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      Empreendedorismo DigitalNa internetVender pela Internet

      Leve seu negócio para o digital em 5 passos simples

      O sucesso de toda empresa está relacionado à capacidade de inovar e atualizar sua forma de produção mantendo a identidade e a qualidade. Uma das atualizações mais necessárias nos dias atuais é a entrada do empreendimento no ambiente digital.

      Todo empreendedor tem a ambição de expandir os horizontes de seus negócios, seja para apenas expandir o faturamento ou apresentar os ideais da marca para mais pessoas e atender mais clientes, para isso, o investimento no ambiente digital é fundamental. 

      A pandemia acelerou muito o processo de migração, mas antes mesmo dela, muitas empresas viram como necessidade a possibilidade de venda nos ambientes online. Assim o mercado online foi aos poucos se consolidando. 

      Antes das pessoas pensarem em migrar para o digital, empresas que nasceram na internet criaram o ecossistema online de vendas de produtos e serviços.

      Sejam eles serviços de streaming, assinatura, infoprodutos e até itens que são entregues como capa para violão folk acolchoada. 

      Apesar de nascer para empresas naturais do meio online, o comércio digital cada vez mais é a porta de entrada de empresas tradicionais que faturam mais e se adaptam aos dias atuais. 

      E não é só para vendas ou assinaturas que o ambiente digital pode se tornar útil para uma empresa. Um empreendedor no nicho de aluguel van pode utilizar esse sistema online para realizar a reserva desse serviço e até o agendamento. 

       

      Quando levar o seu negócio para o meio digital?

      Muitas questões podem levar uma empresa a iniciar investimentos no mercado digital. 

      Esse processo é buscado em situações onde a empresa está vivendo um momento positivo e quer aumentar os resultados ou em momentos onde uma assistência técnica nobreak precisa de mais clientes. 

      Quando uma empresa entra para o meio digital, ela deixa de atender apenas um público local em seu espaço físico, a depender do produto ou serviço ofertado, ele pode estar disponível em todos os cantos do mundo.

      A transformação de uma empresa para ela se adaptar ao online precisa ser completa e concreta, assim como abrir uma filial ou criar um sistema de franquia ou parcerias.

      Essa construção demanda planejamento e conhecimento do mercado para que tudo saia como planejado. 

      Ao entrar nesse novo horizonte dos mercados digitais, a empresa se depara com um novo espaço para atender novos clientes, com processos, técnicas e estratégias completamente novas para atrair mais pessoas e faturar com vendas online. 

      Empresas mais consolidadas e antigas como uma que realiza aluguel escavadeira pode se questionar se estar na internet é a melhor opção para o planejamento de crescimento. 

      Esse questionamento deve ser feito a partir do balanceamento entre recursos necessários e vantagens obtidas. 

      Uma das principais questões que fazem o investimento online ser mais procurado é que o piso de verba necessário é razoavelmente baixo, enquanto os resultados podem ser escalados.

      É comum ver por aí pessoas dizendo que trabalhar em empreendimentos digitais é muito mais barato, mas nem sempre isso é verdade, como qualquer estratégia, é preciso trabalhá-la corretamente e isso inclui a implementação de processos muito importantes.

      Durante a transição para o online existirá a necessidade de arcar com os custos de ferramentas, investir de forma assertiva em divulgação e estruturar uma base sólida e eficiente para a marca. 

      Colocando na ponta do lápis, uma empresa de arquitetura e reforma pode até precisar de investimento para migrar rumo ao digital, mas esses custos estão muito abaixo de recursos necessários para crescer fora do digital. 

      Além de ser mais barato, quando a migração acontece com correção e consistência, pode trazer grandes benefícios, para as empresas esses benefícios são o aumento do faturamento e as reduções de custo que em conjunto aumentam a margem de lucro. 

      Chega em um momento na vida institucional de qualquer empresa de sucesso que o espaço físico parece apertado para ela. 

      Em outras palavras, quando a empresa se estrutura para além de atender a demanda local, ela está pronta para entrar no meio online. 

      Em especial quando a empresa é referência em ramos técnicos como conserto microfone iPhone 7 presta um serviço de qualidade, ela pode expandir para receber pedidos online e até a partir do meio digital desenvolver outros serviços como consultorias e infoprodutos. 

      A internet tem o poder de ampliar a escala de uma empresa sem um limite definido, quando um empreendedor cria sabendo que encontrará um público com certeza, já que tem toda a internet à disposição, ele pode inovar com mais segurança.

      Uma questão que precisa ser entendida é que mesmo que sua empresa ainda não esteja no online, todo o restante do mercado e do ecossistema está. 

      Isso inclui tanto o público quanto a concorrência, por isso perder no offline é muito prejudicial para qualquer empresa. 

       

      Os passos para levar um empreendimento para o meio digital

      A grande maioria dos empreendedores já conhecem os benefícios da migração para o meio digital, se não concretamente,pelo menos no senso comum e a partir do faro empreendedor as pessoas sabem que estar na internet é importante, mas não sabem exatamente como. 

      A criação de sites e perfis, identidade visual, aumento de estoque, estudo de rede distribuidora e outras questões são pontos fundamentais.

      Mas, a partir deles surgem alguns pontos que podiam ter menos efeito no marketing em espaço físico, mas são ferramentas potentes no online. 

      • Formulação de oferta de interesse de massa; 
      • Adaptação da marca ao nicho e seu público;
      • Formulação de um modelo de negócio para o meio digital;
      • Elaboração de uma estratégia de marketing digital;
      • Por fim, a gestão de todos os elementos. 

      Durante o processo de migração ou meio físico para o digital são necessárias diversas decisões. A criação de uma oferta é uma das mais importantes, é ele que vai se tornar a pedra fundamental para a estratégia de uma empresa de tachão para estacionamento

      Na origem, vender um produto ou serviço não importa tanto, afinal esses dois meios dividem uma série de conceitos. 

      Mas, nessa etapa é necessário fazer essa divisão. Em alguns casos, empresas que vendem produtos no físico migram parcialmente para o digital com serviços e vice-versa. 

      A partir do momento que o empreendedor toma essa escolha, a indicação é que seja o mais específico, diferenciado e único. Um produto inesquecível é aquele que carrega a imagem da sua marca e uma identidade única. 

      Quanto mais definido for o produto ou serviço, mais fácil será apresentar uma oferta com alta potência de conversão e menor será a concorrência qualificada para concorrer com o seu trabalho.

      Quando você vende crachás no meio online, provavelmente irá encontrar milhares de concorrentes no seu espaço de atuação, mas quando sua proposta é de um crachá de identificação em PVC, esse número é muito melhor. 

      Se o primeiro passo incita um maior entendimento sobre o seu produto ou serviço, o segundo passo vai girar em torno de explorar qual é o seu nicho, seu público-alvo e sua persona. 

      Esses três conceitos semelhantes mas com diferenças importantes vão ser fundamentais para conhecer quem são seus clientes, quais são seus interesses, o que eles consomem, quando, onde, como e outras questões essenciais para estratégias de marketing. 

      A questão é que a internet é um mercado gigantesco e tentar vender para todo mundo seria como abraçar o mundo, o foco aqui se torna essencial. Quanto mais específico for um produto, mais ele ganha valor ao valorizar seu público-alvo. 

      A partir do momento que uma marca conhece quem é o seu público, fica mais simples de interagir com ele, seja por que você sabe onde eles estão, seus costumes e até a linguagem necessária para se destacar perante o cliente ideal. 

       

      Considerações finais

      Portanto, definir um modelo de negócio também é uma etapa muito importante porque é a partir dele que se toma a maior parte das decisões. 

      Com o tempo, o ecossistema digital evoluiu bastante e gerou novos modelos que podem ser aplicados em diversos nichos. 

      Para essa definição é necessário compreender qual se adapta melhor ao perfil da empresa e do empreendedor. 

      É impossível falar de marketing digital de forma desassociada do marketing digital, já foram citados conceitos como nicho, persona e segmentação, mas é necessário um mergulho mais profundo nesse tema. 

      O marketing digital é o braço de divulgação de um empreendimento no meio digital, seja com redes sociais, estratégias de SEO e tráfego pago. 

      O trabalho do empreendedor não acaba na estruturação desses processos. A partir daí começa a etapa de gestão. Gerir recursos corretamente é fundamental no meio online, com mais informações em tempo real, é possível gerar resultados muito rapidamente. 

       

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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