As landing pages são páginas que têm como principal foco converter o visitante em lead e o lead em cliente. Também conhecidas como páginas de captura, são mais simples do que as demais e centralizam a oferta da campanha de marketing digital.
Quando uma marca investe em inbound marketing, seu principal objetivo é atrair as pessoas certas para seus canais digitais, como no caso de sites e blogs. Só que além de atrair, faz com que as pessoas consumam mais conteúdos e caminhem pelo funil.
Mas esse trajeto só vai acontecer se a empresa souber converter pessoas, e não existe estratégia de conversão melhor do que o uso de páginas de captura. Só que é necessário saber criá-las, caso contrário, a tentativa de conversão pode ser frustrante.
Captar e converter leads são processos importantes porque a relação de compra mudou muito nos últimos anos, e os consumidores podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas.
Também são constantemente bombardeados de informações, e as organizações precisam saber atraí-los com as ferramentas certas.
Neste artigo, você vai compreender o conceito de landing page, sua importância para as estratégias online e ainda aprender como construí-la.
Landing pages, também chamadas de páginas de captura, são criadas com o objetivo de converter os visitantes em leads. Também costumam ser o primeiro espaço que o usuário acessa ao visitar um site.
Para transformar os visitantes em potenciais clientes, utilizam poucos elementos e são totalmente focadas em um CTA principal, de modo a garantir a conversão desejada e evitar distrações.
Além de atrair muitos visitantes para o seu portal, uma empresa de limpeza de sofá precisa levá-los para o próximo passo, que nada mais é do que atravessar o funil de vendas, até que se tornem clientes.
Atrair muitas visitas é ótimo, mas na prática, apenas os acessos não são impactantes para as estratégias de vendas. A marca precisa criar uma página específica e que não tenha elementos que possam distrair o usuário, tais como:
Esse tipo de página conta apenas com os elementos necessários para uma ação por parte do visitante, como formulário de contato, descrição da oferta e chamada para ação (CTA).
Dentro das estratégias de marketing, a ação esperada é o preenchimento do formulário em troca de algo de valor, como no caso de e-books, infográficos, planilhas e outros tipos de conteúdo.
No entanto, também é comum ver essa página sendo usada para fazer uma oferta especial, concluir uma compra, dentre outras situações que fazem sentido para o planejamento de marketing.
A landing page é uma estratégia fundamental para captar novos leads e aumentar o número de vendas. Sua importância é explicada por meio das vantagens trazidas por ela. As principais são:
Para um fabricante de totem interativo, criar esse tipo de página é uma opção barata para gerar oportunidades. Não é fácil conseguir informações de pessoas que possam se interessar pelos produtos e serviços.
Antes da internet, as empresas precisavam gastar horas de ligações e fazer muitas entrevistas, estratégias trabalhosas e muito mais caras.
Mas ao fazer a divulgação adequada, a landing page se transforma em um motor de vendas que ajuda o negócio a alcançar suas metas mensais, trazendo todas as oportunidades necessárias e que serão trabalhadas pelos vendedores.
Dependendo da conversão do contato em determinado material ou o do tipo de informação solicitada no formulário, é possível segmentar melhor os potenciais clientes.
Supondo que a organização venda diferentes tipos de produtos e por isso tenha personas diferentes, pode distinguir suas características ao fazer as conversões pela landing page.
Uma confecção de uniforme hospitalar verde também pode saber quem está interagindo com ela com mais facilidade, principalmente se essa mesma confecção atende outros segmentos, por exemplo, confeccionando uniformes para a indústria.
Lead scoring é uma pontuação oferecida aos leads para identificar aqueles que estão mais propensos a comprar. Os pontos são oferecidos de acordo com as ações realizadas pelos potenciais clientes.
Assim sendo, se o visitante tem uma conversão em um material de fundo de funil, provavelmente estará próximo da compra, por isso os vendedores devem priorizá-lo.
Ao fazer essa pontuação, a companhia facilita o trabalho da equipe de vendas, melhora suas conversões, aproveita boas oportunidades e constrói um histórico positivo com seus contatos.
Os vendedores, por sua vez, terão acesso a informações valiosas que vão enriquecer seus argumentos e driblar as objeções.
Tudo o que as empresas de portarias inteligentes precisam para fazer isso são as ferramentas de landing pages, além de definir uma pontuação para os conteúdos que fazem sentido no funil de vendas.
Só que para aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, é muito importante saber construir essas páginas do jeito certo.
Agora que você já sabe qual é a importância das páginas de captura, chegou o momento de conhecer algumas estratégias importantes para sua criação. São elas:
As cores da landing page precisam considerar alguns aspectos importantes. É necessário usar os mesmos tons aplicados na identidade visual do negócio, no entanto, tenha em mente que o objetivo dessa página é converter.
Durante sua construção, você pode perceber que as cores usadas na identidade visual não estão funcionando. Por exemplo, o botão de chamada precisa ter uma cor que contraste com o restante, pois é assim que ele vai chamar a atenção do usuário.
Assim como uma fachada de lona iluminada é capaz de destacar o estabelecimento em sua localização, o botão da chamada também precisa se destacar dentro da página.
Se ela for, por exemplo, formada por tons de azul e branco, o ideal é que o botão seja vermelho, visto que o sentimento de frio versus quente estimula uma ação por parte do visitante.
Em relação ao tamanho ideal do formulário, não existe um padrão exclusivo, isso porque não é possível dizer quantas informações a página precisa pedir, tendo em vista que as variáveis são muitas.
A coisa mais importante a se considerar é onde o material se encontra dentro do funil. Se ele estiver voltado para os leads que estão no topo, não faz sentido pedir o telefone do visitante, pois não existe um relacionamento entre a marca e ele.
Lembre-se de avaliar a relação da oferta com o formulário, visto que se um fabricante de tecido de linho listrado estiver oferecendo algo muito valioso, também pode pedir informações mais profundas.
A confiança é outro fator fundamental, pois caso seja o primeiro contato do usuário com o negócio, possivelmente ele não vai querer preencher muitos campos. Mas para se certificar em relação a tudo isso, a melhor opção é testar.
O vídeo pode ajudar a página de captura a aumentar as conversões, uma vez que o usuário não precisa sair de onde está para procurar informações em outras páginas do site.
Esse tipo de material também torna a oferta mais interessante, tendo em vista que seu formato é visualmente valioso e se encaixa perfeitamente ao design da landing page.
Uma empresa especializada em restauração de madeiras pode fazer um vídeo mostrando como o serviço é executado, outra opção é compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos.
Algumas empresas se sentem à vontade ao oferecer muitos detalhes sobre a oferta, principalmente quando o material é fruto de trabalho intenso ou o produto oferecido para teste é muito importante para o negócio.
Mas independentemente disso, o que realmente importa na hora de construir uma página de captura é saber converter os visitantes.
Pensando nisso, a melhor coisa a se fazer é colocar apenas as informações realmente necessárias, mas isso pode variar de acordo com a oferta. Nesse sentido, o melhor a se fazer é testar, até que se alcance o mínimo ideal.
Só não se esqueça de que o relacionamento com os leads ainda está sendo construído e sua jornada de compra não chegou ao fim.
Isso quer dizer que uma empresa de reciclagem de óleos vegetais ainda tem muito a dizer, por isso, procure saber qual é a melhor forma de elaborar sua estratégia.
Captar leads é fundamental para as estratégias de marketing digital e, consequentemente, para aumentar o número de vendas.
A landing page é o recurso usado para trabalhar essa prática, mas ela precisa ser bem construída para que possa cumprir seu papel. É assim que vai reunir apenas os elementos necessários para chamar a atenção do visitante e estimular uma ação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.