetivos maiores dentro da corporação. Só que é importante dizer que esse planejamento não deve envolver apenas gestores, CEOs e CMOs, na verdade, é um guia para toda a equipe.
Dentro de um fabricante de moveis planejados para banheiro de apartamento, todos entendem suas responsabilidades e como o trabalho realizado contribui para que o marketing alcance os objetivos da empresa.
O documento organiza as estratégias e alinha a equipe, além de cumprir outros propósitos importantes, como embasar as decisões por meio de dados, análises e pesquisas. Outras funções são:
O planejamento de marketing também ajuda a mapear o cenário, identificar boas oportunidades e antecipar ameaças. É fundamental para gerar resultados de curto, médio e longo prazo, tornando as estratégias mais sustentáveis.
Com base em sua importância, fica claro que o plano de marketing é muito mais do que um documento, visto que se trata de um instrumento que melhora a gestão de marketing.
Para fazer um bom planejamento de marketing com antecedência, é necessário seguir um passo a passo com etapas importantes. São elas:
Primeiro é necessário saber qual é a situação atual do negócio, olhando para sua estrutura, número de colaboradores, volume de vendas, histórico de faturamento, recursos, posicionamento atual e os objetivos relacionados à gestão.
Além de descrever o negócio, uma empresa de entrega expressa motoboy precisa fazer uma análise acerca de seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, por meio da análise SWOT.
Ela permite que o plano se adeque à realidade da organização e esteja de acordo com seu orçamento. Também é uma ferramenta indispensável para as decisões relacionadas ao planejamento estratégico, de modo que cumpra seus objetivos.
Além de entender a empresa, também é muito importante saber em qual contexto ela está inserida, e a melhor forma de fazer isso é por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o mercado.
As pesquisas quantitativas mostram dados, como quantidade de concorrentes e o contingente do público da marca. As pesquisas qualitativas, por sua vez, identificam comportamentos e hábitos dos consumidores.
Depois de analisar o mercado, um fabricante de lã de rocha deve conhecer seu público, ou seja, as características demográficas, psicográficas e comportamentais dos consumidores para poder direcionar as estratégias de marketing.
Para conhecer o público, é necessário dividir o mercado em segmentos em comum e identificar os consumidores, cujas necessidades antes podem ser atendidas pelo negócio, assim, a proposta de valor deve ser direcionada para eles.
Depois de definir o público, a companhia pode criar sua persona, aprofundando-se nos comportamentos, dores, expectativas e valores do perfil de cliente ideal.
Depois da persona, é possível traçar a jornada de compra, considerando a trajetória do cliente, desde o momento em que ele conhece a marca até a efetivação da compra, sempre com base em comportamentos, dúvidas e dores de cada etapa.
É assim que as franquias alimentação baixo investimento vão mapear os conteúdos, canais e abordagens para a jornada de compra e conversar com a persona.
Para que o planejamento de marketing seja certeiro, é necessário considerar o valor das informações. Quanto mais detalhado for o documento, menores as chances de erro, mas ele deve incluir prazos, orçamentos e atribuições bem definidas.
O cronograma é uma ferramenta muito importante para se antecipar a problemas, com isso, é essencial apresentar alternativas para diferentes cenários.
Com base nas características do público-alvo, o plano de marketing pode finalmente fazer parte das definições estratégicas, e isso começa pela definição do posicionamento para cada público.
O posicionamento de mercado é o modo como a organização quer ser percebida pelas pessoas, construindo uma imagem única, relevante e diferenciada para os consumidores.
Para fazer isso, um canil de american bully exótico deve conhecer seus concorrentes. Isso porque o posicionamento está relacionado aos atributos da companhia e seus produtos, como design, tamanho, preço e o valor da marca.
O valor da marca é nos fatores subjetivos que despertam a identificação do público, ajudam a conquistar a mente dos consumidores e influenciam as decisões de compra.
Ao criar as estratégias de marketing, o posicionamento precisa estar bem claro nos conteúdos, na identidade visual e na publicidade e outros pontos de contato entre a empresa e seus consumidores.
Pensar grande é importante porque mantém o sonho em perspectiva, além de ser uma fonte de motivação. Só que o gestor precisa ter cuidado em relação a isso para que os objetivos no plano de marketing sejam realistas.
Vale muito mais a pena conquistar aquela pessoa que está pesquisando sobre retífica de virabrequim corsa preço do que tentar atrair uma multidão de pessoas que não vai comprar nada.
O gestor precisa entender qual é o status do negócio para definir metas de acordo com sua realidade e compatíveis com suas possibilidades no momento.
A definição das estratégias faz parte das táticas do plano de marketing para que o negócio possa definir e concretizar estratégias específicas. Em outras palavras, é aqui que a empresa vai definir as ações que vão ajudá-la a alcançar seus objetivos.
Supondo que uma oficina de estética automotiva sorocaba queira gerar 2000 leads no próximo ano, vai precisar trabalhar com boas estratégias de SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, mas elas devem ser pensadas com antecedência.
Outros fatores primordiais são os 4 Ps do marketing que envolvem preço, produto, praça e promoção. Essas estratégias vão colocar o negócio no mercado e precisam estar de acordo com o posicionamento de cada público.
Para completar o planejamento de marketing, é essencial considerar os recursos e o orçamento que a organização dispõe, pois será necessário adquirir ferramentas, contratar ou treinar funcionários, investir em campanhas pagas, entre outras necessidades.
Depois, basta elaborar o plano e incluir as melhores estratégias de marketing e que vão divulgar a marca, atrair clientes e possibilitar que o negócio alcance seus objetivos e propósitos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.